Eleições 2009

Rui Costa

Citação de: nightcrowler em 16 de Abril de 2009, 09:43
o benfica na última jornada podia ser campeão. se isto não é lutar pelo título, não sei o que será.
aliás, não deixa de ser curioso que depois da saída dele, as nossas diferenças para o porto sejam absurdas (20 pontos, e veremos com quantos acabaremos esta época).
em relação ao camacho e à contratação de "jogadores que a equipa realmente necessitava", onde enquadras o zack thornton? e o paulo almeida? e já agora, o makukula?
o trap diz que o elemento mais importante no campeonato foi o veiga. não sou eu que o digo.
no ano do koeman, sendo ele culpado ou não, eliminámos o manchester o liverpool (para lembrar que foi a primeira e única vez que uma equipa portuguesa eliminou um campeão europeu em título).
no ano do trap, foi campeão porque a meio da época não trocou de treinador como um certo artista queria.

enfim. pode-se falar o que quiser.
mas ele em 2 anos e meio, tem 1 campeonato, uma supertaça, e uns quartos de final da champions.
não deixa de ser curioso que o pior ano dele (o ano inacabado, o do fsantos) seja a melhor época desde então. a partir daí, foi sempre a descer.

Claro que o Benfica podia ser campeão. Mas é mais um "podia" que outra coisa. Podia se o fc porto perdesse os dois últimos jogos do campeonato. É que apenas jogavam contra o Paços (boa época apesar de tudo) e contra o Aves (em casa contra a pior equipa da temporada). Podia se o sporting também não ganhasse os seus dois últimos jogos. "Podia", com muitos ses. Nessa época, o Benfica teve uma única hipótese de disputar o titulo. Uma só. Não foi além de um empate contra o fc porto na Luz. Essa do Benfica ter disputado o titulo até à ultima com o Fernando Santos é um filme bem deturpado do que se passou nessa época. Em Dezembro (após a primeira volta), o Benfica já estava a afastado do titulo. Nessa altura já tinha 8(!) pontos de atraso. O que permitiu ao Benfica aproximar-se do fc porto? Duas derrotas seguidas dos azuis em Janeiro. O Benfica fez 32 pontos na primeira volta, 35 na segunda. Apenas mais três pontos! O fc porto fez 40 na primeira e apenas 29 na segunda. Fica bem claro de onde veio a ideia que foi o Benfica que recuperou pontos? O Benfica fez uma segunda volta praticamente igual à primeira. O que sei é que em cada momento em que o Benfica se podia aproximar do topo nessa temporada, falhou. Isto não é disputar titulo nenhum para mim. Não conseguir ganhar a nenhum dos primeiros classificados não é disputar titulo nenhum. Deve ser daquela treta que diz que "os titulos ganham-se contra os pequenos". Não! Os títulos ganham-se contra os melhores, mas podem perder-se contra os pequenos. Isso fica bem demonstrado com Fernando Santos.

Os jogadores mencionados, e contratados por Camacho não eram jogadores que a equipa necessitava? Um guarda-redes quando apenas tinha um fisicamente em condições. Um médio defensivo quando só tinha o Petit. Um avançado quando só contavam (e tinha) Nuno Gomes e Cardozo. Acho que eram jogadores necessários. Quer dizer, posições. Não disse que concordava com os jogadores escolhidos, nem que lhes reconhecia qualidades.

Mas porquê dizer que foi graças ao Veiga e não graças ao Trap e ao Koeman? O Trap já não está e nunca mais ganhamos o campeonato. O Koeman já não está e nunca mais fizemos uma campanha de relevo na Europa. Também posso concluir assim: Trap é responsável por conquista de campeonatos, Koeman por boas campanhas europeias. O problema é que não dá bem para comparar com outras temporadas porque essas conquistas nunca foram hipóteses. Como podemos concluir sobre a importância de determinada pessoa quando os detalhes que as permitiram estão muito, mas muito longe de ser da sua responsabilidade?

VALEBEM

Por acaso, bastava que o Porto perdesse 1 dos últimos 2 jogos, e que os lagartos empatassem 1 dos últimos 2 jogos...
Por acaso, até vencemos 2-0 em Alvalade nessa temporada, com golos de Simão e Rocha... E, nos 15 jogos efectuados na Luz nessa temporada, vencemos 11 e empatámos 4 (como ainda ontem escreveu o Delgado, de longe a maior média de pontos/ jogo em casa desde há muitos anos)... Sendo que não é possível fazer mais do que 45 pontos numa volta do campeonato, fazer 32 na 1ª e 35 na 2ª, corresponde a um registo muito bom, o melhor do clube desde 93/94, sendo que aliás ambos são muito parecidos...

Quanto aos andrades, a quebra que tiveram nesse mês de Janeiro é mais do que natural... Anti-natura é fazer 40 pontos numa volta de campeonato, em 45 possíveis!

ednilson

Curiosamente essa extraórdinaria época de que falam, acentua-se com a saída do blindador.

Só curiosamente, porque agora vêm já aí uma catrefada de argumentos.....

