Rui Vitória orgulhoso de Benfica assertivo

Fonte

Tendo assumido funções no Benfica no último Verão, Rui Vitória conduziu logo na primeira oportunidade as “águias” aos quartos-de-final da UEFA Champions League. A sua equipa tem pela frente o Bayern München na tentativa de chegar pela primeira vez às meias-finais desde que a prova ganhou a nova designação, e o treinador de 45 anos mostra-se optimista.

 

UEFA.com: Quais eram os seus objectivos para esta época?

Rui Vitória: O nosso foco era fazer o melhor por este grande clube. Não havia o objectivo concreto de levantar este ou aquele troféu; quem trabalha no Benfica sabe que o objectivo é ganhar todos os jogos e ser mais forte a cada dia que passa.

 

 

UEFA.com: O que mais o satisfez no desenvolvimento da equipa?

Rui Vitória: Sabíamos que iria ser uma época dura, mas também sabíamos que as coisas poderiam seguir no rumo certo e que poderíamos ter sucesso. Deixa-me muito orgulhoso ver o emergir os jovens jogadores. A combinação entre a irreverência da juventude e a experiência dos jogadores mais velhos foi muito importante. Deixa-me muito contente ver essa união e como está feliz a equipa durante os jogos. Representar o Benfica não é uma provação, tem de ser uma alegria.

 

 

UEFA.com:O vosso próximo desafio é frente ao Bayern, nos quartos-de-final, uma equipa que marcou 25 golos esta época na UEFA Champions League. Como vai contrariar isso?

Rui Vitória: Por vezes, a única forma de neutralizar adversários difíceis é reconhecer as suas forças, saber que vai ser uma partida complicada e compreender que para conseguir alguma coisa há que enfrentar as dificuldades e estar preparado para elas. Partimos para este jogo sabendo que o nosso adversário é candidato a ganhar a Champions League mas não vamos desistir.

 

 

UEFA.com: O Benfica nunca foi além dos quartos-de-final desde que há UEFA Champions League. Conseguirá a sua equipa por fim a este percurso?

Rui Vitória: Sabemos que conseguimos algo que o clube não foi capaz de obter recentemente [atingir os quartos-de-final]. Nenhuma equipa que chega a esta fase pode dizer que não quer vencer a competição. Temos de pensar em ganhar ao Bayern, independentemente de ser uma equipa muito forte, mas sinto-me também orgulhoso por ver esta equipa, numa fase de transição, a chegar tão longe na UEFA Champions League com jogadores tão jovens.

 

 

UEFA.com: Que significado teria para si ser campeão europeu pelo Benfica?

Rui Vitória: Ainda há um longo caminho a percorrer até estarmos no topo do futebol europeu. No passado, o Benfica foi um dos grandes clubes europeus. Agora, quando as diferenças económicas [entre o Benfica e os grandes clubes] são muito maiores, não é fácil consegui-lo. Mas é muito gratificante quando, por exemplo, visitamos a Rússia e temos tantos adeptos a acompanhar-nos. Por isso estamos por toda a Europa – e espero que na Alemanha também.

Há muitas equipas fortes, do ponto de vista desportivo e financeiro, mas nesta fase da competição há que estudar, preparar-se e ter a mentalidade para vencer. Temos tido isso ao longo da época e é o que vamos procurar mostrar nos quartos-de-final.

 

http://pt.uefa.com/uefachampionsleague/news/newsid=2347869.html