O Benfica, tricampeão nacional e vencedor da Taça de Portugal, procura sábado frente ao Sporting de Espinho, em Coimbra, conquistar a quinta Supertaça de voleibol consecutiva e obter o pleno de triunfos relativamente à época de 2014/15.
A presente edição da Supertaça, que opõe dois clubes com quatro troféus cada, menos um do que o Castêlo da Maia, que soma cinco, reedita a última final da Taça de Portugal, em Santo Tirso, que terminou com o triunfo do Benfica, por 3-0, com os parciais de 25-20, 25-19 e 25-14.
Do restrito grupo de vencedores da prova, que conhece em Coimbra a 18.ª edição, e que se encontrou suspensa entre 2001/02 e 2008/09, fazem ainda parte o Sporting, com três triunfos, e o Leixões, com um, tendo sido o clube que conquistou o primeiro troféu, em 1988/89.
Arrancar a época com um triunfo na Supertaça é prática ‘encarnada’ recorrente nas últimas quatro temporadas, em que a equipa da Luz se superiorizou aos rivais Castêlo da Maia (2013/14), Fonte Bastardo (2012/13 e 2010/11) e Sporting de Espinho (2011/12).
O clube dominador do voleibol nacional das últimas épocas ultimou a preparação para o encontro com os ‘tigres’ com o triunfo no Torneio das Vindimas, em Lamego, em que bateu na final o Fonte Bastardo por 3-1, com os parciais de 13-25, 25-21, 25-11 e 25-14.
A versão ‘encarnada’ do treinador José Jardim para a época 2015/16 apresenta cinco reforços, um dos quais repetente, que é o caso do distribuidor brasileiro Paulo Renan (ex-Canoas, Bra), que já representou o Benfica de 2007 a 2010.
O central canadiano Justin Duff (ex-Transfer Bydgoscz, Pol), o distribuídos brasileiro Danilo Gelinski (ex-São José, Bra), o central holandês Mart van Werkhoven (ex-Calais, Fra) e o ponta búlgaro Ivan Kolev (ex-Fonte Bastardo) são os restantes reforços do Benfica.
O Sporting de Espinho, um histórico adormecido do voleibol português, que já conquistou um título europeu em 2001 (Taça dos Clubes de Topo), tem a hipótese de, no sábado, vingar a derrota sofrida na última final da Taça de Portugal.
O treinador Filipe Vitó, que ainda conta com a magia do eterno distribuidor Miguel Maia, de 44 anos, reforçou praticamente todos os sectores dos ‘tigres’, que viram regressar, entre outros reforços, Fabrício Silva ‘Kibinho’ (ex-Benfica) e Robertão (ex-Felej, Bra).
O venezuelano Jose Rojas, vice-campeão espanhol pelo Teruel, e o colombiano Kevin Carabali (ex-Valle, Col) foram os últimos a chegar ao clube, que tinha já garantido Tomás Guerra e Bernardo Matos (ex-Leixões), Pedro Maia e Tiago Silva (Académica de Espinho).
A formação dos ‘tigres’ ultimou a sua preparação para a Supertaça com uma prestação 100 por cento vitoriosa no Torneio de Espinho, de 24 a 26 de setembro, em que se superiorizou no dérbi final com a Académica de Espinho por 3-2.
O campeão nacional Benfica e o finalista vencido da Taça de Portugal Sporting de Espinho medem forças pelas 15:00 de sábado no Pavilhão Multidesportos Mário Mexia, em Coimbra.