Convoção AG Extraordinária | Alteração dos estatutos

Imortal10

Citação de: RodrigoVivo em 10 de Maio de 2024, 15:48Assinado. Fui o 6º pelo que não preenchi alguns campos que apareceram agora, se for necessário atualizar estou disponivel.

AVANTE!





Vê se consegues remover a assinatura e voltar a assinar

cfriacas

Citação de: J_PN em 10 de Maio de 2024, 14:55
Citação de: player12 em 10 de Maio de 2024, 14:54
Citação de: J_PN em 10 de Maio de 2024, 14:45As assinaturas têm que ser físicas. Salvo erro, o Servir o Benfica referiu isso quando angariou assinaturas para a AGE.
Assinaturas físicas numa altura destas do campeonato em que estamos a entrar na era do digital, mais uma coisa para mudar nos estatutos.

Tens razão, mas quanta % da população já tem assinatura digital? Muito pouca.


Qualquer pessoa pode ter chave móvel digital.

E quando faz o cartão pode ou não activar a assinatura. E se não o fez, pode ir a uma loja do cidadão para a activar.

cfriacas

Citação de: Imortal10 em 10 de Maio de 2024, 16:54
Citação de: Hiper Benfica em 10 de Maio de 2024, 16:45
Citação de: Imortal10 em 10 de Maio de 2024, 16:42
Citação de: Hiper Benfica em 10 de Maio de 2024, 16:41
Citação de: Imortal10 em 10 de Maio de 2024, 16:19
Citação de: Hiper Benfica em 10 de Maio de 2024, 16:18Podem-me explicar como funcionam os tais 50 votos nas casas do Benfica? Os votos acumulam com os de socios que bofam nas mesmas? Ha outras situações como essas? Qual a relaçao entre anos de sócios e votos?

o presidente da casa, vota em nome da casa. Existe uma ou outra, mais democrática, que dá aos sócios da casa a oportunidade de eleger o voto da casa. Mas são raras excepções.

Reconhecendo que as casas têm um presidente que geralmente está relacionado com o presidente do Benfica, fica fácil saber que 50 votos equivalem a 100

Isto so acontece no nosso clube?

os nossos rivais, pelo menos, não têm betão a votar em eleições..

A relacao dos anos de socio-votos no zbod nao é ainda mais dispar do que a nossa, mesmo que nao tenham isto das casas?

tenho ideia que é menos dispar


Sim, a amplitude de votos é menor.

Basta ir ao site deles ver... www.sporting.pt/pt/ajuda/socios

cfriacas

Citação de: Hiper Benfica em 10 de Maio de 2024, 16:41
Citação de: Imortal10 em 10 de Maio de 2024, 16:19
Citação de: Hiper Benfica em 10 de Maio de 2024, 16:18Podem-me explicar como funcionam os tais 50 votos nas casas do Benfica? Os votos acumulam com os de socios que bofam nas mesmas? Ha outras situações como essas? Qual a relaçao entre anos de sócios e votos?

o presidente da casa, vota em nome da casa. Existe uma ou outra, mais democrática, que dá aos sócios da casa a oportunidade de eleger o voto da casa. Mas são raras excepções.

Reconhecendo que as casas têm um presidente que geralmente está relacionado com o presidente do Benfica, fica fácil saber que 50 votos equivalem a 100

Isto so acontece no nosso clube?

Só.

cfriacas

Citação de: Imortal10 em 10 de Maio de 2024, 16:33À data de hoje, temos 53 assinaturas e, no mínimo, 765 votos.

Pedia aos primeiros signatários da petição que alterem os dados para contemplar o campo sócio efetivo/correspondente e o número de anos de associado.

VIVA O BENFICA!

Os correspondentes (e mesmo efectivos com MENOS de 10 anos de Sócio) não faz sentido sequer assinarem um pedido de AGE.
Só vão criar entropia para determinar o número de votos respeitante ao total das assinaturas.....

J_PN

Citação de: cfriacas em 10 de Maio de 2024, 17:13
Citação de: J_PN em 10 de Maio de 2024, 14:55
Citação de: player12 em 10 de Maio de 2024, 14:54
Citação de: J_PN em 10 de Maio de 2024, 14:45As assinaturas têm que ser físicas. Salvo erro, o Servir o Benfica referiu isso quando angariou assinaturas para a AGE.
Assinaturas físicas numa altura destas do campeonato em que estamos a entrar na era do digital, mais uma coisa para mudar nos estatutos.

