Quim

Guarda-redes, 50 anos,
Portugal
Equipa Principal: 6 épocas (2004-2010), 184 jogos (16370 minutos), 0 golos

Títulos: Campeonato Nacional (2), Taça da Liga (2)

Hugo Mig.L

coelho_slb

JOAQUIM JOAQUIM JOAQUIM JOAQUIM JOAQUIM..Parabéns  nº 1 do benfica e deveria ser selecção também

Megaphone

an7dre

PARABÉNS QUIM! O MELHOR GUARDA REDES PORTUGUES !

:clap1: :clap1: :clap1: :clap1: :clap1: :clap1: :clap1: :clap1: :clap1: :clap1: :bandeiraslb: :bandeiraslb: :bandeiraslb: :bandeiraslb: :bandeiraslb:

matavelhos

Parabéns Quim e obrigado por tudo!!

Califas

KingSize

Parabéns Joaquim... :bandeiraslb: :bandeiraslb2:

flsb

Parabéns Quim  :slb2:

Di Nes

Parabens Quim...

MxPxFx

Parabéns QUIM!!!

Di Nes

Quim quer jogar até aos 37... na Luz

Quim completa hoje 32 anos e, "como prenda, gostaria que a Selecção Nacional conseguisse o apuramento para o Europeu 2008" nos derradeiros jogos de qualificação, frente à Arménia e à Finlândia. "Seria uma grande prenda!"

O guarda-redes do Benfica vai passar mais uma vez o seu dia de aniversário junto dos colegas de Selecção, à semelhança do que tem acontecido nos últimos anos, mas desta vez tem um bónus. "Como a concentração é só ao final da tarde, posso ir almoçar com a minha família", comentou a O JOGO após o final do encontro com o Boavista, anteontem. Desafio que correu sobre rodas, como é sabido, para os encarnados (6-1). "Vitórias como estas são sempre moralizadoras. Temos agora quatro vitórias consecutivas, e isso é muito importante. Deus queira que continuemos assim. Vamos tentar adiar ao máximo possível um eventual derrota", disse.

O apuramento de Portugal para o Europeu seria perfeito, mas nesta altura o guarda-redes já tem mais do que motivos para festejar as suas 32 Primaveras. "Estou muito feliz por este ano que passou. Estou a viver uma fase muito boa", defendeu. Para isso contribuiu, também, a renovação de contrato até 2010 celebrada no início deste mês: "Dá-me segurança para o futuro. É sempre óptimo saber que confiam em mim ao ponto de me convidarem a renovar." Em 2010, Quim fará 35 anos. Será altura para pôr um ponto final na carreira? "Não", afirma determinado. "Espero jogar até aos 37 anos. Tudo irei fazer, pelo menos, para isso. Se for no Benfica, melhor!"

Quim abordou ainda a campanha dos encarnados na Liga dos Campeões, assumindo as dificuldades que a equipa terá pela frente para passar aos oitavos-de-final. "Está difícil, temos consciência disso, mas, no futebol, tudo muda muito rápido, e agora só temos de pensar em vencer o Milan em casa. Tudo pode acontecer", considerou.

Na conversa com O JOGO, camisola 12 confessou ainda sentir "um enorme orgulho" por ser chamado à Selecção Nacional, mesmo sendo suplente, e aproveitou ainda para desejar as melhoras ao colega Cardozo, que se lesionou.

Uma lenta ascensão

Ao início, a vida no Benfica não foi fácil para Quim. Era Moreira o dono da baliza encarnada - e da simpatia dos adeptos. Primeiro, o ex-guarda-redes do Braga conquistou o treinador, na altura Giovanni Trapattoni. Só mais tarde conseguiu o carinho dos adeptos, que, durante muito tempo, insistiram em assobiá-lo.

"Quando cheguei à Luz, sabia que as coisas não iriam ser fáceis, mas soube esperar", comentou Quim, referindo-se à época 2004/05. Depois da derrota por 1-4 no Restelo, à 14.ª jornada, Quim assumiu a titularidade, e assim foi até à conquista do título. Com Ronald Koeman, o camisola 12 não foi tão feliz, tendo sido Fernando Santos, na temporada passada, a devolver-lhe o estatuto de titular - que, desde então, se mantém. Refira-se que Quim começou a jogar futebol aos 12 anos, no Ruivanense, pequeno clube de Famalicão, imagine-se, como avançado...

Números
5

Quim não concedeu qualquer golo em cinco jogos seguidos para o Campeonato esta temporada. Guimarães, Nacional, Naval, Braga e Sporting não conseguiram bater o guarda-redes. Também por isso, o Benfica tem a segunda melhor defesa da Liga.

2

O camisola 12 tem dois títulos no seu palmarés com a camisola do Benfica: o Campeonato Nacional 2004/05, tendo sido fundamental para a sua conquista, e a Supertaça Cândido de Oliveira referente à mesma época, frente ao Setúbal (1-0).

25

Quim apresenta-se hoje na Selecção, mas não deverá engrossar o seu número de internacionalizações (25), pois Scolari tem dado a titularidade a Ricardo. A estreia do guarda-redes do Benfica com a camisola de Portugal aconteceu em 18 de Agosto de 1999, num Portugal-Andorra.

O Jogo

Corrosivo

Parabéns Joaquim

Strata

Parabéns, Joaquim Manuel Sampaio Silva! :clap1:

.:VMPT:.

Grande Quim.....

Parebens....

Nuno Lino

Parabéns grande QUIM!!!