MxPxFx

Eu gostaria de perceber como é que nós queremos candidatos válidos se antes de sequer olhar para projectos vamos buscar os mais variados e rídiculos argumentos para enxovalhar os que se começam a perfilar como possíveis candidatos? O único candidato assumido até agora é o BRUNO CARVALHO que parece estar mais quieto, o que acho muito bom porque tem mais é que se proteger.

Os argumentos para mandar o BC à merda são no mínimo inválidos a meu ver. Eu estou à espera ansiosamente do projecto dele... para ver o que sai dali. Se eles vos aparece com uma estrutura directiva FORTE... só para usar como exemplos: Com HUMBERTO COELHO, JOÃO PINTO, MOZER e mais um ou outro em cargos importantes e mostrar um plano sério e bem definido, vão continuar a cagar nele?

O VEIGA? Eu sou um dos que o defende... e essa de ele ser Benfiquista, a mim agrada-me e não tenho motivos para duvidar que seja, afinal de contas as probabilidades de um meco qualquer no mundo ser do BENFICA são (ou eram devido ao nosso estado) infinitamente maiores do que esse mesmo meco ser dos porcos, mas há alguma dúvida?

Que venham os candidatos... mas que se protejam por enquanto que acho que é o mais importante porque muitos já estão a ser queimados antes mesmo de apresentarem projecto. O próprio LFV diz que é legítimo que apareçam candidatos, repito... o LFV diz isto e vocês nem sequer querem ouvir ou ver o que os outros têm para dizer ou fazer?

Assim não pessoal...

Rui Costa

Ou seja, se o fc porto fez 40 pontos em 45 possíveis significa que estávamos perante uma equipa fortíssima e que era impossível disputar o titulo contra eles.

Isso da melhor media de pontos. Em que posição ficou o Benfica? Terceiro. Melhor media de pontos da recente do Benfica, fica atrás de porto e sporting. E diga-se, o fc porto nem precisa de fazer sua melhor média de pontos para ficar à frente da melhor média de pontos do Benfica. Não vejo motivos para ter orgulho nisso pessoalmente. Eu prefiro ter uma média de pontos ridicula à la Trap e vencer o campeonato.

Mas se estamos numa de médias de pontos. Eu dou outra. A maior diferencia entre primeiros classificados e ultimos classificados da ultima década. As equipas de topo com mais pontos, as do fim de classificação com menos em relação às épocas anteriores. É possivel que tenha algo a ver com o facto de os primeiros terem feito mais pontos... acho.

Fazer 40 pontos sobre 45 é anormal. Fazer 29 em 45 também o é. Duas anormalidades valeram o titulo. Para ser o Benfica ficar sequer à frente do fc porto nessa época teria o porto de perder em casa na ultima jornada contra a pior equipa do campeonato, com tal também o Benfica só seria campeão por anormalidade. A unica vez que o Benfica esteve perto do primeiro lugar foi à 25a jornada, com um ponto de atraso. Antes de depois sempre andou à volta dos 4 pontos de atraso. Acabou com apenas dois, com podia ser igualdade de pontos ou 10. Em nada interessavam, para ficar à frente do fc porto só por milagre. Mais rapidamente era campeão o sporting do que o Benfica.

sculpture

Com tantas teorias sobre os pontos que fizemos e que nao fizemos e que so por uma anormalidade como aqui se quer demonstrar fomos campeoes, entao nao ha-de o presidente dizer que nao estavamos preparados para ser campeoes  :whistle2: :whistle2:  enfim, querem "desmontar" o titulo que nos ganhamos com sacrificio como foi, bom mas eu ja percebi porque o querem "desmontar", porque o veiga fez parte deste titulo, se tivesse sido o rui costa nada disto vinha à baila...enfim, benfiquices...
parabes sr presidente, afinal "nos" aqui no forum damos-lhe provas que afinal voce tinha razao, nao estavamos preparados para ser campeoes, talvez ainda nao estejamos, porque se este ano fosse-mos era tambem por anormalidades dos adversarios, ganhemos as vezes que ganhemos e os outros é que o perderam, nos nunca iremos ter merito algum... :winner:

VALEBEM

O Benfica dessa época começou mal, e creio que aí estiveram sobretudo as raízes do não título...
A negociação do Simão com o Valencia, e uma lesão, que o impediram de jogar no Bessa, no 1º jogo desse campeonato, em que perderiamos 3-0 com o Boavista... O facto de o nosso 1º jogo ter sido adiado, por causa do caso Mateus, etc..., o que tem sempre o efeito psicológico de a diferença para a frente ser maior!
Os números indicam que o Benfica fez uma grande época, em pontos, vitórias, golos marcados, golos sofridos... Os numeros indicam também que fomos claramente a equipa portuguesa que mais longe chegou na Europa esse ano, na qual arrecadámos a maior verba de sempre do nosso clube em provas europeias (16, 032 milhões de euros), embora com um plantel um pouco limitado em número de soluções, e com muitas lesões ao longo da época (Simão só fez 23 jogos do campeonato, Luisão 17, Miccoli 22, Rui Costa 15, etc...), além da venda de Ricardo Rocha!

