Teresa Portela entusiasmada com vaga no Rio de Janeiro

Fonte
sapo

Os canoístas portugueses Hélder Silva, em C1 200 metros, e Teresa Portela, em K1 500, receberam este domingo com entusiasmo a esperada confirmação da vaga olímpica para o Rio2016, nos Mundiais, em Milão.

 

"Não tinha de ser assim, podia ter corrido melhor, mas o que interessa é estar nos Jogos Olímpicos. O que interessa é estar lá. Na canoagem já estamos habituados a sofrer", regozijou-se Hélder Silva, que se prepara para a sua estreia olímpica.

O canoísta estava pendente do resultado do Brasil em C2 1.000 e os ‘canarinhos' responderam com a conquista da medalha de ouro, bastando que fossem sextos: "Sabia que estavam a andar bem, muito fortes, e isso viu-se na final".

"Desde 2013 que não falho uma final. São dois anos e meio. Era um bocado injusto não ser apurado para os Jogos. Agora, o que se pode esperar é pelo menos tentar entrar na final. Depois tudo é possível, já provei isso", completou.

Teresa Portela tinha a situação mais ‘controlada', uma vez que tinha várias adversárias em K1 a poder permitir-lhe a vaga, caso se apurassem também em K4.

"Estou contente por ser oficial, por estar apurada. Era um campeonato do mundo difícil, como todos pudemos ver. Há barcos candidatos às medalhas, que nem sequer foram apurados", exemplificou.

A canoísta assumiu a "época discreta", reconhecendo que o apuramento "foi ótimo".

A estes dois atletas que conseguiram o apuramento para Portugal juntam-se Fernando Pimenta, João Ribeiro, Emanuel silva e David Fernandes, classificados no K4 1.000, depois de Pimenta já o ter conseguido com o bronze em K1 1.000.