Sub17 - 7 convocados <-> Sub16 - 2 convocados

Miguel_Silva

Sub-17: Carlos Dinis chama 26 para estágio

A Selecção de sub-17 cumpre, entre os próximos dias 9 e 10, estágio de preparação no Complexo Desportivo do Jamor, para o qual o técnico Carlos Dinis chamou 26 jogadores.

Benfica e Sporting, cada um com sete jogadores(O Sporting só teve 6 isto foi um erro da Bola), dominam a convocatória, que contempla ainda quatro jogadores que militam em clubes estrangeiros.

Eis a lista completa de convocados:

Arsenal (Ing): Rui Fonte;
Atlético Madrid (Esp): Fábio Futre;
Benfica: David Simão, João Pereira, Leandro Pimenta, Pedro Eugénio, Ricardo Caetano, Rui Ferreira e Vítor Pacheco;
Boavista: Ivo Pinto e João Reis;
Câmara de Lobos: João Santos;
FC Porto: Figueiredo e Ruca;
Inter de Milão (Ita): Coelho;
Olympique Lyon (Fra): Anthony Lopes;
Sp. Braga: Eduardo Machado;
Sporting: Diogo Amado, Diogo Rosado, Diogo Viana, Michael Santos, Pedro Mendes e Wilson Eduardo;
U.Leiria: Cepeda;
V. Guimarães: Dinis e Vítor Bastos.


Sub-16: Sporting em maioria para estágio de dois dias

O Sporting, com nove jogadores, é o clube mais representado na lista de convocados por Paulo Sousa para o estágio que a Selecção de sub-16 vai realizar entre os próximos dias 9 e 10.

A convocatória contempla 26 jogadores no total, oriundos de 14 clubes diferentes, destacando-se ainda o facto de os «estrangeiros» Evandro Brandão (Manchester United) e Alexander Zahavi (Barcelona) estarem novamente entre as escolhas de Paulo Sousa.

Eis a convocatória completa:

Académica: Flávio Ferreira;
Barcelona (Esp): Alexander Zahavi;
Barreirense: Pedro Agrela;
Benfica: Artur Lourenço e Nelson Oliveira;
FC Porto: Alexandre Freitas;
Manchester United (Ing): Evandro Brandão;
Marinha: João Guerra;
Padroense: José Pedro, Pedro Branco e Ricardo Cardoso;
Pasteleira: Baptista e Nelson Pereira;
Penafiel: João Carlos;
Sp. Braga: Tiago Gomes;
Sporting: Cédric Soares, Diogo Ribeiro, Filipe Paiva, Januário, Luís Almeida, Mário Rui, Nuno Reis, Ruben Luís e Sérgio Marakis;
Trofense: Tiago Serra;
V. Guimarães: José Silva.

Kumbayala

Como é que o André Soares não é convocado???

spassov

O Benfica tem 7 jogadores nos sub-17e o sporting tem 6 e não 7. Está repetido o nome pedro mendes até porque senão dava no total 27 e não 26 jogadores que é normal nas convocatorias na selecção.

PS: é o que dá confiar nas notícias d'a bola que já teve melhores dias.

g25

"Na próxima época existirá uma Selecção de Sub-15" 15.12.06


Terminou no passado domingo o Torneio Nacional Inter-Associações "Manuel Quaresma", destinado a jogadores Sub-18. Esta foi a oitava e última edição vocacionada para jogadores deste escalão. O 'fpf.pt' falou com o Coordenador Técnico Nacional, Arnaldo Cunha, para perceber como decorreu a edição de 2006 do Torneio "Manuel Quaresma" e que mudanças irão decorrer no futuro, no que diz respeito à organização dos Torneios Nacionais Inter-Associações.

Arnaldo Cunha falou sobre a edição de 2006 do Torneio "Manuel Quaresma", das alterações previstas para os próximos Torneios Inter-Associações e da formação da Selecção Nacional Sub-15.

'fpf.pt': Qual o balanço que faz desta edição do Torneio "Manuel Quaresma", que terminou no último domingo (10 de Dezembro de 2006)?

Arnaldo Cunha: Esta foi a oitava vez que a prova se realizou. Todos os anos, desde 1999, têm estado envolvidos cerca de 400 atletas nas duas fases [fase zonal – organizada por sete associações – e fase final – disputada no Estádio Nacional] em que decorreu a prova. Para além dos Treinadores Nacionais, estiveram envolvidos na observação dos jogadores os Coordenadores Técnicos de quase todas as Associações de Futebol do País, o que permitiu a toda a estrutura técnica nacional trabalhar em conjunto. Foi bastante positivo aliar a missão principal deste torneio, que é observar jogadores que possam vir a reforçar a Selecção Nacional de Sub-18, ao labor comum de reflexão desenvolvido por todos.

'fpf.pt': Que alterações vão ser efectuadas nos Torneios Nacionais Inter-Associações?

Arnaldo Cunha: Até esta época realizavam-se três Torneios Inter-Associações: O Torneio "Eusébio", dirigido a Selecções Associativas Sub-20, o Torneio "Manuel Quaresma", vocacionado para Selecções Associativas Sub-18 e o Torneio "Lopes da Silva", destinado às Selecções Associativas Sub-15. O Torneio Eusébio não irá decerto sofrer alterações significativas, mas o Torneio "Manuel Quaresma" vai passar a ser destinado a jogadores Sub-16 e o Torneio Lopes da Silva a jogadores Sub-14.

