Pedro Marques é o novo diretor técnico do Futebol de Formação

Membro desde

7 anos 10 meses
Submitted by pica_foices on Sex, 05/18/2018 - 21:04

Depois de oito anos em Inglaterra, onde esteve ao serviço do Manchester City, Pedro Marques regressa a Portugal para assumir as funções de diretor técnico do SL Benfica, ficando responsável pela coordenação técnica do futebol de formação, incluindo a equipa B e o processo de transição de jogadores jovens para o futebol profissional.

 

Licenciado em Educação Física e Ciências do Desporto com especialização em futebol, e pós-graduado em Treino de Alto Rendimento pela Faculdade de Motricidade Humana em Lisboa, iniciou funções no Sporting CP em 2004, como treinador nos escalões de formação. Contudo, foi na área da análise de jogo que se destacou, progredindo então para a equipa principal, na qual colaborou de perto com Paulo Bento e Carlos Carvalhal.

 

Em 2010, rumou a Inglaterra para colaborar com o Manchester City, onde trabalhou diretamente com Roberto Mancini e Manuel Pellegrini, contribuindo para a ascensão do clube inglês que, em quatro anos, conquistou todos os troféus internos e garantiu presença assídua na Liga dos Campeões.

 

Durante este período, manteve sempre a ligação com o futebol de formação, contribuindo para a reformulação da academia dos citizens, o desenvolvimento do atual modelo de jogo e da metodologia de treino.

 

Pedro Marques

 

Mais recentemente, a partir da época 2014/15, com o lançamento de uma nova estratégia global e a criação do Grupo City (City Football Group), passou a coordenar a expansão do modelo de jogo, a evolução da metodologia de treino e a análise de rendimento, não só em Manchester, com Pep Guardiola, mas também na articulação com os outros clubes da família City: New York City FC (Estados Unidos da América), o Melbourne City FC (Austrália), o Yokohama f. Marinos (Japão), o Girona FC (Espanha) e o CA Torque (Uruguai).

 

A sua experiência internacional levou-o a viajar e a trabalhar entre várias culturas e realidades, trocando também experiências com outras modalidades e participando com regularidade em fóruns e discussões sobre as tendências evolutivas do jogo, da análise de rendimento e da tecnologia aplicada ao futebol.

 

A experiência acumulada por Pedro Marques vai constituir uma enorme mais-valia no projeto de desenvolvimento de jovens talentos em que o Benfica está envolvido há mais de uma década.

 

Pedro Marques

 

A partir de 1 de julho, Pedro Marques trabalhará integrado na equipa liderada pelo professor Pedro Mil-Homens, assegurando também uma estreita colaboração com o departamento de Futebol Profissional.

 

Terá como seu diretor técnico adjunto Rodrigo Magalhães, que integra os quadros do Futebol de Formação do Sport Lisboa e Benfica há 13 anos, tendo sempre liderado a área do Futebol de Iniciação.

 

O Sport Lisboa e Benfica deseja os maiores êxitos ao seu novo colaborador.

 

Ao professor João Santos, que, ao longo de mais de 10 anos, desempenhou as funções de diretor técnico do Futebol de Formação do Sport Lisboa e Benfica, a Direção do Clube e a administração da SAD agradecem todo o empenho, compromisso e entusiasmo com que sempre pautou a sua intervenção profissional.

 

 

https://www.slbenfica.pt/agora/noticias/2017_2018/05/18/futebol-pedro-marques-novo-diretor-tecnico-sport-lisboa-e-benfica