Nemanja Matic: quem é o novo reforço do Benfica?

Submetida por nspumpkin em
Fonte

Contratado pelo Chelsea com 20 anos, está agora avaliado em dois milhões de euros

Pé esquerdo de alguma habilidade, na base de quase dois metros de altura. Nemanja Matic é um trinco difícil de encontrar: canhoto, forte fisicamente, assume-se sobretudo como um pivot defensivo, que gosta de receber a bola no pé e iniciar a saída para o ataque. Geralmente fá-lo sempre em passes curtos.

Quem o vê jogar lembra-se de Redondo... ou Kazmierczak. Ou nenhum deles. Mas o futebol de Matic tem semelhanças com ambos. No mínimo por somar força física com capacidade de passe. De resto o novo reforço encarnado gosta, como eles, de subir no terreno e surgir sobre as alas a criar desequilíbrios.

Apesar de medir 1.94 metros, que lhe permitem ser uma mais-valia nas bolas paradas, Matic não é um finalizador. Em dezoito jogos na liga holandesa, marcou apenas um golo. Por vezes arrisca as bolas paradas, mas também aí não é um especialista. É acima de tudo um médio de construção com grande sentido posicional.

A estreia profissional com 16 anos...

Internacional sérvio, aos 22 anos soma apenas duas presenças na selecção principal. Pelos sub-21 fez onze jogos, participou até no Europeu da categoria, de onde regressou lesionado. O que complicou o início de aventura no Chelsea. Antes disso, porém, Matic estreou-se no futebol profissional com apenas 16 anos.

Fê-lo no modesto Kolubara, onde esteve apenas um ano. Depois transferiu-se para o Kosice, da primeira divisão eslovaca. Ele que é um sérvio de origem eslovaca. Foi aí que deu nas vistas. Em dois anos fez 67 jogos e marcou quatro golos. O Chelsea contratou-o quando tinha 20 anos a troco de 1,5 milhões de euros.

Chegou a Londres lesionado, ele que se lesionou no primeiro jogo do Euro 2009 de sub-21 (partiu um dedo após um choque com Giovinco e teve de ser operado), pelo teve um ano para esquecer em Londres . Realizou apenas dois jogos na liga inglesa, ambos como suplente utilizado, mais um na Taça de Inglaterra.

... e o reencontro da felicidade na Holanda

Curiosamente o Chelsea venceu sempre, com um total de 17 golos marcados nesses três jogos e zero sofridos. Após o final da época foi emprestado ao Vitesse. Onde ainda joga. Chegou à Holanda e de pronto ganhou um lugar. Desde a quarta jornada jogou sempre, num total de 18 encontros, dos quais só num não foi titular.

Também por estar cedido ao Vitesse até final da época, não pode viajar de imediato para o Benfica. Pelo que só é reforço na próxima temporada. A partir de então, sim, torna-se mais uma opção para a posição de Javi Garcia. Como ponto de referência, diga-se que o Transfermarkt avalia o passe do sérvio em dois milhões de euros.