'fpf.pt': Porque razão é que vão ser efectuadas essas alterações?

Arnaldo Cunha: A relação custo/benefício deste Torneio destinado a jogadores Sub-18 não se tem demonstrado adequada às nossas exigências. Como todos sabem, o Torneio pretende 'alimentar' a Selecção Nacional Sub-18. No entanto, existem novos desafios que se colocam, decorrentes não apenas da organização das competições internacionais mas também do próprio processo de desenvolvimento dos jogadores. Existe assim a necessidade de serem efectuadas alterações sustentadas a este modelo de selecção de jogadores. Este Torneio, pode dizer-se, teve o seu tempo útil de vida. Em 1999 começou por ser um Torneio Sub-17, antes da alteração efectuada nos escalões por parte da UEFA, passando a ser Sub-18 até este ano. Conheceu este ano a sua oitava edição, cumpriu os seus objectivos, mas tem naturalmente de sofrer alterações. A necessidade de reforçar a Selecção Nacional Sub-17 está na base desta reformulação. Os jogadores que vão representar a Selecção Nacional Sub-17 irão passar por um processo de observação mais apertado.

"Irá ser formada a Selecção Nacional Sub-15"

'fpf.pt': Como é que irá funcionar esse processo de observação?

Arnaldo Cunha: Os jogadores serão observados numa primeira fase nos Sub-14 [Torneio Lopes da Silva], passando os melhores a integrar a Selecção Nacional Sub-15, que vai surgir já na próxima época. Os jogadores continuarão a evoluir na Selecção Nacional Sub-16 e antes de ser formada a Selecção de Sub-17 existirá um novo Torneio Nacional Inter-Associações [Torneio Manuel Quaresma] que poderá permitir o reforço desta Selecção. Tudo isto obviamente a par das observações que continuarão a ser efectuadas pelos técnicos nacionais ao desempenho dos jogadores nos respectivos campeonatos.

'fpf.pt': Qual a vantagem de ter mais uma Selecção?

Arnaldo Cunha: A formação da Selecção Nacional Sub-15 permitirá que os nossos jogadores possam chegar ao escalão de Sub-17, onde já existe competição oficial da UEFA, com um outro tipo de maturidade e experiência competitivas. A formação desta Selecção, que foi proposta à Direcção da FPF, e por esta aprovada em Julho de 2006, permitirá o desenvolvimento deste escalão, o qual será suportado pelos melhores jogadores do Torneio Lopes da Silva. Por outro lado, os jogadores desta idade passarão também a ser observados de modo sistemático pelos Treinadores Nacionais nas competições em que participam [Campeonato Nacional de Iniciados]. A triagem que será efectuada até aos Sub-17 vai passar a ser mais exaustiva, pois os jogadores irão ser observados em mais um Torneio Inter-Associações e em mais uma Selecção Nacional. O processo de desenvolvimento, designadamente ao nível da maturação, é distinto de jogador para jogador, e especialmente diverso entre os 14 e os 16 anos, pelo que quanto maior for o número de momentos de observação e selecção nestas idades maior será a possibilidade não só de inclusão de novos praticantes de qualidade como também de sustentação da Selecção Sub-17 e das Selecções sequentes.

'fpf.pt': Continua, então, a fazer sentido a realização do Torneio "Eusébio" para jogadores Sub-20?

Arnaldo Cunha: O Torneio "Eusébio" é destinado a jogadores não-profissionais, que por uma ou outra razão, não conseguiram singrar no futebol profissional e que estão a fazer a transição dos Juniores para os Seniores com um percurso atípico, muitas vezes através das equipas seniores que disputam os campeonatos da II Divisão ou da III Divisão. A Selecção Associativa vencedora representa Portugal na Taça das Regiões da UEFA, prova que se destina a jogadores não-profissionais e que não tem limite de idade. Este ano Portugal foi representado pela Selecção (este ano já Sub-21) da Associação de Futebol de Aveiro, que venceu o seu grupo da fase preliminar e irá disputar a última fase dessa competição. Isto comprova que nem sempre a idade é decisiva para alcançar bons resultados e reforça a decisão política e técnica da FPF de focalizar este Torneio neste contexto etário. Aliás, no momento em que o Torneio passou a estar vocacionado para a transição Juniores-Seniores, o número de Associações de Futebol participantes aproximou-se do máximo possível. Pensamos que é melhor apostar em jogadores mais jovens, valorizando o seu desempenho através da visibilidade que esta competição oferece, do que em jogadores que pouco ou nada poderão já evoluir.

in site www.fpf.pt


andre_04_SLB

André Soares e Abel Pereira, na minha opinião com o Leandro Pimenta completam o top3 de melhores jogadores dos Juvenis. Isto é um simples estágio. Não ligo muito a estas convocatórias!

fmb

realmente o andre naos er chamado é.....estranho!!!

kneissl

Sporting: Diogo Amado, Diogo Rosado, Diogo Viana, Michael Santos, Pedro Mendes, Pedro Mendes e Wilson


???

pedroslb78

Uma boa convocatoria nos sub 17, apesar da ausencia do Andre Soares!!!

Nos sub 16, acho que há vários jogadores que deviam ter sido chamados, como o Abdel , Semedo, entre outros!!!