Fonte
Anderson Luís da Silva, Luisão na arte do futebol, prepara-se para ultrapassar Toni, histórico jogador e treinador do Benfica, na lista dos mais utilizados de sempre nos encarnados. O brasileiro de 32 anos chegou aos 391 jogos de águia ao peito, na sexta-feira, dia 21, com o V. Setúbal, colando-se a Toni no 12.º lugar. O antigo avançado Nuno Gomes está, agora, a sete passos do capitão das águias.
Esta temporada já assinalou um feito histórico para o defesa-central. Na 11.ª época consecutiva nos encarnados, Luisão deixou o seu nome gravado como o jogador que mais vezes representou clubes portugueses nas competições europeias. As seis participações na fase de grupos da Champions deixaram-no com 99 jogos nas provas da UEFA, mais um do que o antigo guarda-redes Vítor Baía e nove do que o antigo central Jorge Costa, ambos ao serviço do FC Porto. No Benfica, está muito distante, por exemplo, de Veloso (77 jogos) e Eusébio e Nené (ambos com 75). Também é o jogador com mais triunfos europeus nas águias (46), à frente de Veloso (41) e Eusébio (37).
Em Setúbal, Luisão foi um dos melhores da equipa, provando que está aí para durar. Chegou à Luz em 2003, proveniente do Cruzeiro, e tem contrato até 2016 - é difícil antecipar se continuará no Benfica mais duas épocas e meia, mas não está assim tão longe do rei Eusébio (Luisão tem menos 49 jogos). Nesta escalada, o brasileiro prepara-se para subir mais degraus e ultrapassar Nuno Gomes. Se Jesus não fizer poupanças, no domingo, com o Nacional, na Madeira, para a Taça da Liga, então Luisão descola de Toni.
Se em número de jogos Luisão igualou Toni, em número de troféus está bem longe. O brasileiro só ganhou dois campeonatos, uma Taça de Portugal, uma Supertaça e quatro Taças da Liga. Já Toni, só enquanto jogador, foi oito vezes campeão em 12 épocas, além de ter ainda no palmarés três Taças de Portugal e uma Supertaça. «São outros tempos», disse, diplomaticamente, Toni, em conversa com A BOLA.
About player