Sport Lisboa e Benfica - O Jogador Estrangeiro

fyure

Em 1979 foi aprovado em assembleia geral a abertura à contratação de jogadores estrangeiros. O primeiro, no entanto, não ficou na memória senão por isso, por se o primeiro estrangeiro a vestir o manto sagrado.

Seguiram-se depois mais nomes e quando se contratava lá fora, contratava-se pela enorme qualidade. Filipovic, Stromberg, Manniche, Elzo, Mozer, Ricardo Gomes são exemplos de óptimos estrangeiros vindos nos anos 80 para o Benfica.

Serve então este tópico para tentar discutir duas temáticas e meia:

A primeira: qual é a importância do jogador estrangeiro na história do Benfica e qual o melhor critério para se contratar um jogador destes ?

Segundo, e atendendo à memória: Qual foi o melhor craque estrangeiro do Benfica ?

Segunda e meio, isto porque está ligado à anterior: Qual o nosso melhor mercado ao longo destes 30 e poucos anos ? Terá sido a escola nórdica, a brasileira, a argentina ou ainda a Europa de leste (com Rússia e Jugoslávia incluídas) ?

PS: Mais sugestões e pormenores que queiram acrescentar é só dizer. Estava a pensar fazer mesmo uma votação, mas para isso gostava de ter um apanhado de candidatos que queiram lá ver !

Red Pride

Acho que o Benfica só devia contratar um jogador estrangeiro, se o mesmo fosse muito superior ao que temos para a posição, ou não houvesse mesmo nenhuma opção no mercado português.

Quanto aos mercados, acho que o mercado europeu é o melhor, pois já são jogadores habituados ao futebol da Europa, e geralmente são já jogadores mais maduros que os que vêm de outros continentes.

Porém, não descarto umas pesquisas no mercado argentino, brasileiro ou colombiano, nem descarto ao africano, nem ao asiático, embora seja pouco provável que neste dois últimos, não tenhamos grande sorte.

Enfim, resumidamente é isto que penso. E sinceramente, acho que a gestão do plantel que o Benfica tem hoje, não é boa.

Saudações Benfiquistas e viva o Sport Lisboa e Benfica!  :)

fyure

Citação de: Red Pride em 02 de Dezembro de 2012, 12:36
Acho que o Benfica só devia contratar um jogador estrangeiro, se o mesmo fosse muito superior ao que temos para a posição, ou não houvesse mesmo nenhuma opção no mercado português.

Quanto aos mercados, acho que o mercado europeu é o melhor, pois já são jogadores habituados ao futebol da Europa, e geralmente são já jogadores mais maduros que os que vêm de outros continentes.

Porém, não descarto umas pesquisas no mercado argentino, brasileiro ou colombiano, nem descarto ao africano, nem ao asiático, embora seja pouco provável que neste dois últimos, não tenhamos grande sorte.

Enfim, resumidamente é isto que penso. E sinceramente, acho que a gestão do plantel que o Benfica tem hoje, não é boa.

Saudações Benfiquistas e viva o Sport Lisboa e Benfica!  :)
Falas aí numa coisa que sejamos sinceros, é utópica. É quase impossível ao Benfica conseguir o melhor português para cada posição nos anos. Como sabes, o português dá nas vista, agarra-se a um empresário e vai para outro campeonato receber bem mais... Mas isso é quase com todos os jogadores que dão nas vistas, mesmo os que não são portugueses.

Mas claro que seria interessante se num futuro mais risonho o Benfica pudesse conservar os melhores portugueses e ainda ter apenas os melhores estrangeiros. No fundo, quando começamos a contratar estrangeiros, o objectivo era colmatar as falhas que os portugueses já não colmatavam, ou por falta de jogadores, ou por falta de qualidade. E a verdade é que nos anos 80 praticamente não havia estrangeiro que quando chegasse ao Benfica não fosse preponderante e não fosse craque. Essa filosofia devia ter sido mantida e perdeu-se nos anos 90 em que a formação simplesmente acabou, e foi um sem fim de estrangeiros a chegar ao Benfica. Espero que aos poucos voltemos a números mais equilibrados entre estrangeiros e portugueses !

luis.live

#3
edit...

fyure

Colónias portuguesas, daí que fossem portugueses. Eu tenho familiares nascidos em Moçambique e que têm apenas uma nacionalidade, a portuguesa. Eram outros tempos, agora que são independentes todo e qualquer jogador de lá é estrangeiro, antes, e "efectivamente" eram portugueses.

pcssousa

As coisa não são bem assim... Por exemplo, Guilherme Espírito Santo nasceu em Lisboa, tendo ido para angola com 4 ou 5 anos e voltado à sua cidade natal para representar o Benfica.
Coluna era filho de pai português, Beirão (Beira Alta, creio), pelo que mesmo que Moçambique fosse independente aquando do seu nascimento teria sempre direito à nacionalidade portuguesa, de pleno direito. O próprio Eusébio, por coincidência mulato tal como Mário Coluna, filho de pai angolano mas neto de portugueses da metrópole que se tinham fixado em Angola, também teria direito a ser português a exemplo de Mário coluna mesmo que Moçambique já fosse independente em 1942.
Costa Pereira e José Águas, também eles africanos e também eles descendentes de portugueses da metrópole que se fixaram em África teriam direito á nacionalidade portuguesa.

