Paulo Lopes

Guarda-redes, 47 anos,
Portugal
Equipa Principal: 9 épocas (1997-1999, 2001-2001, 2012-2017), 11 jogos (811 minutos), 0 golos

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça da Liga (1)

bnfc

Acho que há que separar as situações de 1) um indivíduo comum cujo filho torce por outro clube desde muito pequeno e 2) um indivíduo que tem passado como atleta de um clube, logo a partir da formação, cujo filho torce por outro clube desde pequeno.

São situações distintas porque qualquer miúdo ficaria mais investido ao saber que o pai tinha sido atleta nesse clube. Em condições normais.

Ainda assim, é possível que algo assim aconteça? Sim, é possível, se pelo menos uma destas condições se verificar:

1) O pai não tem uma relação muito próxima com o filho (sejamos honestos, basta comprar-se equipamento do clube a uma criança, ver os jogos com ela, fazer algo especial quando o clube ganha, etc, e a coisa está resolvida... isto se houver uma relação de proximidade entre pai e filho).

2) A mãe é ainda mais doente pelo porto que o pai pelo Benfica; basta haver uma relação mais próxima com a mãe para o desfecho ser este.

3) O pai tem uma relação próxima com o filho mas não investe na parte do clubismo, o que seria esquisito no caso de um ex-atleta.

4) O pai jogou muitos anos no Benfica mas na verdade até é portista.

O cenário de se ter tornado portista apenas porque gostou do clube ou apenas porque na escola o pessoal era do porto não me parece fazer muito sentido. Influência dos pais quando existe uma relação de proximidade ganha quase, quase sempre.

MrFire

Citação de: Ginkgo em 25 de Outubro de 2024, 09:56
Citação de: MrFire em 25 de Outubro de 2024, 09:44
Citação de: Ginkgo em 25 de Outubro de 2024, 09:33
Citação de: MrFire em 25 de Outubro de 2024, 00:12Até nisso os Andrades pelo menos cá no Norte são bem mais incisivos.

É quase impossível conhecer um filho de um Andrade que não seja Andrade.

E andam o tempo TODO a chatear os filhos dos outros.

E nota se que é uma questão cultural e que não dá hipótese de escolha.Desde cedo o Benfica é "caca" (ou pior).

Tal e qual. Na zona do Porto é isto sem tirar nem pôr.

Desde educadores de infância, pais de colegas, empregados de pastelaria, etc. Tudo pergunta aos putos qual é o clube e faz questão de tentar forçar os que são do Benfica a mudar.

Chega a ser incomodativo, até para os próprios miúdos.

Eu levei com isso a vida toda e em todo o lado. " És do Norte e apoias um clube de Lisboa?!"
Também eu, ainda por cima numa altura bem difícil em que o Benfica só ganhou alguma coisa para aí quando cheguei ao 12° lol

Eu igual!

O meu primeiro campeonato ganho pelo Benfica eu tinha 5 anos e pouco me lembro.
O Benfica foi campeão em Braga e só me lembro de ir de carro com o meu Pai e a minha Mãe para os Aliados. Muito Benfiquista por lá e lembro-me de um senhor que benzia os carros com uma banheira gigante do Benfica.
Ao vir embora e a passar por Lourosa, lembro-me de o meu Pai ir a buzinar muito quando passou por um café que era frequentado pelos Andrades .

Eu só aos 16/17 é que ganhei o meu primeiro campeonato!! Cheguei a pensar que ia morrer sem ver o Benfica campeão.

Mestre30

Citação de: MrFire em 25 de Outubro de 2024, 00:12Até nisso os Andrades pelo menos cá no Norte são bem mais incisivos.

E nota se que é uma questão cultural e que não dá hipótese de escolha.Desde cedo o Benfica é "caca" (ou pior).

Desde educadores de infância, pais de colegas, empregados de pastelaria, etc. Tudo pergunta aos putos qual é o clube e faz questão de tentar forçar os que são do Benfica a mudar.

