O Sport Lisboa e Benfica defronta esta quarta-feira a formação do Zenit, uma partida referente à 2.ª mão dos oitavos de final da competição e que decide a continuidade das “águias” na mais prestigiante prova de Clubes do Velhinho Continente.
O Bicampeão viajou para a Rússia ontem, segunda-feira, com uma vantagem de 1-0 na bagagem, sendo que esta terça-feira fica marcada pela realização do treino de adaptação ao Estádio Petrovsky e pelas respetivas Conferências de Imprensa de antevisão ao jogo.
“É uma verdade. Jogámos antes com o Porto e agora com o Sporting. Mas quando saiu o sorteio já sabíamos que ia ser assim e preparamo-nos. São dois jogos de índice elevado, mas estamos preparados. Sabemos que vamos ter dificuldades mas não há volta a dar aos calendários. Já ganhámos ao Sporting e amanhã vamos jogar aqui”, começou por dizer Rui Vitória, questionado relativamente à calendarização da época.
“Sobre o Renato, é um jovem de enorme qualidade, que fique assente. Prevejo um grande futuro. E vamos preparando o jogador para as fases da carreira. E o Renato está a trabalhar muito bem e faz parte passar por estes momentos, uma vez de elogios e outra vez de críticas”, analisou o treinador relativamente ao jovem de 18 anos.
Entretanto, esta terça-feira fica marcada pela colocação de uma faixa no Marquês do Pombal, palco dos festejos dos títulos do Clube…”Não queria aprofundar o tema, mas vou abrir uma exceção. Da nossa parte temos a consciência dos diferentes terrenos que pisamos. Passamos para a frente, mas isso não vai mudar nada o nosso foco, o nosso objetivo... Por isso, se alguém quer levar isto para reservar ou antecipar títulos, da nossa parte existe a consciência plena daquilo que fizemos e que temos de fazer daqui para a frente. Mas não vou dizer que estou triste por estar em primeiro”, disse taxativo.
Do outro lado da barricada está o treinador André Villas-Boas. Existe rivalidade?
“Nenhuma. O André é um belíssimo treinador, um dos vários portugueses que estão espalhados pelo mundo e tem feito um trabalho fantástico no Zenit, que tem a sorte de ter um treinador de tamanha qualidade”, explicou.
Voltando à análise do jogo propriamente dito, Rui Vitória explica o que quer deste Benfica amanhã.
“Isto é a dois jogos. E o importante é sair vencedor nesse conjunto. Não vimos com o propósito de defende, mas sabemos que vamos ter de estar fechados. Mas estaremos mais próximos de perder se só quisermos defender. Mas temos o propósito de marcar frente a esta grande equipa. O Benfica amanhã será uma equipa consciente daquilo que terá de fazer. Acreditando muito no trabalho e nas suas capacidades, respeitando a equipa do Zenit. Esses têm de ser os ingredientes para levarmos de vencida esta equipa. Do outro lado estará uma equipa com maturidade competitiva decisiva para jogar esta competição. O nosso trunfo é reconhecer que do outro lado estará uma equipa forte. Mas amanhã vamos para o jogo não renegando o que temos estado a fazer. Queremos muito seguir em frente”, explicou detalhadamente.
Face às lesões e outros condicionamentos, Rui Vitória terá obrigatoriamente de fazer alterações no onze. Vai jogar com Rúben Dias?
“Não vou dizer porque nunca o fiz em nenhum jogo anterior. E não o vou fazer agora. Mas em relação a esse tema, é para nós um orgulho poder trazer mais um jovem jogador de qualidade, como vários, ao mesmo tempo espelhando o trabalho da nossa formação”, disse.
“É evidente que sabíamos que o trabalho iria ser difícil, com fases complicadas. Mas quem viu desde o início percebeu que a nossa determinação era enorme, que teríamos de passar esse trajeto. Mas esta não é a altura de fazer esses balanços. Só no fim da época”, concluiu Rui Vitória.
O Zenit – SL Benfica tem apito inicial às 17h00 de Portugal Continental.
http://www.slbenfica.pt/noticias/detalhedenoticia/tabid/2788/ArticleId/44963/language/pt-PT/-Uma-determinacao-enorme.aspx