"Acima de tudo, estava a ser bastante positivo" – é com esta afirmação que Luís Martins, treinador da equipa de Juvenis B do Benfica, faz o balanço da temporada 2019/20, que teve de ser cancelada devido à pandemia que o País atravessa.
Balanço da época
"O balanço, acima de tudo, mais do que o resultado, estava a ser bastante positivo. Esta era uma geração onde tinham entrado vários jogadores novos, de diferentes locais do País, onde tivemos a oportunidade de competir logo desde cedo em torneios internacionais, que foram ótimas experiências, principalmente para os novos jogadores que ficaram a saber o que é treinar, jogar e competir ao mais alto nível no Benfica. Foi uma primeira fotografia que conseguimos tirar de todos eles, e foi aí que traçámos os objetivos que temos até hoje, tanto a nível individual, como coletivo, e foi notória a evolução deles, o que levava a que tivéssemos expectativas muito positivas para o que viesse daqui para a frente. Vínhamos de um conjunto de jogos a competir com um nível bastante bom, a fazer muitos golos, e tínhamos os jogos mais competitivos naquele momento em que foi feita a interrupção."
Adversários difíceis
"Recordando o Torreense, foi um jogo muito difícil, onde era preciso dar uma resposta positiva para uma equipa que aspirava subir de Divisão. Eram mais altos, mais fortes e mais rápidos que nós, fisicamente era um adversário difícil, num campo difícil também. Depois, vinha o Sporting, e queríamos ter uma resposta ainda mais competente do que aquela que conseguimos dar em Alcochete."
O foco na vertente escolar
"Ninguém gosta de parar de fazer o que mais gosta e, numa primeira fase, quando não sabíamos até quando iríamos estar parados, sem competir, aquilo que desenhámos, Clube e em particular os Sub-16, foi um plano físico, de manutenção de capacidades motoras, que nos permitisse que assim que a situação voltasse à normalidade, os nossos atletas estivessem o mais aptos possíveis para continuarem a fazer face a um campeonato. Depois, numa segunda fase, há cerca de duas semanas quando a Associação de Futebol de Lisboa decidiu seguir o caminho da FPF, cancelando o Campeonato Distrital de Sub-17, acabámos por focar as nossas atenções noutras questões, nomeadamente a escola e, neste sentido, redefinimos o nosso plano."
Ano atípico
"O ano passado quando entrei, em janeiro, não iniciei a época com aquela equipa, mas fizemos um percurso bastante positivo. Agora que iniciei uma época desportiva acabo por não a conseguir concretizar devido a esta pandemia. É um facto curioso, mas uma experiência muito boa que me tem dado oportunidade de crescer todos os dias."
Texto: Márcia Dores
https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2020/05/09/futebol-formacao-juvenis-b-benfica-treinador-luis-martins-balanco-epoca