Fonte
www.record.pt
"Nuno Gomes pode ficar livre em Agosto. É essa a nova esperança do Benfica que, para o contratar, precisa que a Fiorentina saia de cena. E isso pode suceder caso o clube italiano não pague os cerca de 20 milhões de euros que tem em atraso para com os seus futebolistas profissionais a tempo de se inscrever na Liga italiana. O relógio não pára e o prazo termina a 31 de Julho. Para Nuno Gomes, todos os cenários são bons: se a Fiorentina não se inscrever e abrir falência, vai ter que esperar mais para receber, mas fica livre para escolher o seu futuro; se o clube pagar, recebe já os mais de dois milhões de euros que tem em salários atrasados. E não é líquido que, mesmo nesse caso, continue em Florença, pois o seu salário (500 mil euros anuais) é considerado demasiado alto para a Série B italiana e o clube quererá na mesma vendê-lo para outras paragens.
O encontro mantido ontem, em Roma, entre o jogador, o seu representante, José Veiga, e Giovanni Galli, director desportivo da Fiorentina, resultou em novo impasse. Nuno Gomes ainda não aceitou nenhuma das propostas bem vistas pelo clube italiano para a sua cedência e, em resultado desse desencontro de posições, apresentar-se-á na segunda-feira no estágio do clube para iniciar os trabalhos de pré-época. Serão quase quinze dias de espera enquanto atravessa um túnel, no fundo do qual pode estar a Luz. É que só numa situação em que a liberdade de escolha do jogador seja total é que o Benfica pode almejar contratá-lo. O Benfica é a opção do coração, apenas dificultada pela situação financeira que se vive na Luz. Se o problema salarial até pode ser resolvido com cedências de parte a parte, a necessidade de compra do passe pode ser um obstáculo inultrapassável.
É que a Fiorentina tentará a todo o custo encontrar um comprador que lhe adiante os 13 milhões de euros em que está avaliado o jogador, que só por si quase resolviam os problemas do clube. O problema é que, propostas de compra, a Florença só chegou uma: do Galatasaray. Que o jogador recusou liminarmente. O Birmingham quer o jogador por empréstimo, mas Nuno Gomes não vai na conversa: quer um clube com aspirações a ganhar a Liga em que participa. Ou, pelo menos, um clube onde não corra o risco de cair de novo na situação em que se encontra a Fiorentina. Nos últimos dias, tem-se especulado em torno de uma proposta do West Ham – hipótese que o jogador já encararia com alguma seriedade –, mas a verdade é que nada chegou ainda a Florença. E o tempo vai-se esgotando."