Quanto à equipa alegadamente ter melhorado, depois da saída de Veiga, vou analisar isso por dois prismas...
Estes são os últimos 5 jogos do Benfica antes da saída de Veiga, nos quais a equipa já vinha em crescendo, com 4 vitórias claras (goleadas), e uma derrota a meu ver injusta na pocilga, com um golo no último minuto... Logo, é falso que a equipa só tenha melhorado depois de Veiga sair!

05/11/2006
D1
D9
Benfica  3-0 Beira-Mar
bwin LIGA 06/07
V

Videos
28/10/2006
D1
D8
FC Porto  3-2 Benfica
bwin LIGA 06/07
D
22/10/2006
D7
bwin LIGA 06/07
V

Videos
14/10/2006
D6
bwin LIGA 06/07
V

Videos
01/10/2006
D5Benfica  4-1 Desp. Avesbwin LIGA 06/07   
V

Videos
Por outro lado, é normal que, tendo Santos mudado a táctica para algo inédito no clube, que a coisa levasse algum tempo até começar a carburar, mas felizmente a irregularidade não durou mais do que 1/2 meses...

Rui Costa

Dizes tu. Acredita, podia lá estar o Rui Costa ou até mesmo o Pinto da Costa que as conclusões eram, para mim, as mesmas.

Vamos falar das ligações de José Veiga a Jorge Gomes e a Joaquim Oliveira para variar um pouco o assunto? Acho que é essa gente que falam de afastar da vida do Benfica...

ednilson

O Benfica dessa época começou mal, e creio que aí estiveram sobretudo as raízes do não título...

Está tudo dito....relativamente ao desempenho do blindador.

Rui Costa

Mal começou o Koeman ao perder 8 pontos nas três primeiras jornadas. Isso sim consigo dizer que teve grande influencia na classificação final.

Agora se o Fernando Santos apenas começou mal, como se justifica que tenha feito apenas mais três pontos na segunda volta? Sem grande influencia portanto.

Tenho pena de não poder agora continuar a debater isto. Mas sinceramente, basta olhar jornada a jornada os pontos de atraso em relação ao fc porto. O Benfica esteve sempre longe do primeiro lugar, tirando a passagem à 25a jornada. Os pontos finais não interessam para nada, o fc porto para continuar à frente do Benfica apenas tinha de não perder (ou ganhar o ultimo em casa contra o Aves). Contas simples para eles. Depois ainda restava o sporting. O Benfica dependia das derrotas de dois adversários. Isto nunca pode ser condiserado disputar até à ultima...

VALEBEM

Começou mal pelas razões que disse... E o «começar mal» é relativo... Dúvida sobre a situação do Simão, bem como a sua lesão, e a não realização do jogo da 1ª jornada na altura devida, inclusive com jogos da selecção pelo meio, pelo que a equipa esteve 3 semanas sem competir, e entrou na época «a frio»...
Mas, mesmo assim, os registos e os resultados nacionais e europeus foram muito acima dos verificados pelo clube nos últimos 15 anos... Isto é que eu retenho sobretudo!

O Benfica de Santos fez uma época regular... 32 pontos na 1ª volta, e 35 na 2ª, são registos bem positivos... Média de 2,23 pontos/jogo, o melhor do clube desde 93/94...
Além da campanha europeia, que rendeu ao Benfica o maior encaixe financeiro da sua História por participações europeias, e na qual estivemos a 2 bolas ao poste, e a um Nuno Gomes de baliza aberta, de chegarmos às meias finais...

Tenho dito sobre este assunto!

sculpture

mais do mesmo..."bla...bla..bla...whiskas saquetas"...
as ligaçoes com joaquim oliveira, bla, bla, bla, dragao douro...enfim...ja nem me dou ao trabalho...
:estrelas:

kramxel²

5 dias fora, volto e está tudo na mesma....

O "deixa andar" é lixado....

sculpture

Citação de: VALEBEM em 16 de Abril de 2009, 11:06
Começou mal pelas razões que disse... E o «começar mal» é relativo... Dúvida sobre a situação do Simão, bem como a sua lesão, e a não realização do jogo da 1ª jornada na altura devida, inclusive com jogos da selecção pelo meio, pelo que a equipa esteve 3 semanas sem competir, e entrou na época «a frio»...
Mas, mesmo assim, os registos e os resultados nacionais e europeus foram muito acima dos verificados pelo clube nos últimos 15 anos... Isto é que eu retenho sobretudo!

O Benfica de Santos fez uma época regular... 32 pontos na 1ª volta, e 35 na 2ª, são registos bem positivos... Média de 2,23 pontos/jogo, o melhor do clube desde 93/94...
Além da campanha europeia, que rendeu ao Benfica o maior encaixe financeiro da sua História por participações europeias, e na qual estivemos a 2 bolas ao poste, e a um Nuno Gomes de baliza aberta, de chegarmos às meias finais...

nao vale a pena, nao estavamos preparados para ser campeoes, os outros quando ganham é que é com merito e merecem, nos nao...

sjgonline

Citação de: VALEBEM em 16 de Abril de 2009, 11:06

E a do Simao, Baliza escancarada em Barcelona (Que se sagrou campeao)