Tens razão, mas quanta % da população já tem assinatura digital? Muito pouca.


Qualquer pessoa pode ter chave móvel digital.

E quando faz o cartão pode ou não activar a assinatura. E se não o fez, pode ir a uma loja do cidadão para a activar.


Eu tenho assinatura digital. Vai lá meter a malta acima de 50 a fazer isso.

cfriacas

Citação de: Hiper Benfica em 10 de Maio de 2024, 16:18Podem-me explicar como funcionam os tais 50 votos nas casas do Benfica? Os votos acumulam com os de socios que bofam nas mesmas? Ha outras situações como essas? Qual a relaçao entre anos de sócios e votos?


Fui delegado nas eleições de 2021.

Vários presidentes de casa vieram votar na mesa onde eu estive e tinham um "cartão especial" que lhes tinha sido enviado por correio. Esse cartão "vale" 50 votos, independentemente do nº de anos da Casa.

Por azar também meteram água e houve um presidente de casa que vinha com o cartão de outra casa... depois a mesa (composta exclusivamente por FUNCIONÁRIOS do Clube) teve que resolver o problema.....


cfriacas

Citação de: Imortal10 em 10 de Maio de 2024, 15:25
Citação de: ff77 em 10 de Maio de 2024, 15:25Surpreso pela pouca adesão que está a ter.
Tudo manda bocas que temos de mudar mas pelos vistos é só mesmo para mandar bocas.
Fazer algo para isso, tá quieto.

35 assinantes até agora. Muito pouco

Precisamos de 200 sócios com antiguidade superior a 25 anos para convocar uma AG


Pela experiência da AGE de 2021, também tem que se contar com os Sócios de 20 votos. Em 2021 foram mais de 330. Os que tinham 50 votos foram bem menos de 200.

cfriacas

Citação de: ff77 em 10 de Maio de 2024, 15:25Surpreso pela pouca adesão que está a ter.
Tudo manda bocas que temos de mudar mas pelos vistos é só mesmo para mandar bocas.
Fazer algo para isso, tá quieto.


As assinaturas não são instantâneas.
As assinaturas para a AGE de 2021 levaram MESES a recolher, juntar, etc.

Ter dezenas de assinaturas em poucos dias é muito bom. Mas o método não é o melhor. Deveria ser em papel, e haver também um PDF que as pessoas conseguissem assinar digitalmente (ou com chave móvel digital ou com cartão de cidadão). Assinaturas digitalizadas valem zero, btw.


cfriacas

Citação de: player12 em 10 de Maio de 2024, 14:54
Citação de: J_PN em 10 de Maio de 2024, 14:45As assinaturas têm que ser físicas. Salvo erro, o Servir o Benfica referiu isso quando angariou assinaturas para a AGE.
Assinaturas físicas numa altura destas do campeonato em que estamos a entrar na era do digital, mais uma coisa para mudar nos estatutos.


Isso da era é muito relativo.....

O voto electrónico também é "moderno". Não dá é garantias de uma eleição "limpa", sem qualquer "truque".

cfriacas

Citação de: J_PN em 10 de Maio de 2024, 17:17
Citação de: cfriacas em 10 de Maio de 2024, 17:13
Citação de: J_PN em 10 de Maio de 2024, 14:55
Citação de: player12 em 10 de Maio de 2024, 14:54
Citação de: J_PN em 10 de Maio de 2024, 14:45As assinaturas têm que ser físicas. Salvo erro, o Servir o Benfica referiu isso quando angariou assinaturas para a AGE.
Assinaturas físicas numa altura destas do campeonato em que estamos a entrar na era do digital, mais uma coisa para mudar nos estatutos.

Tens razão, mas quanta % da população já tem assinatura digital? Muito pouca.


Qualquer pessoa pode ter chave móvel digital.

E quando faz o cartão pode ou não activar a assinatura. E se não o fez, pode ir a uma loja do cidadão para a activar.


Eu tenho assinatura digital. Vai lá meter a malta acima de 50 a fazer isso.


