NÃO DESEJAVA DEFRONTAR JÁ O SPORTING
Rui Costa: «Terei um prazer imenso em conhecer Hugo Viana»
O maestro português do Milan está ciente das dificuldades e mostra-se profundo conhecedor dos leões, revelando que preferia ter como destino Brugges ou mesmo Telavive...
RUI COSTA reagiu com um misto de alegria e preocupação ao sorteio da Taça UEFA que o pôs a caminho de Alvalade, com a tarefa de medir forças com o Sporting. Ao serviço do Milan, e com início de época atribulado, o jogador português espera aproveitar a paragem do campeonato, que terá lugar depois deste fim-de-semana, para recuperar algum do tempo perdido.
– Tenho visto alguns jogos do Sporting e confesso que a equipa me deixou boa impressão em alguns deles. Tem um poder ofensivo muito forte, com um goleador extraordinário que é Jardel e jogadores de grande talento a movimentarem-se perto dele, como o João Pinto, o Pedro Barbosa, o Sá Pinto e o Niculae... Também já os vi jogar mal e sentir dificuldades para bater adversários aparentemente acessíveis, mas penso que a regra não é essa.
– Ficou satisfeito com o resultado do sorteio?
– Diria que estou feliz por poder jogar uma vez mais em Portugal, mas pelo respeito que tenho pelo Sporting e pelo valor que reconheço à equipa, preferia sinceramente ir a Brugges ou mesmo a Telavive.
– Que jogos recentes do Sporting teve oportunidade de ver?
– Olhe, vi com o Santa Clara, por exemplo. As coisas não correram bem, a equipa não foi feliz mas mesmo assim mostrou qualidade, acrescida por dois jovens desconhecidos para mim mas que me pareceram muito bons jogadores: Hugo Viana e Ricardo Quaresma. O primeiro, então, até porque jogou mais tempo, deixou-me óptima impressão. Já tinha lido um artigo mais ou menos extenso sobre ele aqui em Itália, em que o comparavam a mim, e talvez por isso tenha ficado mais atento à forma como se movimenta e sobretudo como toca a bola. Se o Ricardo Quaresma tem um drible espectacular, o Hugo Viana joga à distância com uma precisão incrível.
– Sabe que ele acabou de dar uma entrevista ao jornal do clube em que se diz seu admirador incondicional...
– Fico feliz por saber isso, como é evidente, mais ainda de um jovem que parece ter tudo para vir a ser uma grande estrela do futebol.
– Disse mais: quando lhe perguntaram que personalidade pública convidaria para jantar ele respondeu "Rui Costa"...
– Isso é daquelas coisas que têm resolução, para a qual contribuirei com muito gosto: para começar, o convite está aceite. O resto é uma questão de vermos qual será a melhor ocasião para estarmos disponíveis. Terei muito prazer em cumprimentá-lo e desejar-lhe muitos êxitos.
– Do outro lado vai encontrar João Pinto. Alguma sensação especial?
– Nunca dá muito jeito ser adversário de um jogador como o João, mas o que havemos de fazer? Por outro lado, esta não é a primeira vez que nos defrontamos. Ao serviço da Fiorentina já joguei com ele, quando estava no Benfica.