Fonte
http://www.slbenfica.pt/Info/Futebol/Noticias/noticiasfutebol_futanalisemoreira_150404_17562.asp
Ainda só tem 22 anos mas já é um dos jogadores do actual plantel com mais jogos com a camisola do Benfica. Quase a completar a sua quinta época no Clube, José Moreira adquiriu um estatuto de imprescindível e é mesmo o único totalista na Superliga.
Quando chegou ao Benfica em 1999, com apenas 17 anos, Moreira já era considerado um dos guarda-redes mais promissores do futebol português, até porque era internacional. Tendo lugar cativo na baliza da equipa de Juniores, pela qual se sagrou campeão nacional em 99/00, Moreira teve a oportunidade de fazer parte da formação principal (devido a lesão de Nuno Santos e impedimentos burocráticos de Bossio), ocupando o posto de suplente em várias partidas do Campeonato Nacional.
O jovem guardião portuense (foi formado nas escolas do Salgueiros) seguiu a sua integração no Benfica, passando a actuar na Equipa B, com breves passagens pelos Seniores. A sua afirmação começou, de facto, na temporada 2001/2002, tendo actuado em dez partidas nas quais sofreu sete golos. A estreia ocorreu no Estádio da Luz, a 26 de Novembro de 99, frente ao Vitória de Guimarães, tendo entrado para substituir Robert Enke.
Os 19 anos que tinha à data desse jogo, colocam-no entre os mais jovens a estrear-se com a camisola do nosso Clube, nomeadamente na posição de guarda-redes. Este facto não lhe causou qualquer dificuldade, uma vez que, a partir da época 02/03 «agarrou» a titularidade. Na temporada transacta efectuou 31 jogos e sofreu 26 golos, sendo um dos menos batidos da prova.
A recente renovação de contrato até 2010 vem na melhor altura da sua carreira, visto ser, neste momento, o jogador mais utilizado do plantel e único totalista na Superliga. Até agora jogou todos os minutos das 30 jornadas, sofrendo 27 golos. Foi mesmo esta época que conseguiu a melhor série de jogos sem sofrer golos, entre a 12.ª e 15.ª jornadas. Foi também este ano que realizou uma das melhores exibições de sempre, no jogo da 2.ª mão da 3.ª eliminatória da Taça UEFA, frente ao Rosenborg.
Curiosamente, apenas nesta 5.ª época no Benfica conseguiu participar noutra competição que não o Campeonato. Pela primeira vez jogou na Taça de Portugal (frente a Nacional e Belenenses), na Taça UEFA (La Louviére, Molde, Rosenborg e Inter de Milão) e Liga dos Campeões (Lázio de Roma).
A qualidade e segurança das suas exibições têm-lhe valido constantes chamadas às selecções nacionais, onde no total já conta com 75 internacionalizações. De jovem promessa passou, rapidamente, a certeza, sendo também certo que ficará no Benfica por mais seis anos.
Os números de Moreira:
Jogos no Campeonato Nacional: 71 (10 em 01/02; 31 em 02/03 e 30 em 03/04)
Golos sofridos: 60 (7 em 01/02; 26 em 02/03 e 27 em 03/04)
Jogos nas competições europeias: 10 (8 na Taça UEFA e 2 na Liga dos Campeões)
Golos Sofridos: 12 (8 na Taça UEFA e 4 na Liga dos Campeões)
Jogos na Taça de Portugal: 2 (Nacional da Madeira e Belenenses)
Golos Sofridos: 2 (um em cada jogo)
Internacionalizações: 75 (26 nos Juvenis, 18 nos Juniores, 29 nos Sub-21 e 2 na Selecção B)