Fonte
www.record.pt
João Manuel Pinto atingiu, finalmente, a primeira internacionalização A da carreira. O subcapitão do Benfica, de 29 anos, actuou na segunda parte da partida de anteontem, com a Inglaterra, cumprindo assim um objectivo que há muito perseguia.
"Senti-me muito feliz, pois concretizei uma meta na minha carreira. Estou bastante orgulhoso", começa por referir o defesa-central, que, apesar de ter sido uma presença habitual nos sub-21 da sua geração, nunca conseguira actuar pelos consagrados.
O jogador mostra-se grato ao Benfica e, sem falsas modéstias, sublinha ter algum mérito próprio, mas acaba por culpabilizar o FC Porto por uma fase de apagamento da vida profissional.
"Houve uma mancha na minha carreira, que foi a fase final da passagem pelo FC Porto. Esse período coincidiu com dois anos de fase de apuramento para o último Mundial. Face ao que se passou, não havia qualquer esperança numa chamada à selecção. Consegui, no entanto, sair para uma equipa com condições para me projectar. Não pensei duas vezes. Agarrei um lugar no Benfica, um dos melhores clubes do Mundo, e as pessoas estiveram atentas e chamaram-me", frisa o central dos encarnados.
"Houve coisas tristes ao longo da minha carreira. Lutei contra muita gente. Agora, estou agradecido ao Benfica, mas também ao meu trabalho. Acreditei em mim e tudo correu de feição. A época iniciou-se da melhor maneira e consegui jogar pela selecção, logo frente à Inglaterra, que é uma das mais prestigiadas equipas a nível mundial", acrescenta.
João Manuel Pinto mostra-se igualmente satisfeito com a forma como decorreu a partida de Birmingham. "Apesar de já ter alguma experiência, entrei em campo com algum nervosismo. Mas fiquei satisfeito comigo mesmo, até porque conseguimos empatar o jogo. Espero que esta tenha sido a primeira de muitas chamadas à selecção nacional, até porque não é qualquer um que a representa."
«Plantel está bem construído»
Há quatro anos que o Benfica não fornecia quatro jogadores à selecção A. João Manuel Pinto considera que a chamada simultânea de Petit, Simão, Nuno Gomes e dele próprio espelha fielmente o bom trabalho que está a ser realizado na Luz.
"É o fruto do trabalho das pessoas que construíram este plantel. Há grande qualidade no Benfica, o que comprova que as coisas estão a correr muito bem neste início de época", diz o defesa, elogiando os responsáveis do clube.
«Camisolas não vencem Moreirense»
Concretizada a primeira internacionalização pela equipa principal das quinas, João Manuel Pinto pensa já no próximo compromisso, a ter lugar sábado, em Braga, frente ao Moreirense. O subcapitão do Benfica realça as dificuldades que a equipa vai encontrar. "Há que ter muito respeito pelo Moreirense. Não conseguiremos vencer só por termos camisolas vermelhas. Reforçámo-nos bem, mas temos de trabalhar muito para atingirmos os nossos objectivos. Não vai ser nada fácil", salienta o central.