“Vencer com o apoio dos adeptos”

Submetida por original em
Fonte

Antwerp Giants – SL Benfica

“Vencer com o apoio dos adeptos”

Antuérpia é o próximo destino da equipa do SL Benfica de Basquetebol, após os jogos realizados com o Cibona e o Sopron. Dia 10, terça-feira, há novo jogo europeu, com os “encarnados” a viajarem até à Bélgica para defrontar o Antwerp Giants, num desafio referente à 3.ª ronda do Grupo B da FIBA Europe Cup.

 

Outrora designado de Racing Maes Pils Mechelen, o clube mudou de cidade e é com outro nome que reencontra as “águias” nas competições europeias.

 

Esta é uma oportunidade para os Benfiquistas equilibrarem as contas, uma vez que os dois últimos duelos terminaram com vitórias belgas. Em 1988/89, o SL Benfica perdeu na Bélgica (75-83) para a Taça Korac e depois na Luz, por 88-95.

 

O Antwerp Giants pode não ter a mesma força a nível de títulos quando tinha a anterior designação, no entanto, conta com experiência na Europa.

 

No campeonato do seu país, esta equipa tem duas vitórias e quatro derrotas. Os números mostram ainda que a defesa não é o ponto forte do adversário – segunda pior da competição.

 

Em contraponto a estes dados mais negativos, realce para o desempenho do norte-americano Melsahan Basabe. Este extremo/poste aparece, para já, como o terceiro melhor jogador, ao ter uma média de 19,2 pontos e 8,2 ressaltos por jogo.

 

Esta será a terceira partida do Benfica no Grupo B, após a derrota com o Cibona Zagreb e a vitória frente ao Sopron. Cláudio Fonseca antevê um desafio complicado, mas onde um coletivo forte tem grandes hipóteses de vitória.

 

“Estamos num momento muito bom e é para isto que nos temos preparado nas últimas semanas e desde o início da época, mas temos de continuar a trabalhar para conseguir estar ainda em melhor forma desportiva. Pressão? Não sinto que haja pressão da nossa parte, é o nosso segundo ano nesta liga e estamos a tentar fazer o melhor resultado possível, é esse o nosso objetivo. Agora, espero que o Antwerp esteja a sentir pressão porque nós vamos lá para vencer o jogo”, começou por dizer o camisola 22, em declarações à BTV.

 

Olhando para o adversário, não são esperadas facilidades, mas a meta está traçada!

 

“Sabemos que o Antwerp tem uma equipa muito boa, e isso tem-se visto nos resultados. Têm jogadores muito bons jogadores, tanto de interior como de exterior. Vamos fazer o scouting e preparar a estratégia o melhor possível”, explicou o poste da equipa comandada por Carlos Lisboa.

 

Na terça-feira são esperados vários Benfiquistas em apoio às “águias”... “Sinto que é uma grande motivação. É sempre bom ter os nossos adeptos connosco e que nos venham apoiar. Quanto mais apoio melhor e faz-nos estar ainda mais preparados”, concluiu Cláudio Fonseca.

“Os jogos internacionais dão-nos outro ritmo”

O treinador-adjunto, Nuno Ferreira explica o bom momento que a equipa está a atravessar, um factor que pode pesar no desafio.

“Estamos a atravessar um período positivo, os jogos internacionais dão-nos outro ritmo. Estamos a jogar bem, principalmente defensivamente estamos a crescer de jogo para jogo. Ofensivamente nem sempre isso acontece. Mas não estamos ainda no nosso melhor, trabalhamos para estarmos melhor mais para a frente”, começou por dizer Nuno Ferreira.

 

Existe pressão na equipa?

 

“A pressão está em ambas as partes. Eles jogam em casa e tiveram uma vitória importante nesta última jornada. Vamos jogar com uma equipa complicada, mas julgo que todas são. Acho que é um grupo muito homogéneo, qualquer equipa pode ganhar. E é com esse intuito que vamos a Antuérpia, para ganhar. Se perdêssemos o apuramento era mais difícil. Agora, está um pouco melhor com a vitória que conseguimos fora. A obrigação do Benfica é entrar e lutar para ganhar”, analisou.

 

Olhando para o adversário, esta é uma formação complicada, com jogadores experientes, mas o Benfica está preparado.

 

“É uma equipa complicada, que tem seis ou sete americanos, uma equipa com muita experiência a nível europeu. Temos de ter alguns cuidados defensivos, não podemos deixar que o Antwerp faça contra-ataques, se permitirmos isso vamos ter grandes dificuldades. É uma equipa rápida, com um jogador interior muito bom. Estamos preparados e a trabalhar para tapar os pontos fortes da equipa. Se defendermos como defendemos nestes últimos jogos temos grandes possibilidades de vencer”, explicou.

 

A fechar, palavras para os muitos adeptos que são esperados amanhã em Antuérpia.

 

“É sempre bom jogar fora do País com muita gente. E o Benfica tem essa qualidade de estarmos pelo Mundo todo. Sei que há pessoas de Paris que vão ver o jogo. Isso é mais um fator que vai puxar por nós e vai consciencializar-nos de que estamos no Benfica, e o Benfica é muito grande, é mais uma oportunidade para fazermos um bom jogo e trazermos a vitória”, concluiu Nuno Ferreira.