Fonte
www.SLBenfica.pt
Muito mais que piscinas…
É o único espaço desportivo que falta inaugurar no novo complexo da Luz. O pavilhão que alberga as piscinas é inovador e apresenta várias vantagens em relação ao seu antecessor. O aproveitamento do espaço é uma das armas para uma melhor gestão de todas as condições que esta novíssima infraestrutura oferece.
Será já em Setembro que todos os benfiquistas, e não só, poderão começar a utilizar este equipamento. A construção de um novo complexo desportivo deixava antever novas e melhores infraestruturas, não só para o futebol mas também para as modalidades de pavilhão. Neste momento, e no que às instalações desportivas diz respeito, apenas falta pôr a funcionar as piscinas.
Tal como no antigo estádio, também no novo existe um espaço totalmente dedicado à Natação e a todas as actividades relacionadas com essa modalidade. O espaço, contíguo aos dois pavilhões e que fica virado para o Alto dos Moinhos, tem forma de semi-círculo e alberga ainda quatro balneários (dois para crianças e dois para adultos), áreas administrativas, sala de Bilhar e Ténis de Mesa, um ginásio para uso das modalidades, assim como salas para todas as Secções.
Um dos aspectos que mais chama a atenção de quem passa nas suas imediações é o facto da sua fachada ser totalmente coberta de vidro, o que torna o seu interior mais luminoso e atractivo. A transparência para o interior torna estas piscinas num caso único na cidade de Lisboa.
Apesar de ainda não estar totalmente concluída, toda a área das piscinas apresenta já o seu aspecto final, restando pequenos arranjos nos balneários.
Mais aproveitamento
Uma das muitas vantagens destas piscinas em relação às suas antecessoras está no aproveitamento do espaço e do tempo. Se no antigo Estádio da Luz as piscinas não apresentavam muitas condições para levar a cabo actividades extra-competição, já nas actuais isso será uma realidade.
De acordo com o director geral das modalidades do Benfica, e um responsável pela Secção de Natação, serão várias as actividades ao dispor dos sócios e adeptos que queiram inscrever-se.
A nova filosofia de gestão do complexo baseia-se em quatro vertentes: Competição, desenvolvimento da Natação/aprendizagem, promoção da saúde e apoio às modalidades.
No aspecto da competição destaca-se a acção dos atletas da nossa Secção de Natação, que poderão actuar na sua própria «casa» e treinar-se para as provas do calendário nacional. Para esta vertente está à disposição uma piscina de 25 metros (25x22), com 10 pistas, sendo que também será utilizada em outras actividades das escolas de Natação do Clube.
Na segunda vertente irá valorizar-se a parte de aprendizagem e formação dos jovens nesta modalidade, sendo que estão previstas actividades para crianças e jovens. Neste caso serão utilizadas duas piscinas: a principal e um tanque de 16x12 metros (contíguos).
Uma das novidades prende-se com a aposta na vertente saúde, que englobará actividades e acções destinadas a grávidas (pré e pós-parto) e bebés, e aulas de manutenção e anti-stress. Neste capítulo destacam-se a Hidroginástica, a Hidroterapia e a correcção postural. Por fim, está prevista a articulação com outras modalidades, para que possam vir a utilizar as piscinas para a recuperação física de atletas.
No que diz respeito aos espaços, existe ainda um terceiro tanque – mais pequeno (“chapinheiro”) – que poderá também ser utilizado como “jacuzzi”.
Abertura no Verão
A abertura ao público desta nova infraestrutura ainda não tem data marcada, porém está previsto que no princípio de Setembro já seja possível iniciar algumas actividades.
Devido à realização do Euro-2004 e, à ocupação de alguns espaços pela organização do torneio, não será possível utilizar as piscinas antes de meados de Julho. Dessa forma, só a partir de meados desse mês irão abrir as inscrições para as várias classes. Ainda em Julho ocorrerão os pré-testes das várias actividades, por forma a testar as condições do espaço e rectificar eventuais problemas.
Ainda assim, o director geral das modalidades, Mário Viegas, aposta na divulgação do espaço e das actividades já neste mês de Maio, através do lançamento de uma brochura com as condições e ofertas da piscina.
Esta nova filosofia de gestão permite ter actividades para todo o tipo de idades (desde bebés a Seniores), à disposição quer de sócios quer de não sócios.
Espaço multifuncional
O pavilhão que alberga as novas piscinas do Benfica é muito mais que uma simples estrutura para a Natação. Para além da piscina principal e de dois tanques de diferentes dimensões, aquele espaço serve de «casa» das várias modalidades do Clube, que aí têm as suas secções.
No piso superior existe uma pequena bancada com capacidade para cerca de 80 pessoas, com um bar de apoio. Também no piso superior estão instalados alguns serviços do Benfica que estão ligados às modalidades amadoras, como a Secretaria Desportiva ou o gabinete do director geral das modalidades.
Por trás da bancada foram construídas duas salas que servirão de área de competição para o Bilhar e o Ténis de Mesa. Para a primeira modalidade foi destinada uma sala com capacidade para quatro mesas, com uma pequena bancada de duas filas (com capacidade para cerca de 45/50 pessoas). Para o Ténis de Mesa ficou reservada uma sala maior, onde serão colocadas oito mesas.
Por fim, refira-se que esta nova infraestrutura está dotada de um inovador controlo de acessos, através de torniquetes (à semelhança do que acontece no estádio).
Datas-chave
Maio
Divulgação das condições e ofertas da piscina (lançamento de uma brochura)
Julho
Início das inscrições e pré-testes
Agosto
Piscina encerrada durante todo o mês
Setembro
Continuação de inscrições e início das actividades