Eu levei com isso a vida toda e em todo o lado. " És do Norte e apoias um clube de Lisboa?!"
Ainda hoje me dizem isso🤣🤣. Levam logo como resposta que o Benfica não é de Lisboa....... é do Mundo! Fim de conversa.😁

saivet

Citação de: Çula em 24 de Outubro de 2024, 19:59
Citação de: Nuno_SLB em 24 de Outubro de 2024, 17:29
Citação de: Greis em 24 de Outubro de 2024, 16:52Alguém me explique como é que filhos de antigos jogadores nossos vão dar em Andrades?

Basta a mãe ser andrade e ter vencido a batalha.  :-X

Ás vezes nem é uma questão de batalha.

Há pais que fazem os filhos sócios assim que nascem.
Há outros que fazem de tudo para que o filhos virem adeptos do seu clube.
E há outros que deixam andar e a criança que escolha o clube que bem entender.

Todas são aceitáveis.

Eu optei pela última e ontem no aniversário de 6 anos da minha filha lá tive de lhe oferecer a camisola do SCP (raios parta a miuda não se calava que queria uma camisola do "Xpoting"  :buck2: )

Há coisas bem mais importantes na vida.

não é uma questão de escolha!

Com todo o respeito , uma criança de 6 anos não toma decisões por gostar de x ou Y

Alguém do sporting da tua família ou amiguinhos da escola são do sporting e ela foi no embalo.

Tu é que tens que mostrar o que é o Benfica, levar ao estádio se possível, meter músicas do Benfica a tocar em casa, ver jogos na televisão, falar sobre o Benfica.. tudo estímulos do BENFICA . Sem pressionar a miúda a ser do Benfica, mas automaticamente ela vai começar a gostar

É a mesma coisa com a religião. Ninguém nasce católico ou muçulmano , mas ao viveres num ambiente /país com essa religião e costumes vais te adaptar a eles 

RS14

Citação de: Mestre30 em 25 de Outubro de 2024, 11:44

Ainda hoje me dizem isso🤣🤣. Levam logo como resposta que o Benfica não é de Lisboa....... é do Mundo! Fim de conversa.😁
Essa conversa de apoiar o Benfica por ser de LX é só para nós. Nunca ouvi nenhum dos meus amigos andrades reclamarem de os sportiguistas apoiarem um clube de LX. São uns hipocritas de merda.

MrFire

Citação de: Di_Maria em 25 de Outubro de 2024, 10:18
Citação de: Greis em 24 de Outubro de 2024, 16:52Alguém me explique como é que filhos de antigos jogadores nossos vão dar em Andrades?

Todas são aceitáveis.

Eu optei pela última e ontem no aniversário de 6 anos da minha filha lá tive de lhe oferecer a camisola do SCP (raios parta a miuda não se calava que queria uma camisola do "Xpoting"  :buck2: )

Todas são aceitáveis, mas faz-me uma confusão extrema.

Ter um filho ou uma filha e não o puxar para o nosso clube do coração? Não o levar ao estádio? Não o fazer de sócio? Para mim é completamente impensável.

No Benfica isto acontece muito, 50% da malta que diz que é do Benfica, não liga a nada, nem sequer sabe o nome dos jogadores e deixa os filhos "fugir" para os rivais.

Nos rivais é muito diferente. Tenho um caso na família em que a Mãe é lagarta, o Pai é benfiquista, tiveram um filho que chegou a ver comigo finais europeias do Benfica em criança, e hoje em dia é da claque do sporting... quando se separaram a Mãe não descansou enquanto não virou o miúdo.

Nisto os adeptos do Benfica é o deixa andar... ele escolhe...

Um primo meu teve um filho, tem agora 1 ano e tal e diz que não vai fazer de nada para ele ser do Benfica.. ele depois escolhe.. pah.. impensável. A sorte é que eu sou o padrinho do miúdo e do que depender de mim irá comigo à bola e com o meu filho.

Nos rivais não tens simplesmente hipótese de escolha. Os Pais fazem uma pressão muito maior. Sempre com o Benfica é uhhhhhh, não presta, e etc.

Imagino um miúdo que nasça no porto hoje, com Pais do porto, e ser do Benfica. Isso simplesmente não existe.

Cada um sabe de si, mas a ligação maior com o meu Pai , é o Benfica. Esteja ele onde estiver pode estar descansado que aqui em baixo, a luta continua, pelo NOSSO Benfica.

