Fonte
www.record.pt
ENCARNADOS PROCURAM DINHEIRO PARA GARANTIR CONTINUIDADE DOS JOGADORES
Simão, Caneira e Jankauskas são as prioridades do Benfica João Trindade
Luís Filipe Vieira e a restante comitiva no almoço de despedida
A viagem aos Estados Unidos teve, em grande parte, o intuito de conseguir potenciais investidores. E se os empresários portugueses António Frias e Liberal Silva mostraram abertura às pretensões do clube da Luz, já o mesmo não sucedeu com o dono dos New England Patriots
Fall River – Segurar Simão, Caneira e Jankauskas são as grandes prioridades do Benfica para a próxima temporada. A viagem do gestor para o futebol, Luís Filipe Vieira, e do director-geral da SAD, António Simões, que ontem terminou, teve em grande parte a ver com a necessidade de os encarnados garantirem o concurso destes jogadores com vista à próxima época.
Há que pagar, já em Julho, a primeira prestação relativa a Simão Sabrosa, há que exercer o direito de opção sobre Marco Caneira, jogador ainda ligado ao Inter de Milão, o mesmo sucedendo com o lituano Jankauskas, cedido pela Real Sociedad. Tudo nos meses mais próximos. E só na resolução destes casos, o Benfica poderá ter de dispender qualquer coisa como 12 milhões de euros. Acresce a óbvia intenção, já anunciada por Luís Filipe Vieira, de reforçar o plantel com três ou, no máximo, quatro jogadores, e a necessidade de completar o processo de financiamento do novo estádio da Luz, estimado em 134 milhões de euros e para o qual os encarnados apenas têm garantidos 78,6 milhões, grande parte dos quais resultante do empréstimo do sindicato bancário liderado pelo Banco Espírito Santo.
Neste sentido, no último dia de trabalho nos Estados Unidos, os responsáveis benfiquistas desmultiplicaram-se em contactos na região de Boston. E se os empresários portugueses António Frias e Liberal Silva, radicados nos Estados Unidos há vários anos, mostraram alguma receptividade a investir no clube da Luz – Frias afirmou mesmo estar disposto a investir mais do que o habitual – já Jonathan Kraft, uma das grandes apostas benfiquistas, fez saber aos dirigentes portugueses que, pelo menos nos tempos mais próximos, não exisitirá essa disponibilidade. No entanto, o dono dos New England Patriots, clube que venceu de forma surpreendente a Liga de futebol americano na última época, e dos New England Revolution deixou uma porta aberta a futuras conversações. "Tal como o Man. United e os New York Yankees são 'primos' os New England Patriots poderão ter com o Benfica uma relação semelhante", afirmou o empresário que tem um enorme império no ramo das embalagens de cartão.
Kraft lembrou o facto de na região de Boston existir uma forte presença portuguesa, o que fortalece a sua intenção de num futuro mais distante poder colaborar com o Benfica.
Comitiva encarnada chega ao princípio da tarde
A comitiva do Benfica, liderada pelo gestor para o futebol profissional, Luís Filipe Vieira, chega ao princípio desta tarde a Portugal, após uma visita de quatro dias aos Estados Unidos. Os responsáveis do clube da Luz partiram do aeroporto de Boston, ontem, pelas 22.15 horas (hora local) e deverão aterrar no aeroporto da Portela por volta das 12:30, horas portuguesas.
Autor: ANTÓNIO JOSÉ OLIVEIRA e JOÃO TRINDADE, enviados especiais
Data: Quarta-Feira, 17 de Abril de 2002 02:36:00