A turma orientada por Renato Paiva continua em preparação para a época que se aproxima. Energia, potência e intensidade não faltaram no arranque da terceira semana de trabalhos e Jan Schimpchen, preparador físico da equipa B, explicou as bases gerais dos testes físicos realizados.
"Fizemos três testes diferentes hoje: dois no ginásio e um no relvado. No ginásio fizemos dois testes de força, um para o tronco, onde procurámos o número máximo de elevações dos jogadores e o segundo foi direcionado para as pernas com um teste de explosão e força. O terceiro teste foi de endurance, onde queríamos ver a condição aeróbica dos jogadores", afirmou.
Após a pausa para férias, os testes físicos tornam-se numa ferramenta importante nesta altura porque ajudam a delinear os planos individuais de treino dos jogadores.
Dia 15 de julho - Testes físicos
"Serve para comparar os jogadores, para medirmos a força ou características técnicas entre eles, mas também para podermos individualizar o treino dos atletas. Se virmos que são muito fracos no tronco, é óbvio que no futuro terão de trabalhar mais no ginásio, ou, se virmos que precisam de mais trabalho no relvado então será aí que mais vai incidir o nosso foco", exemplificou.
"O objetivo principal dos testes é ver como eles estão agora, tomar decisões de como vão treinar nas próximas semanas e eventualmente repetirmos as baterias de testes para ver a progressão", finalizou.
Os trabalhos prosseguem nos próximos dias...
Texto: Diogo Nascimento
https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2019/07/15/futebol-equipa-b-pre-epoca-declaracoes-jan-schimpchen-preparador-fisico