Só para rematar que me esqueci, é por estas e por outras que chegamos a 2024, em Carcavelos e o meu filho em 30, são 5 do Benfica. Quase tantos do Benfica, como do porto,o resto tudo lagartos.

Ri-me mais do que devia com isto.

E trabalho há 10 anos no Porto e estudei lá outros tantos.
Antigamente ainda acontecia, hoje é simplesmente impossível!

Os putos de amigos até olham para mim de esguelha quando ouvem falar no Benfica.

MrFire

Citação de: Chairman em 25 de Outubro de 2024, 10:25

Todas são aceitáveis.

Até ficava surpreendido se não regredisse-mos a este patamar. :rir:

É verdade que há coisas MUITO mais importantes na vida, mas custa alguma coisa ter prazer e fazer um pequeno esforço para partilhar o clube com o filho?

Eu fiz isso com gosto e prazer!!

É que nem dinheiro é preciso gastar,nem é preciso menosprezar os rivais, basta vontade e gastar algum latim que ainda é de borla.

rdr10

Impensável ter um filho que não seja Benfiquista, e obviamente não vai ter hipóteses de não o ser com um pai doente como eu.

MrFire

Citação de: Çula em 25 de Outubro de 2024, 10:33
Citação de: MrFire em 25 de Outubro de 2024, 09:00
Citação de: DeadPool em 25 de Outubro de 2024, 08:25Qual é o stress que os filhos não tenham os mesmos gostos dos pais? Ou só serve quando são benfiquistas?

A mim faz-me um pouco de confusão, no sentido em que preferia sempre que os meus filhos fossem do meu clube.

E nem é tanto pela "clubite', é por todo aquele ritual de vermos os jogos juntos e partilharmos juntos esse sentimento.

Acho que é algo que aproxima os Pais dos filhos ao longo de toda a vida.

Pelo menos eu e o meu Pai usamos sempre o Benfica como um elo de ligação, convívio e partilha.

Imago que em Lisboa seja diferente (por vários motivos), mas no Norte e no meio mais rural é quase algo cultural.

Há excepções, mas são incrivelmente rara. Em toda a minha vida só conheci pessoalmente 1 Benfiquista que teve Pais Portistas.

Os meus filhos têm 7 e 4 anos, e é um sentimento indescritível vê-los a partilhar o mesmo gosto e a estar do mesmo lado da "barricada".

Tenho um primo que é de Aveiro ( Benfiquista), a mulher é portista ( mas não liga a futebol) , e tem 2 filhos portistas .

Ao início gabava - se de ser tolerante, hoje em dia fica triste por sentir e ver que há muita coisa que se perde.

Por mais que queiram desvalorizar, não é a mesma coisa! Todos aqueles que têm filhos que partilham o mesmo clube, sabem os momentos de prazer e cumplicidade que se criam.

Mas cada um é que sabe!

Eu neste momento sinto-me feliz por ter feito esse pequeno "esforço" . E por vezes basta gestos simples.

O que coloquei a bold é exactamente o que me deixa mais triste.

De qualquer forma se a miuda vier a ser adepta de estádio e quiser ir ver jogos do scp levoa-a na boa. Fico lá sentado e sossegadinho e ela que disfrute.

O meu pai é sportinguista e nunca me influenciou em nada, achei que deveria fazer o mesmo quando fosse a minha vez.

No dia 06/01/1990 (quando fiz 10 anos) levou-me sem aviso prévio ao Estádio da Luz e lá num guichet qualquer entregou a minha proposta de sócio que entretanto já tinha preenchido em segredo.

Estou-lhe grato por isso.

Cada vida é uma História que deve ser respeitada. E respeito a tua opinião!

Não pretendo julgar ninguém, dei só a minha opinião e o meu caso.

Mas acredita que os outros não jogam com as mesmas armas do que tu. O meu filho um dia chegou a casa a perguntar se tinha que ser do Porto.

E eu perguntei lhe, "mas porquê que dizes isso?"

O Pão da S..... ( Que até nem é nascido em Portugal) diz que no Norte todos têm de ser do Porto, que não vale ser do Benfica.

Outra situação foi uma educadora que perguntou o clube aos miúdos da turma.

Segundo o meu filho quase toda a turma era do Porto, e ela perguntou aos restantes " vocês não querem ser do Porto também, assim festejavamos todos juntos"

Ainda outra situação.