Sim, é um excelente ponto. Daí nada melhor que as assinaturas em papel. :-)

cfriacas

Citação de: Imortal10 em 10 de Maio de 2024, 14:55
Citação de: J_PN em 10 de Maio de 2024, 14:45As assinaturas têm que ser físicas. Salvo erro, o Servir o Benfica referiu isso quando angariou assinaturas para a AGE.

Os estatutos não são claros, mas teremos de avançar nesse sentido sim, para não existirem dúvidas. E sócios efetivos. Esta pode ser uma forma de sondar e identificar os sócios signatários para depois se convocar uma ação presencial.



Permite-me discordar. Os estatutos são claros. Para convocar uma AGE apenas contam os sócios efectivos (e maiores de idade) -- e com quotas em dia!!!

Depois da entrega das assinaturas ao Presidente da Mesa, as assinaturas têm que ser validadas pelos serviços do Clube.

cfriacas

Citação de: Imortal10 em 08 de Maio de 2024, 08:23
Citação de: immoreofadogperson em 08 de Maio de 2024, 00:45Caríssimo consócio,

Muito obrigado pela iniciativa.

No entanto, questiono: em que medida são válidas as subscrições da petição? Recordo-me do Movimento Servir o Benfica andar a recolher assinaturas físicas precisamente para efeitos de marcação de uma AG extraordinária.

Recordo, ainda, a limitação a sócios efetivos, o que significa que a Mesa da AG tudo fará para dificultar a concretização daquela.

Nessa medida, sinto algum desconforto em subscrever por esta via sem ter a certeza da sua validade para os efeitos propostos.

Um grande abraço de solidariedade pela iniciativa, muitíssimo necessário e aspeto a que também tenho dado enfoque.

Para os que quiserem aprofundar, deixo um artigo de um membro da Comissão de Revisão dos Estatutos do Sport Lisboa e Benfica, Raquel Vaz Pinto, que é arrasador e, como sempre, passou despercebido, no qual se confirma que a proposta da Comissão foi colocada na gaveta: https://tribuna.expresso.pt/opiniao/2023-07-20-Os-Estatutos-E-Pluribus-Unum-do-Sport-Lisboa-e-Benfica-fd01f9e5

Bom dia caro consócio,

Obrigado pela resposta.

Quanto à legalidade da recolha de assinatura por esta via, assumo que tenha de se verificar a cobertura legal da petição online. Os estatutos não mencionam a não possibilidade de recolha de assinaturas por via eletrónica, mas caso esta seja inviável terá de se promover um evento presencial para recolha de assinaturas. Não obstante, penso que já tenham existido no passado petições para a Assembleia da República por esta via, que têm o seguinte enquadramento legal https://peticaopublica.com/info/legislation.aspx

No que respeita à qualidade dos sócios, onde é mencionado nos estatutos que apenas sócios efetivos poderão convocar uma AG extraordinária? Neste caso, os sócios correspondentes não podem exercer este direito?

Obrigado pelo contributo.


Os correspondentes não têm o direito estatutário (os Estatutos precisam mesmo de ser alterados!) de solicitar Assembleias Gerais Extraordinárias. Mas uma vez que sejam realizadas, já podem votar nos assuntos que delas constarem!

cfriacas

Citação de: chacalbenfica em 09 de Maio de 2024, 16:57Eu também sou sócio correspondente... Já agora pergunto e durante uma assembleia também posso participar e votar? Ou só os sócios efectivos...

Sim, sendo AG ou AGE, os sócios correspondentes podem votar.
Essa qualidade só lhes dará um máximo de 20 votos, ao contrário dos efectivos que atingem os 50 votos com 25 anos de associado.

Cada Sócio correspondente, se desejar, pode solicitar para passar a efectivo. Isso tem naturalmente um impacto no valor das quotas (de 100/ano para 156/ano).

cfriacas

Citação de: Imortal10 em 09 de Maio de 2024, 17:44
Citação de: imightbewrong em 09 de Maio de 2024, 17:41É CARREGAVAR NELES QUE ELES CAEM!!!!!

Era importante alguém com notariedade cavalgar isto para outros patamares. Temos jogo em casa este fim de semana.. seria uma excelente oportunidade para recolher assinaturas.


Ao que é do meu conhecimento há outra recolha de assinaturas para uma AGE a decorrer. Mas do que sei não tem a ver com os Estatutos e sim com a aprovação das actas das AG em atraso desde 2019.