Paulo Lopes

Guarda-redes, 46 anos,
Portugal
Equipa Principal: 9 épocas (1997-1999, 2001-2001, 2012-2017), 11 jogos (811 minutos), 0 golos

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça da Liga (1)

Çula

Citação de: MrFire em Hoje às 09:00
Citação de: DeadPool em Hoje às 08:25Qual é o stress que os filhos não tenham os mesmos gostos dos pais? Ou só serve quando são benfiquistas?

A mim faz-me um pouco de confusão, no sentido em que preferia sempre que os meus filhos fossem do meu clube.

E nem é tanto pela "clubite', é por todo aquele ritual de vermos os jogos juntos e partilharmos juntos esse sentimento.

Acho que é algo que aproxima os Pais dos filhos ao longo de toda a vida.

Pelo menos eu e o meu Pai usamos sempre o Benfica como um elo de ligação, convívio e partilha.

Imago que em Lisboa seja diferente (por vários motivos), mas no Norte e no meio mais rural é quase algo cultural.

Há excepções, mas são incrivelmente rara. Em toda a minha vida só conheci pessoalmente 1 Benfiquista que teve Pais Portistas.

Os meus filhos têm 7 e 4 anos, e é um sentimento indescritível vê-los a partilhar o mesmo gosto e a estar do mesmo lado da "barricada".

Tenho um primo que é de Aveiro ( Benfiquista), a mulher é portista ( mas não liga a futebol) , e tem 2 filhos portistas .

Ao início gabava - se de ser tolerante, hoje em dia fica triste por sentir e ver que há muita coisa que se perde.

Por mais que queiram desvalorizar, não é a mesma coisa! Todos aqueles que têm filhos que partilham o mesmo clube, sabem os momentos de prazer e cumplicidade que se criam.

Mas cada um é que sabe!

Eu neste momento sinto-me feliz por ter feito esse pequeno "esforço" . E por vezes basta gestos simples.

O que coloquei a bold é exactamente o que me deixa mais triste.

De qualquer forma se a miuda vier a ser adepta de estádio e quiser ir ver jogos do scp levoa-a na boa. Fico lá sentado e sossegadinho e ela que disfrute.

O meu pai é sportinguista e nunca me influenciou em nada, achei que deveria fazer o mesmo quando fosse a minha vez.

No dia 06/01/1990 (quando fiz 10 anos) levou-me sem aviso prévio ao Estádio da Luz e lá num guichet qualquer entregou a minha proposta de sócio que entretanto já tinha preenchido em segredo.

Estou-lhe grato por isso.

Çula

Citação de: joaoreis em Hoje às 10:24
Citação de: Çula em 24 de Outubro de 2024, 19:59
Citação de: Nuno_SLB em 24 de Outubro de 2024, 17:29
Citação de: Greis em 24 de Outubro de 2024, 16:52Alguém me explique como é que filhos de antigos jogadores nossos vão dar em Andrades?

Basta a mãe ser andrade e ter vencido a batalha.  :-X

Ás vezes nem é uma questão de batalha.

Há pais que fazem os filhos sócios assim que nascem.
Há outros que fazem de tudo para que o filhos virem adeptos do seu clube.
E há outros que deixam andar e a criança que escolha o clube que bem entender.

Todas são aceitáveis.

Eu optei pela última e ontem no aniversário de 6 anos da minha filha lá tive de lhe oferecer a camisola do SCP (raios parta a miuda não se calava que queria uma camisola do "Xpoting"  :buck2: )

Há coisas bem mais importantes na vida.
Eu optei pela primeira opção.

 :angel:

Quando o filho do meu melhor amigo nasceu fui eu que fui tratar de o tornar sócio.
Estava internado no hospital quando o puto nasceu e pediu-me por tudo para tratar do assunto.
Mas lá está, sente e vive o clube com muito mais intensidade do que eu.
Para ele seria impensável ter um filho que não fosse do Glorioso.

Até há bem pouco tempo sempre que embalava o puto cantava-lhe o hino do Benfica baixinho.  ;D

ajnogueira

Mas este jogador não era aquela espécie de mascote que o Benfica tinha, que era muito benfiquista e tal?

É um bocado estranho como uma pessoa com esse cargo e reputação depois gera um portista ferrenho.

bnfc

#6048
Acho que há que separar as situações de 1) um indivíduo comum cujo filho torce por outro clube desde muito pequeno e 2) um indivíduo que tem passado como atleta de um clube, logo a partir da formação, cujo filho torce por outro clube desde pequeno.

São situações distintas porque qualquer miúdo ficaria mais investido ao saber que o pai tinha sido atleta nesse clube. Em condições normais.

Ainda assim, é possível que algo assim aconteça? Sim, é possível, se pelo menos uma destas condições se verificar:

1) O pai não tem uma relação muito próxima com o filho (sejamos honestos, basta comprar-se equipamento do clube a uma criança, ver os jogos com ela, fazer algo especial quando o clube ganha, etc, e a coisa está resolvida... isto se houver uma relação de proximidade entre pai e filho).

2) A mãe é ainda mais doente pelo porto que o pai pelo Benfica; basta haver uma relação mais próxima com a mãe para o desfecho ser este.

3) O pai tem uma relação próxima com o filho mas não investe na parte do clubismo, o que seria esquisito no caso de um ex-atleta.

4) O pai jogou muitos anos no Benfica mas na verdade até é portista.

O cenário de se ter tornado portista apenas porque gostou do clube ou apenas porque na escola o pessoal era do porto não me parece fazer muito sentido. Influência dos pais quando existe uma relação de proximidade ganha quase, quase sempre.

