João Manteigas "É muito cedo para o Sporting antecipar castigos para o Benfica"

Fonte
rr

O Sporting chegou a ponderar invocar o artigo 94º do Regulamento Disciplinar da Liga de Clubes, na sequência do adiamento do "derby" com o Benfica, devido à ausência de condições de segurança, no Estádio da Luz.

O referido artigo prevê a punição com derrota para o clube visitado quando um jogo oficial não se efectuar em virtude do estádio não se encontrar em condições regulamentares por facto imputável ao clube.

Certo é que, de acordo com João Manteigas, a tomada de posição dos leões é precipitada. O especialista em Direito do Desporto considera que não faz sentido invocar a lei sem saber se os pré-requisitos para a realização do jogo estão ou não reunidos. Ora, só terça-feira, a partir das 20h15 e perante um cenário real de impossibilidade de realização do jogo por culpa do Benfica, os leões poderiam invocar o tal artigo 94º.

"O Sporting parece ter algum receio em relação à segurança do Estádio da Luz, no jogo de amanhã, mas parece-me cedo demais para antecipar uma sanção disciplinar ao Benfica. Amanhã é que se verificará se as condições estão normalizadas, ou não. Neste momento, não se justifica evocar o artigo 94º", começa por dizer o jurista, a Bola Branca.

João Manteigas considera legítima a pretensão do Sporting da realização de uma vistoria por parte de uma entidade independente, embora lhe custe a entender por que motivo o clube de Alvalade não reconhece idoneidade à empresa privada Martifer - responsável pelo isolamento da cobertura da Luz e que efectuou a reparação na mesma - para garantir a total segurança da estrutura.

"O Sporting concordou, com todas as entidades, fazer uma vistoria à zona afectada pelo temporal. Mas o Benfica tem um contrato com a Martifer e é esta a empresa que tem de fazer a vistoria necessária e regularizar a situação, embora com o devido acompanhamento da Liga e da Protecção Civil. É até normal que o Sporting exija uma vistoria adicional, mas parece estar a colocar em causa a idoneidade da Martifer, o que não concordo", conclui o especialista.

O Benfica-Sporting, remarcado para as 20h15 desta terça-feira, terá arbitragem do madeirense Marco Ferreira. A abertura das portas da Luz está aprazada para as 18h15.