Fonte
www.ojogo.pt
Darko Kovacevic é um dos nomes que a SAD do Benfica pondera contratar em Dezembro, mas segundo o apurado por O JOGO, dificilmente o emblema da Luz terá condições para concretizar o interesse pelo dianteiro da Lazio. O elevado salário auferido pelo internacional jugoslavo traduz uma das grandes dificuldades na perspectiva dos dirigentes benfiquistas, que além disso enfrentam a séria concorrência da Real Sociedad. Conforme o próprio futebolista já admitiu há 48 horas, o seu maior desejo passa por cair nos braços do clube basco, ao serviço do qual se cotou como um especialista nos golos durante as três temporadas cumpridas em San Sebastian. A Real não deseja menos voltar a contar com o nº9 que em Itália, fosse ao serviço da Juventus (antepenúltima e penúltima épocas), seja agora com a camisola da Lazio, jamais conseguiu repetir os índices de aproveitamento protagonizados na I Liga de Espanha.
Assim, tudo se encaminha para o regresso de Kovacevic ao país basco, tanto mais que o companheiro de Fernando Couto na capital italiana é um dos jogadores que o conselho de administração liderado por Sergio Cragnotti deseja ver sair... a título definitivo. Uma vez que o preço do passe de Kovacevic se aproxima dos dois milhões de contos, também nesse contexto as possibilidades do Benfica diminuem consideravelmente. Através do empresário José Veiga, que tem relações privilegiadas com os responsáveis máximos pelo futebol da Lazio, o Benfica fez uma abordagem no sentido de aferir a disponibilidade dos romanos para... emprestarem o jogador. Sem poder negocial à altura de uma operação deste género, os dirigentes "encarnados" sabem que só uma cedência temporária poderá viabilizar os serviços dos jogadores-alvos, nomeadamente o tal ponta-de-lança cabeceador que há muito se procura no Estádio da Luz. Kovacevic é uma possibilidade... remota, neste momento nada mais do que isso.
Sobre este assunto, o porta-voz da Direcção do Benfica foi, aliás, lacónico. "É bem provável que o Benfica reforce os seus quadros durante o mês de Dezembro apesar do actual quadro de jogadores nos dar totais garantias", limitou-se a dizer ontem João Malheiro.
Brilho ao lado de Sá Pinto
Kovacevic teve uma passagem fulgurante por Espanha, tendo demonstrado todas as suas qualidades como homem de área ao serviço da Real Sociedad. As prestações do ponta-de-lança jugoslavo foram sempre muito elogiadas, tendo formado com... Sá Pinto uma das melhores duplas da liga espanhola. Com a saída de ambos, a Real Sociedad tem revelado muitas dificuldades para se manter na I Liga...
Salário elevado mesmo para Espanha
Do brilho na Real Sociedad à semiobscuridade por que passa na Lázio, Kovacevic passou ainda pela Juventus. O percurso futebolístico deste ponta-de-lança está, obviamente, ligado aos golos que marcou em Espanha e que o catapultaram para um patamar salarial elevadíssimo, o mesmo que neste momento será pouco compatível com a realidade portuguesa. O próprio atleta assumiu, aliás, o desejo de regressar a San Sebastian (ver peça à parte), mas questionou a capacidade do emblema espanhol de suportar o... vencimento que aufere actualmente.
Kovacevic: "Gostaria de voltar à Real Sociedad"
Kovacevic assume que não está particularmente agradado com o facto de ser pouco utilizado na Lázio, tendo-o manifestado publicamente, em declarações ao diário desportivo espanhol "Marca". "Gosto muito de estar na Lázio, mas não tenho jogado muito e a direcção pretende vender o meu passe", começou por afirmar o atleta.
Nesta altura, a Real Sociedad, clube no qual o ponta-de-lança brilhou durante três temporadas, surge como destino provável do jugoslavo. Um cenário que o atleta gostaria que se concretizasse, apesar de estar consciente das dificuldades do emblema espanhol para suportar a sua aquisição. "Estou disposto a ajudar os dois clubes a chegarem a um acordo para eu regressar a San Sebastian. Gostaria muito de voltar à Real Sociedad, onde passei os melhores anos da minha carreira. Se me chamassem, iria logo a correr negociar, mas creio que as maiores dificuldades estariam nos valores do meu contrato, que são muito elevados. Não sou um 'pesetero', mas tenho uma cláusula de rescisão muito alta", afirmou o atleta.
Os golos apontados em Espanha são ainda recordados por Kovacevic, que não se cansa de elogiar as qualidades do clube que serviu, ao lado de Sá Pinto. "Ficava encantado se pudesse voltar a San Sebastian, que foi o melhor sítio onde joguei futebol. Tenho lá grandes amigos e é uma cidade que sempre me recebe muito bem. Aqui (em Roma) estou bem, mas não jogo. Tenho à minha frente o Crespo e o Inzagui e no domingo passado, em Udine, estive no banco com o 'piolho' (Cláudio Lopez), o Mendieta e o Fiore. O que é que acham?..."