MrFire

#6049
Citação de: Ginkgo em Hoje às 09:56
Citação de: MrFire em Hoje às 09:44
Citação de: Ginkgo em Hoje às 09:33
Citação de: MrFire em Hoje às 00:12Até nisso os Andrades pelo menos cá no Norte são bem mais incisivos.

É quase impossível conhecer um filho de um Andrade que não seja Andrade.

E andam o tempo TODO a chatear os filhos dos outros.

E nota se que é uma questão cultural e que não dá hipótese de escolha.Desde cedo o Benfica é "caca" (ou pior).

Tal e qual. Na zona do Porto é isto sem tirar nem pôr.

Desde educadores de infância, pais de colegas, empregados de pastelaria, etc. Tudo pergunta aos putos qual é o clube e faz questão de tentar forçar os que são do Benfica a mudar.

Chega a ser incomodativo, até para os próprios miúdos.

Eu levei com isso a vida toda e em todo o lado. " És do Norte e apoias um clube de Lisboa?!"
Também eu, ainda por cima numa altura bem difícil em que o Benfica só ganhou alguma coisa para aí quando cheguei ao 12° lol

Eu igual!

O meu primeiro campeonato ganho pelo Benfica eu tinha 5 anos e pouco me lembro.
O Benfica foi campeão em Braga e só me lembro de ir de carro com o meu Pai e a minha Mãe para os Aliados. Muito Benfiquista por lá e lembro-me de um senhor que benzia os carros com uma banheira gigante do Benfica.
Ao vir embora e a passar por Lourosa, lembro-me de o meu Pai ir a buzinar muito quando passou por um café que era frequentado pelos Andrades .

Eu só aos 16/17 é que ganhei o meu primeiro campeonato!! Cheguei a pensar que ia morrer sem ver o Benfica campeão.

Mestre30

Citação de: MrFire em Hoje às 09:44
Citação de: Ginkgo em Hoje às 09:33
Citação de: MrFire em Hoje às 00:12Até nisso os Andrades pelo menos cá no Norte são bem mais incisivos.

É quase impossível conhecer um filho de um Andrade que não seja Andrade.

E andam o tempo TODO a chatear os filhos dos outros.

E nota se que é uma questão cultural e que não dá hipótese de escolha.Desde cedo o Benfica é "caca" (ou pior).

Tal e qual. Na zona do Porto é isto sem tirar nem pôr.

Desde educadores de infância, pais de colegas, empregados de pastelaria, etc. Tudo pergunta aos putos qual é o clube e faz questão de tentar forçar os que são do Benfica a mudar.

Chega a ser incomodativo, até para os próprios miúdos.

Eu levei com isso a vida toda e em todo o lado. " És do Norte e apoias um clube de Lisboa?!"
Ainda hoje me dizem isso🤣🤣. Levam logo como resposta que o Benfica não é de Lisboa....... é do Mundo! Fim de conversa.😁

saivet

Citação de: Çula em 24 de Outubro de 2024, 19:59
Citação de: Nuno_SLB em 24 de Outubro de 2024, 17:29
Citação de: Greis em 24 de Outubro de 2024, 16:52Alguém me explique como é que filhos de antigos jogadores nossos vão dar em Andrades?

Basta a mãe ser andrade e ter vencido a batalha.  :-X

Ás vezes nem é uma questão de batalha.

Há pais que fazem os filhos sócios assim que nascem.
Há outros que fazem de tudo para que o filhos virem adeptos do seu clube.
E há outros que deixam andar e a criança que escolha o clube que bem entender.

Todas são aceitáveis.

Eu optei pela última e ontem no aniversário de 6 anos da minha filha lá tive de lhe oferecer a camisola do SCP (raios parta a miuda não se calava que queria uma camisola do "Xpoting"  :buck2: )

Há coisas bem mais importantes na vida.


não é uma questão de escolha!

Com todo o respeito , uma criança de 6 anos não toma decisões por gostar de x ou Y

Alguém do sporting da tua família ou amiguinhos da escola são do sporting e ela foi no embalo.


Tu é que tens que mostrar o que é o Benfica, levar ao estádio se possível, meter músicas do Benfica a tocar em casa, ver jogos na televisão, falar sobre o Benfica.. tudo estímulos do BENFICA . Sem pressionar a miúda a ser do Benfica, mas automaticamente ela vai começar a gostar


É a mesma coisa com a religião. Ninguém nasce católico ou muçulmano , mas ao viveres num ambiente /país com essa religião e costumes vais te adaptar a eles 


RS14

Citação de: Mestre30 em Hoje às 11:44
Citação de: MrFire em Hoje às 09:44
Citação de: Ginkgo em Hoje às 09:33
Citação de: MrFire em Hoje às 00:12Até nisso os Andrades pelo menos cá no Norte são bem mais incisivos.

É quase impossível conhecer um filho de um Andrade que não seja Andrade.

E andam o tempo TODO a chatear os filhos dos outros.

E nota se que é uma questão cultural e que não dá hipótese de escolha.Desde cedo o Benfica é "caca" (ou pior).

Tal e qual. Na zona do Porto é isto sem tirar nem pôr.

Desde educadores de infância, pais de colegas, empregados de pastelaria, etc. Tudo pergunta aos putos qual é o clube e faz questão de tentar forçar os que são do Benfica a mudar.

Chega a ser incomodativo, até para os próprios miúdos.

Eu levei com isso a vida toda e em todo o lado. " És do Norte e apoias um clube de Lisboa?!"
Ainda hoje me dizem isso🤣🤣. Levam logo como resposta que o Benfica não é de Lisboa....... é do Mundo! Fim de conversa.😁
Essa conversa de apoiar o Benfica por ser de LX é só para nós. Nunca ouvi nenhum dos meus amigos andrades reclamarem de os sportiguistas apoiarem um clube de LX. São uns hipocritas de merda.