Taça Nacional de Futsal Feminino - 2007-2008

Bessem Jday

In www.onortedesportivo.com

Depois de terem vencido o primeiro jogo por 6-0, O Benfica deslocou-se ontem ao Multiusos de Gondomar ciente de que a eliminatória estava praticamente resolvida. No entanto, não descansou à sobra da vantagem, e, ante uma equipa gondomarense bem organizada, realizou um encontro equilibrado e bem disputado.
A Escola de Gondomar foi a primeira a adiantar-se no marcador, aos oito minutos, com Fernanda a concluir de primeira, no centro da área, um livre apontado por Susy. Mas a festa das gondomarenses durou apenas um minuto, já que, na sequência de um contra-ataque, Rita apontou o primeiro dos três tentos da sua autoria, após combinação entre Sílvia e Catarina.
A partir desse momento, as «encarnadas» passaram a mandar no jogo, com Marisa, aos 10 minutos, a falhar aquele que podia ter sido o 2-1. Mas, aos 12, Rita «bisou» na partida, coroando o melhor momento das visitantes.
A Escola de Gondomar reagiu com um remate de Sónia pouco por cima da barra, aos 13 minutos, mas, na sequência, e novamente em contra-ataque, uma «arma» muito eficaz do Benfica, Marisa apontou o 3-1.
Ainda antes do intervalo, porém, a formação orientada por Daniela Costa reduziu a desvantagem, quando Dani Vieira, que aparentemente terá feito falta antes sobre Marta, ganhou a bola à entrada da área e fez o 3-2.
A segunda parte começou com o golo do Benfica, nove segundos depois do apito inicial, com Catarina a fugir pela esquerda e a atirar certeiro. Dois minutos depois, numa reposição de bola em campo, Rita fez o «hat-trick».
A Escola de Gondomar, porém, não baixou os braços e, aos 30, Lili apontou um livre em zona frontal, a bola passou por toda a gente e entrou na baliza.
Ficou ainda por marcar um penálti, por Marisa, que sofreu a falta provocada por Joana, aos 35, mas depois a «número 5» do Benfica redimiu-se ao dar a marcar a Catarina, aos 38. Antes do apito final, porém, Sóninha reduziu para os 6-4 finais.

----------------

FICHA
Escola Gondomar
Dani Ribeiro (guarda-redes), Tânia, Sónia, Susy e Rita Couto («cinco» inicial). Jogaram ainda: Joana (guarda-redes), Beta, Lili, Sóninha, Fernanda e Dani Vieira. Treinadora: Daniela Costa.

Benfica
Guida (guarda-redes), Catarina, Sílvia, Rita e Marisa Lima («cinco» inicial). Jogaram ainda: Tânia Marques (guarda-redes), Marta, Cheila, Sónia, Eliane, Beta e Aline. Treinadora: Vera Bettencourt.

Árbitros: Hélio Rabasquinho e Romeu Afonso, de Castelo Branco. Jogo disputado no Pavilhão Multiusos de Gondomar, perante cerca de 300 espectadores. Ao intervalo: 2-3. Marcadoras: Fernanda (8), Rita (9, 12 e 22), Marisa Lima (14), Dani Vieira (19), Catarina (20 e 38), Lili (30) e Sóninha (39). Cartões amarelos: Rita Couto (23), Sílvia (29), Marisa Lima (30) e Joana (35).

----------------

DANIELA COSTA

CONSEGUIMOS DAR UMA IMAGEM DIFERENTE DA EQUIPA
A treinadora da Escola de Gondomar, Daniela Costa, estava triste por a equipa não ter conquistado o título, mas feliz pela prestação nesta segunda mão da final da Taça Nacional. "Para o afastamento do título pesou muito o jogo que fizemos em Lisboa, no qual estivemos não tão fortes do ponto de vista psicológico, nem tão concentradas. Se calhar, aí, deitámos a perder o título nacional. Hoje, o nosso objectivo era dar uma imagem diferente da equipa e penso que conseguimos", começa por dizer, ao ND, apontando ainda: "Em determinadas alturas do jogo conseguimos mesmo ser superiores e estar bem, pecámos na finalização, mas, pelo menos, demos uma imagem diferente". O facto de terem jogado no moderno Multiusos de Gondomar, com bastante público, foi, para Daniela Costa, a «arma» da equipa que orienta: "O ambiente ajudou muito e queria agradecer ao município de Gondomar a possibilidade que nos deu de jogar aqui a final. Foi o reconhecimento do nosso trabalho por parte da cidade, que tem uma equipa de futsal feminino entre as duas melhores nacionais. Penso que Gondomar está orgulhosa e nós também, apesar de não termos conseguido festejar o título".

