Fonte
Correio da Manhã
2004-06-12 00:00:00
Polémica: ex-empresário solicita investigação policial
VEIGA VAI PROCESSAR JORGE FIGUEIREDO
José Veiga já accionou todos os mecanismos para interpor uma acção por crime de difamação e coacção contra Jorge Figueiredo, na sequência de uma carta enviada por este à Direcção do Benfica - a que o CM teve acesso - e onde são feitas diversas acusações ao ex-empresário, entre as quais uma dívida de 30 mil contos ao Estoril Praia, além de outras dívidas de milhões ao Fisco e uma gestão desastrosa no recém-promovido Estoril, fazendo, ainda, um apelo a que todos os contratos feitos por Veiga com o Benfica sejam examinados pela Polícia Judiciária (PJ).
Jose Lorvao/Record
Veiga solicita uma investigação polícial a todos os seus contratos e aos de Jorge Figueiredo
Perante as acusações feitas por Jorge Figueiredo, o actual homem forte do futebol do Benfica, José Veiga, contactou o seu advogado, António Pragal Colaço, que já está a tratar de interpor uma acção-crime por difamação e coacção, também em nome da Superfute, solicitando ainda que seja feita pela PJ "uma investigação rigorosa", a todos os contratos entre Veiga e o Benfica, a qual deve ainda ser "extensível a todos os movimentos financeiros realizados entre Jorge Figueiredo e o Estoril nos últimos dez anos, abrangendo o património do clube".
António Pragal Colaço refere mesmo ao Correio da Manhã que Jorge Figueiredo é parte num processo cível contra o Estoril clube. "Reclama uma dívida que diz existir há 20 anos, pois só agora se lembrou da mesma. A acção foi interposta também contra a SAD e o Tribunal já deu razão à SAD. Essa dívida já foi paga e pretende-se que a mesma seja novamente paga, pelo que essas condutas foram objecto de acções-crime a correr contra Jorge Figueiredo, onde irá responder por burla qualificada", adiantou.
No que respeita às acusações das dívidas fiscais feitas por Jorge Figueiredo o causídico explicou: "A Superfute (a ex-empresa de Veiga) foi objecto de uma fiscalização por parte da Inspecção Tributária. Dessa fiscalização resultaram divergências de critérios, nomeadamente a Administração Fiscal considerou que prestações de serviços ao estrangeiro eram passíveis de IVA, interpretação com a qual não concordamos. Por isso, a Superfute impugnou e reclamou todas as dívidas, estando as mesmas a serem discutidas em sede litigiosa. Como é de lei, visto em Portugal pagar-se primeiro e reclamar depois, todas essas liquidações estão garantidas ao Estado, em caso dos processos serem perdidos, pelo que é ofensivo e falso o que foi afirmado".
ANTÓNIO FIGUEIREDO: "DESPORTIVAMENTE, O JORGE É ANALFABETO"
As recentes declarações de Jorge Figueiredo ao CM não soaram bem a António Figueiredo, actual candidato à presidência do Estoril Praia. E não caíram bem porque, segundo o próprio afirmou ao CM "são totalmente falsas".
"O Jorge Figueiredo aproveitou uma situação para atacar várias pessoas e ao mesmo tempo fazer campanha eleitoral para a lista que representa nas próximas eleições do clube", disse, adiantando: "não lhe passei nenhuma procuração para falar em meu nome. Quando ele diz que paguei as facturas dos hotéis onde a equipa ficou instalada e que depois tenho dificuldade em receber o dinheiro, é completamente falso".
Relativamente ao conselho de Jorge Figueiredo para ficar na SAD e deixar o clube em paz, António Figueiredo fez questão de frisar: "É pena que ele não veja o estado lastimoso em que estava o clube. Ele, que é apoiante e financiador da lista A, do sr. Miguel Pisco, deveria saber que a SAD do Estoril goza de uma situação financeira estável e que vai terminar a época desportiva, em que conseguiu subir à SuperLiga, com saldo zero".
Noutra dimensão, António Figueiredo voltou a desmentir Jorge Figueiredo quando este diz que o clube tem deixado sair jogadores para o Benfica indiscriminadamente.
"O Jorge é um analfabeto em termos desportivos. A gestão do plantel é da minha responsabilidade e não tenho de dar satisfações a ninguém, a não ser aos verdadeiros estorilistas. Vendemos o Carlitos ao Benfica e estamos a rescindir amigavelmente com mais dois jogadores. De resto, a coluna da equipa será mantida".
AS CARTAS DA DISCÓRDIA
Na origem desta polémica e tomada de posição de José Veiga para com Jorge Figueiredo estão duas cartas enviadas para a Direcção do Benfica e a que o CM teve acesso, publicadas na edição de quinta-feira.
Na primeira, Jorge Figueiredo, um conhecido estorilista e águia de prata do Benfica, faz diversas acusações ao ex-empresário FIFA, onde fala de uma dívida ao Estoril Praia (30 mil contos), de uma ao Fisco (1,6 milhões) e na dificuldade do Estoril em pagar as contas (envolvento o nome de António Figueiredo), devido a uma má gestão da SAD.
Na segunda carta, dirigida a Tiago, com conhecimento da Direcção encarnada, Jorge Figueiredo junta a sua voz às críticas produzidas pelo jogador a José Veiga.
Mário Figueiredo/José Costa