A escola disponibiliza sempre 1 bola aos alunos para o intervalo.
Durante um longo período a bola que eles disponibilizaram ( até se estragar toda) era uma bola com o símbolo do Porto.

P.S. E o dono da escola é Sportinguista fanático, mas nem ele tem mão para aquilo 😂

Benfiquista de Baguim

Citação de: SousaLB em 25 de Outubro de 2024, 09:08
Citação de: DeadPool em 25 de Outubro de 2024, 08:25Qual é o stress que os filhos não tenham os mesmos gostos dos pais? Ou só serve quando são benfiquistas?

A mim faz-me um pouco de confusão, no sentido em que preferia sempre que os meus filhos fossem do meu clube.

E nem é tanto pela "clubite', é por todo aquele ritual de vermos os jogos juntos e partilharmos juntos esse sentimento.

Pelo menos eu e o meu Pai usamos sempre o Benfica como um elo de ligação, convívio e partilha.

Imago que em Lisboa seja diferente (por vários motivos), mas no Norte e no meio mais rural é quase algo cultural.

Há excepções, mas são incrivelmente rara. Em toda a minha vida só conheci pessoalmente 1 Benfiquista que teve Pais Portistas.
Então tens aqui outro.

"Pais" não, que a minha mãe detesta futebol, mas o meu pai é portista e só perde um jogo se morrer alguém.

Mais um aqui, existem muitos e o que mais influência são geralmente os amigos na escola ou irmãos mais velhos.

MrFire

Citação de: Benfiquista de Baguim em 25 de Outubro de 2024, 15:25
Citação de: SousaLB em 25 de Outubro de 2024, 09:08

Então tens aqui outro.

"Pais" não, que a minha mãe detesta futebol, mas o meu pai é portista e só perde um jogo se morrer alguém.

Mais um aqui, existem muitos e o que mais influência são geralmente os amigos na escola ou irmãos mais velhos.

Antigamente acredito que ainda houvesse alguns.

Eu falo dos miúdos que tem hoje 10/12 anos.

Benfiquista de Baguim

Citação de: rdr10 em 25 de Outubro de 2024, 14:51Impensável ter um filho que não seja Benfiquista, e obviamente não vai ter hipóteses de não o ser com um pai doente como eu.

Depende, o meu filho mais velho tem agora 7 anos, a maioria dos amigos são do porto e o mais importante é que agora que se começa a interessar por futebol tem o sporting em grande, o porto em baixo mas com muitos colegas portistas e o principal que é o Benfica estar na merda graças ao nosso grande presidente.

Os momentos de vitória dos clubes influenciam muito na escolha de clube dos miúdos.

rdr10

Citação de: Benfiquista de Baguim em 25 de Outubro de 2024, 15:27
Citação de: rdr10 em 25 de Outubro de 2024, 14:51Impensável ter um filho que não seja Benfiquista, e obviamente não vai ter hipóteses de não o ser com um pai doente como eu.

Depende, o meu filho mais velho tem agora 7 anos, a maioria dos amigos são do porto e o mais importante é que agora que se começa a interessar por futebol tem o sporting em grande, o porto em baixo mas com muitos colegas portistas e o principal que é o Benfica estar na merda graças ao nosso grande presidente.

Os momentos de vitória dos clubes influenciam muito na escolha de clube dos miúdos.

Nem pensar.

Eu cresci na altura do Vietnam com o meu pai a levar-me ao estádio de 2 em 2 semanas, não tive qualquer hipótese, e com o meu filho seria igual.. é literalmente um não assunto.

E nada contra a opinião do Çula, quem respeito muito, mas se tu não te estás a esforçar para o teu filho ser de clube "x" alguém está, ou o avo, ou a mãe, ou o colega da escola, ou o pai de um amigo, etc etc etc
Viver na ilusão que "eu sou muito bacano e o puto pode ser o que quiser" é isso mesmo, ilusão, alguém vai fazer o teu trabalho por fora, isso é mais que certo.

Pevides

valores nao se ensinam!

rdr10

E já agora, cada vez ouço mais relatos de anti-benfiquismo nas escolas por esse país fora, casos de bullying e tudo a crianças do Benfica.