Mais variantes poderiam entrar aqui. Na altura, qualquer desses territórios ultramarinos eram parte integrante do território português, qualquer um deles nasceu sob a bandeira portuguesa, registados como cidadãos portugueses, com bilhetes de identidade portugueses e cumprindo serviço militar por Portugal, jurando a sua bandeira, apesar de angolanos e moçambicanos eram portugueses, tal qual um minhoto é hoje minhoto e português, nem tinham outra qualquer opção.
Eram tão portugueses na altura em que representaram o Benfica mesmo que os territórios em que nasceram já fossem independentes, quanto Dimas, nascido na África do Sul mas filho de portugueses, Armando "Petit" nascido em França mas fillho de portugueses ou Marinho (o tal lateral direito que veio do sporting), nascido na Alemanha mas filho de portugueses, ou o nosso actual guarda-redes Mika, nascido na Suiça mas filho de portugueses.

Pergunto uma coisa: Cristiano Ronaldo é português, certo? agora imaginem que um dia a Madeira se torna independente, algo a que, sem querer entrar em polémicas, se calhar poderia tanto almejar quanto Cabo Verde ou são Tomé e Principe, pois qualquer um desses arquipélagos se encontrava despovoado aquando da sua descoberta. Isso significaria que Ronaldo teria que ser considerado como nunca tendo sido português? ora, ele de momento é-o de facto e de pleno direito, o futuro a Deus pertence.
Recordo que na Madeira até já houve intensa actividade independentista/separatisma por parte da FLAMA, e que apesar de supostamente extinto, esse movimento ainda recentemente teve actividades propagandisticas nomeadamente por Couto Pita.
O mesmo em relação aos Açores e a, por exemplo Pauleta. Recordo que FLA já teve no passado acções bem violentas em luta pela independência do arquipélago.

Resumindo, apesar de descendentes de portugueses, Eusébio, Coluna, Costa Pereira, Águas, Alhinho, Malta da Silva e tantos outros, o que por si só já os tornava portugueses de pleno direito, nasceram em território que na altura era português e se não fossem portugueses teriam que ser apátridas, uma vez que aquelas regiões enquanto paises não existiam. Mais tarde e, como nasceram portugueses, poderam optar, Coluna tornou-se Moçambicano, sem que isso apagasse que tinha sido português, tal qual Gérard Depardieu que renuciou à nacionalidade francesa para se tornar russo foi já francês e nada apaga isso. Os outros optaram por ser portugueses.


Cumprimentos e espero ter sido explícito, não para melindrar quem quer que seja, mas para expressar aquilo que creio ser a verdade dos factos.

fyure

#6
Esclarecedor e claramente na minha perspectiva o teu texto Sousa. Obrigado  O0

Acho que não há muito mais a dizer sobre isso, até 1975 estes territórios faziam parte de Portugal, pelo que os seus cidadãos eram Portugueses.

Já agora, e mudando por inteiro de assunto. Tu deves saber alguma coisa sobre aquele que é por muitos defendido como o primeiro jogador estrangeiro do Benfica antes de Jorge Gomes. Segundo li algures - há bastante tempo- foi um guarda-redes, ou coisa assim, dos primórdios do Benfica. Mas não tenho a certeza disso...

pcssousa

#7
O Cirillo Miramon, guarda-redes francês? pois, também já ouvi falar disso, mas na realidade nunca vi qualquer registo de jogos oficiais em que tenha participado, logo, sem isso para mim não conta.
Diz-se que por cá esteve em 1905, numa altura ainda pré-fusão.
Por tudo isto, é seguro dizer que Jorge Gomes foi o primeiro estrangeiro a actuar na equipa de futebol do Sport Lisboa e Benfica e ressalvo futebol pois, ou muito me engano, ou pelo menos no basquetebol já teriamos tido americanos, embora esse seja um campo que não domino.

De resto, desafio qualquer um a mostrar-me estatutos do Benfica onde estivesse escrito que não podiam actuar estrangeiros com a nossa camisola, conforme por vezes aparece escrito (isto apesar de ter havido uma assembleia geral para decidir abrir as portas aos estrangeiros). Ficou convencionado que o Benfica não recorreria a estrangeiros e isso já tem a ver com os casapianos e a tal vitória sobre os ingleses, facto que acabaria mais tarde por resultar na fundação do nosso clube. Foram os primeiros portugueses (exclusivamente portugueses) a consegui-lo.

fyure

Pode ler-se aqui, no Vedeta ou Marreta, que o tal Cirillo jogou em 1909, segundo o blogue em questão, mas depois de uma pesquisa não consegui de facto encontrar registo de nada que suporte isso...

Já agora, este artigo é sobre o César, que segundo o blogue é o terceiro estrangeiro a jogar futebol no Benfica depois do francês e do Jorge Gomes. Se tivermos em conta apenas o Jorge Gomes como primeiro estrangeiro, então foi o segundo jogador estrangeiro a mandar uns chutes na bola de manto sagrado.

pcssousa

Interessante... sempre tive informações de que o francês por cá tinha andado em 1905. Na realidade não há registos oficiais disso e duvido sériiamente que tenha disputado algum jogo oficial por nós. Se calhar só treinou, mas fica a dúvida se realmente poderá ter realizado algum jogo particular.

fyure

Do que li por alguns blogs, ele fez apenas um jogo particular em 1909, pelo que em termos oficiais devemos considerar o Jorge Gomes o primeiro jogador estrangeiro do Sport Lisboa e Benfica.

Mazzola

#11
A Assembleia Geral realizou-se a 1 de Julho de 1978 e durou 8 horas.
Houve 472 votos a favor e 62 votos contra.

A 29 de Agosto de 1979, Jorge Gomes entrou na segunda parte do Benfica-Setúbal.

faneca_slb4ever

Citação de: Mazzola em 24 de Janeiro de 2013, 22:42
A Assembleia Geral realizou-se a 1 de Julho de 1978 e durou 8 horas.
Houveram 472 votos a favor e 62 votos contra.

A 29 de Agosto de 1979, Jorge Gomes entrou na segunda parte do Benfica-Setúbal.
Houve ;)