ESTE TÍTULO TEM UM SABOR MUITO ESPECIAL
Conquistar o quarto título nacional consecutivo não foi, afinal, assim tão fácil para o Benfica. A treinadora Vera Bettencourt lembra as dificuldades que a equipa atravessou ao longo da época e a felicidade de as ter conseguido ultrapassar até celebrar a conquista do troféu. "Este título tem um sabor muito especial. É o nosso quarto título consecutivo, depois de uma época complicada, mas conseguimos o grande objectivo, que era sermos campeãs nacionais, e para isso trabalhamos estes 10 meses. Como este é o último jogo, e é altura em que olhamos para trás e para tudo o que fizemos, posso dizer que valeu tudo a pena. Passámos fases complicadas, e eu também, a nível pessoal, pois hoje faltava uma pessoa especial para mim na bancada, que era o meu pai, mas dedico-lhe este título e esta a festa", aponta a técnica do Benfica. Em relação ao jogo, Vera Bettencourt elogia as adversárias e a postura que tiveram até ao último minuto: "Jogaram com mais atitude e querer. Sabiam que, em termos de números, não tinham hipóteses, mas se perdemos nos números temos de ganhar na atitude e no querer. E foi isso que aconteceu. As minhas jogadoras estão de parabéns, elas merecem tudo isto, e parabéns às adversárias também".

Um ano diferente
A «capitã» do Benfica, Catarina, segue a linha de pensamento da treinadora e admite que este título tem um sabor especial: "Este ano foi diferente, pois, pela primeira vez, acabámos o Campeonato com uma derrota, o que não foi normal para nós. Estávamos habituadas a acabar o Campeonato só com vitórias, mas este ano perdemos dois jogos para o Nacional, o que não invalidou a nossa presença na final, mas por isso tem um gosto diferente e especial este título". Catarinha lembra que jogar, "ao mesmo tempo, a Taça Nacional e a Taça das Nações, é um grande desgaste físico" e que o Benfica "pagou essa factura". "A Taça Nacional não correu como das outras vezes, tivemos jogos muito bons, mas outros nem tanto, e tivemos alguns castigos e lesões. Mas esta equipa conseguiu mostrar que não só tem uma boa parte técnica e táctica, mas também um grande espírito que consegue dar a volta às adversidades", concluiu.

modalidades SLB

Parabéns às nossas meninas. :slb2: :winner: :drunk:
CAMPEÕES, CAMPEÕES, NÓS SOMOS CAMPEÕES. :winner: :winner: :winner: :drunk: :drunk: :drunk: :slb2: :slb2: :slb2: :ptflag: :ptflag: :ptflag: :cheerleaders: :cheerleaders: :cheerleaders: :bow2: :bow2: :bow2: :clap1: :clap1: :clap1:

