Fernando Pimenta, canoísta do Benfica, alcançou a medalha de Bronze no Campeonato do Mundo de Canoagem, que decorre em Szeged, na Hungria. Com o 3.º lugar nesta prova, o português conseguiu o apuramento para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
O benfiquista arrancou bem, liderou grande parte da prova, sempre com uma boa cadência, porém, nos últimos metros, apoiado pelo povo húngaro, Balint Kopasz passou para a frente e conquistou o Ouro. Ainda assim, Fernando Pimenta completou a distância em 3:37.63.
À RTP, Fernando Pimenta analisou a prestação na final A em K1 1000 metros, que redundou na conquista da medalha de Bronze e no consequente apuramento para os Jogos Olímpicos de 2020.
“Esta medalha é muito especial, tem um sabor a Tóquio 2020. Carimbei o passaporte e isso era o mais importante. O nível da canoagem está muito alto. Foi uma prova superdisputada, tive boas sensações”, considerou.
O canoísta do Benfica Fernando Pimenta conquistou mais uma medalha para Portugal no Campeonato do Mundo de Velocidade, que decorre em Szeged, na Hungria. Depois do Bronze em K1 1000 metros, o benfiquista juntou outro Bronze em K1 5000 metros.
O benfiquista arrancou bem e esteve vários metros no grupo da liderança. Apesar do ataque do bielorrusso Aleh Yurenia – vencedor nesta especialidade – e do germânico Max Hoff, Fernando Pimenta manteve-se sempre entre o grupo de canoístas que lutava pelas medalhas.
Nos últimos metros, o português atacou, distanciou-se dos mais diretos opositores e logrou o 3.º lugar e medalha de Bronze em K1 5000 metros, com o tempo de 20:19.94. Esta foi a segunda medalha de Bronze de Fernando Pimenta no Mundial de Velocidade.
O dia para os portugueses começou ao final da manhã, com a final A em K4 500 metros. Os benfiquistas João Ribeiro e Messias Baptista, bem como os canoístas Emanuel Silva e David Varela, acalentavam as esperanças lusas de mais uma medalha no Mundial de Velocidade.
Porém, o quarteto não foi além de um 6.º lugar, terminando a final da especialidade em 1:21.1
https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2019/08/25/canoagem-mundial-velocidade-fernando-pimenta-final-k1-5000-metros-benfica