Rui Silva: Neto no Benfica? Faz todo o sentido

Fonte
RR
Luis Neto é o defesa que o Benfica vai contratar se Ezequiel Garay se transferir para o Zenit São Petersburgo. O central português do clube russo entrará, assim, no negócio como moeda de troca, sendo que o Benfica recebe um jogador que tem acompanhado há já várias épocas. O regresso de Luís Neto ao futebol português poderá estar para breve e, tendo como destino o Estádio da Luz, assumir-se-à como um passo em frente na carreira.  A ideia pertence a Rui Dias, treinador que participou na evolução do defesa-central de 25 anos no Varzim e que acredita que, em ano de campeonato do Mundo, a transferência do Zenit para o Benfica "seria muito bom". "Os jogadores preferem estar perto do seu país para mostrar ao seu seleccionador que têm qualidade para contar com ele. Acho que faz todo o sentido para a carreira dele vir para o Benfica", salienta o técnico, em entrevista a Bola Branca, reforçando a perspectiva com o facto de que Neto irá trabalhar com Jorge Jesus, "um grande treinador" e que o fará "crescer ainda mais".
Além disso, o técnico que trabalhou com o internacional português nos "Lobos do Mar" confia que Neto conseguir-se-à adaptar ao estilo de Luisão. "Vai adaptar-se muito ao que é o estilo de jogo do Luisão, porque não são iguais, são complementares. O ponto forte é que ele será muito complementado com o perfil do Luisão, porque o Benfica não tem outro central, à excepção do Garay, como o Neto", comenta Rui Dias.
Em retrospectiva, o treinador recorda que Neto sempre foi "diferente" dos restantes defesas da formação do Varzim, em termos de posicionamento, velocidade e capacidade de leitura de jogo. "Logo nos primeiros treinos, percebi que era diferente. É muito rápido a pensar, muito inteligente e sabe sair com qualidade com bola. Na primeira fase de transição é muito inteligente", perfila Rui Dias.