Fonte
www.maisfutebol.iol.pt
Compromisso com a Câmara considerado válido
Benfica: Vilarinho garante que as obras não vão parar
Manuel Vilarinho, presidente do Benfica, compareceu esta terça-feira, por volta das 22 horas, na sala de imprensa do Estádio da Luz a fim de garantir que as obras de construção do novo estádio não vão parar. Isto apesar da controvérsia em torno de um alegado apoio prometido por João Soares, que Santana Lopes, actual presidente da Câmara Municipal de Lisboa, nega lhe ter sido confirmado pelo antecessor. Em causa estão 12,5 milhões de euros e o aumento da volumetria de construção. Ao lado de Vilarinho, sentou-se Diogo Vaz Guedes, presidente do conselho de administração da Somague.
Entretanto, o vice-presidente Mário Dias vai encontrar-se esta quarta-feira com a vereadora da Câmara que detém o pelouro do urbanismo para analisar a situação. Santana Lopes já garantiu que nenhuma decisão será tomada esta semana.
Comunicado:
«O Sport Lisboa e Benfica entendeu e continua a entender como relevantes e vinculativos os três compromissos assumidos pelo anterior Presidente da Câmara Municipal de Lisboa em reunião realizada em 27 Setembro, em que estiveram presentes por parte da autarquia, além do então Presidente da Câmara sr. dr. João Soares, o dr. Tomás Vasques, seu chefe de gabinete, e por parte do Sport Lisboa e Benfica o Presidente da direcção, os vice-presidentes Manuel Tinoco Faria e Mário Dias, e, por parte da Benfica Estádio, o então indigitado presidente do seu conselho de administração, sr. Luís Filipe Vieira e, por parte da Somague, empreiteiro escolhido para a obra, o presidente do seu conselho de administração, dr. Diogo Vaz Guedes e dois outros administradores, e, ainda dois representantes da Euroárea.
Os contornos e o conteúdo desses compromissos são conhecidos, foram oportunamente revelados, e dispensam, agora, nova referência.
Foi com surpresa e com preocupação que a direcção do Sport Lisboa e Benfica e o conselho de administração da Benfica Estádio receberam da parte do actual Presidente da Câmara Municipal de Lisboa a informação de que o seu antecessor, apenas lhe confirmara a assunção de um dos três referidos compromissos.
Ao Sport Lisboa e Benfica cabe assim reiterar a existência desses compromissos, alías oportunamente revelados e não infirmados, passíveis, se necessário, de adequada comprovação.
O Sport Lisboa e Benfica e a Somague consideraram e continuam a considerar que a Câmara Municipal de Lisboa é uma pessoa de bem, valoração que estendem a quem for seu Presidente.
Assim, necessariamente entenderam, como continuam a entender, que a natureza, os contornos e o conteúdo de cada um dos compromissos assumidos pelo então Presidente da Câmara eram, como são suficientes, para fundar as decisões de iniciar a obra de construção do novo Estádio da Luz, pois, como é normal em compromissos assumidos por entidades e pessoas de bem, em qualquer matéria, sobretudo nas que envolvem relevante interesse público, seriam, como com certeza serão, pontualmente honrados.
É esta convicção que o Sport Lisboa e Benfica e a Somague continuam a partilhar e, é com a certeza de que a Câmara Municipal de Lisboa saberá honrar os compromissos que em seu nome foram assumidos, que, o primeiro como dono de obra e o segundo como empreiteiro, no respeito dos acordos entre si estabelecidos, realizarão os comportamentos implicados pelo pontual cumprimento.»