Old Holligan

Sobre a categoria da nossa equipa de futsal feminino penso que já ninguém tem dúvidas tal é a quantidade de títulos que já foram conquistados pela mesma para o Benfica.
             Acho que até os dirigentes do SLB já se devem ter apercebido disso. No entanto uma dúvida me surge. Porque será que ao fim de quatro anos consecutivos a serem campeãs as nossas meninas nunca foram distinguidas com as faixas de campeãs? Tenho reparado que todos os escalões práticamente de todas as modalidades são agraciados com as mesmas. Por exemplo, no penúltimo jogo em casa do futsal masculino e durante p intervalo do mesmo, a equipa de sub 20 de basquetebol foi agraciada com as mesmas tendo estado presente o secretário geral das modalidades Carlos Lisboa. Provávelmente o mesmo não saberá que existe futsal feminino no SLB e que por acaso é a equipa mais vencedora dos últinos anos no nosso clube. Como nunca o vi em nenhum jogo deduzo que desconheça a sua existência.
              Daqui lanço o meu desafio a alguém ligado à Direcção das modalidades amadoras que façam chegar este meu pedido ao Sr. Carlos Lisboa ou ao Dr. Fernando Tavares: Entreguem as faixas de campeãs àquelas atletas que jogo após jogo dão o seu melhor em nome do nosso Benfica. Têem uma grande oportunidade de o fazer por exemplo ao intervalo do jogo com o Belenenses do próximo dia 28 no nosso Pavilhão. Garanto-vos que elas se sentiriam extremamente honradas!
               Desde já agradeço se tal se vier a concretizar!

O_Glorioso

Citação de: Old Holligan em 17 de Junho de 2008, 00:08
             Sobre a categoria da nossa equipa de futsal feminino penso que já ninguém tem dúvidas tal é a quantidade de títulos que já foram conquistados pela mesma para o Benfica.
             Acho que até os dirigentes do SLB já se devem ter apercebido disso. No entanto uma dúvida me surge. Porque será que ao fim de quatro anos consecutivos a serem campeãs as nossas meninas nunca foram distinguidas com as faixas de campeãs? Tenho reparado que todos os escalões práticamente de todas as modalidades são agraciados com as mesmas. Por exemplo, no penúltimo jogo em casa do futsal masculino e durante p intervalo do mesmo, a equipa de sub 20 de basquetebol foi agraciada com as mesmas tendo estado presente o secretário geral das modalidades Carlos Lisboa. Provávelmente o mesmo não saberá que existe futsal feminino no SLB e que por acaso é a equipa mais vencedora dos últinos anos no nosso clube. Como nunca o vi em nenhum jogo deduzo que desconheça a sua existência.
              Daqui lanço o meu desafio a alguém ligado à Direcção das modalidades amadoras que façam chegar este meu pedido ao Sr. Carlos Lisboa ou ao Dr. Fernando Tavares: Entreguem as faixas de campeãs àquelas atletas que jogo após jogo dão o seu melhor em nome do nosso Benfica. Têem uma grande oportunidade de o fazer por exemplo ao intervalo do jogo com o Belenenses do próximo dia 28 no nosso Pavilhão. Garanto-vos que elas se sentiriam extremamente honradas!

Apoiado. É completamente merecido e justo!  :clap1:

Bessem Jday

Caros amigos,

Não sei quanto custa uma faixa de campeão mas caso o Benfica não entregar as respectivas faixas irei iniciar uma campanha a denunciar a situação em todos os eventos que entreguem faixas ou prestem homenagens a equipa campeãs.

Temos que acabar com a discriminação dentro de casa.

acfan

Citação de: O_Glorioso em 17 de Junho de 2008, 16:38

O0 O0TOTALMENTE DE ACORDO O0 O0

Slbstriker

Citação de: acfan em 19 de Junho de 2008, 16:22
Citação de: O_Glorioso em 17 de Junho de 2008, 16:38

O0 O0TOTALMENTE DE ACORDO O0 O0

Bem que as nossas campeãs podiam receber este sábado as faixas pela conquista do título. :slb2:

Lordlothar

Citação de: modalidades SLB 4ever em 16 de Junho de 2008, 16:44
Parabéns às nossas meninas. :slb2: :winner: :drunk:
CAMPEÕES, CAMPEÕES, NÓS SOMOS CAMPEÕES. :winner: :winner: :winner: :drunk: :drunk: :drunk: :slb2: :slb2: :slb2: :ptflag: :ptflag: :ptflag: :cheerleaders: :cheerleaders: :cheerleaders: :bow2: :bow2: :bow2: :clap1: :clap1: :clap1:
ninguém tem fotos das nossas meninas? :whistle2: :whistle2:

O_Glorioso

Bekambol