Fonte
RECORD
A titularidade na baliza do Benfica aos 20 anos não constituiu surpresa para Moreira, que ontem, à partida para a República Dominicana, onde vai passar um período de férias, disse que o estatuto adquirido já fazia parte dos seus objectivos. A partir de agora e segundo refere o próprio guardião, "é preciso trabalhar para ser cada vez melhor".
O acesso à condição de titular depois da anunciada saída de Enke foi mesmo um facto "normal", assume Moreira. "Tratou-se do culminar de um trabalho que sempre realizei. Sempre quis jogar no Benfica e já o consegui. Agora interessa-me fazer tudo para manter o estatuto. Tenho prazos bem estabelecidos para atingir determinados objectivos, os quais não vou divulgar e a titularidade no Benfica na temporada transacta estava no meu horizonte", sublinha o guardião sem problemas.
Na próxima temporada, o jovem guarda-redes benfiquista deverá ter a concorrência de Nuno Santos – esteve emprestado ao Beira-Mar – e Yannick. Determinado, Moreira reconhece valor a ambos, mas frisa que está, acima de tudo, preocupado consigo próprio. "O Nuno Santos é um bom guarda-redes, assim como o Yannick. Além disso, todos os jogadores que representam o Benfica têm de ser bons. De qualquer forma, é sempre bom ter concorrência, porque isso permite e obriga a trabalhar mais no dia-a-dia. Quero manter a titularidade e preocupo-me apenas comigo próprio para ser cada vez melhor."
Para concretizar a sua meta, ou seja, para continuar a defender a baliza encarnada, Moreira considera que "as férias que vão agora começar revelar-se-ão benéficas para recarregar baterias depois de uma época que acabou por ser desgastante". A intenção é manter o número um, mas não dá o facto como consumado. "Vou descansar com a sensação de que trabalhei bem, mas consciente de que tenho de continuar a manter a mesma atitude."
Renovação é assunto tabu
Assunto sobre o qual Moreira não pretende falar prende-se com a renovação contratual e consequente melhoria de condições. "Não quero comentar esse assunto", refere o guardião logo que questionado sobre o tema.
Recorde-se que no decorrer da semana transacta, Moreira esteve reunido com Luís Filipe Vieira com quem voltou a negociar a revisão do seu actual vínculo com o Benfica.
«Seria óptimo estar no Euro-2004»
O jovem guarda-redes do Benfica não esconde a sua ambição quando se fala na sua carreira. Depois de ter conseguido a titularidade na baliza dos encarnados, Moreira esteve de prevenção para o Campeonato do Mundo que já decorre na Coreia e no Japão e não esconde que o Euro-2004 pode ser uma das metas a atingir num futuro próximo.
"Fiquei extremamente orgulhoso pelo facto de ter estado de prevenção com vista ao Mundial. Caso tivesse ido, teria sido a concretização de um sonho. Tenho as minhas metas traçadas e, apesar de ser prematuro estar a falar de hipóteses, seria óptimo representar Portugal no Campeonato da Europa que vai realizar-se em 2004."