Direitos televisivos - Petição para a suspensão e revisão do modelo

Bzzoiro

Citação de: kallou em 15 de Julho de 2009, 15:25
Receitas da Sportv:

. Assinaturas ( 600.000 subscritores ) / mensalidade 25€ - 180M.€
. Rtp ( 1jogo por jornada ) – 9 M.€
. Publicidade na Sportv - ??
. Publicidade estática nos estádios - ??
. Venda dos direitos para outros países ( Espanha, França, Inglaterra, Alemanha, Grécia, Roménia, Hungria, Suíça, Brasil, Chipre, Angola, EUA, Canadá, África do Sul, países Árabes, etc.. ) - ??

Total = 250M€ a 300M€ / ano

Principais conclusões:

1.º A Sportv paga actualmente cerca de 45M€/ano a todos os clubes, o que é uma quantia completamente irrisória, e fora da realidade do mercado. O nosso mercado, é bem mais pequeno que o Espanhol, Francês, etc...mas vale bem mais, do que aquilo que algumas pessoas estão aqui neste tópico a fazer passar;

2.º Em Portugal, existe um intermediário ( Oliverdesportos ), o que faz, com que os clubes no final recebam menos, se por exemplo, negociassem directamente com a Sportv. O Joaquim Oliveira, factura dos 2 lados, porque, uma empresa sua ( Oliverdesportos ) compra os direitos aos clubes, para depois, vender à Sportv, em detém 50%. Faz-me lembrar o estado português, quando compramos um automóvel, em que temos de pagar imposto, sobre imposto ( IA + IVA ). Resumindo, o Joaquim Oliveira, cada vez mais rico...e os clubes, cada vez mais pobres;

3.º Neste momento, existe um grande investimento, de todas as operadoras, nomeadamente a MEO, para que até 2012 todo o território nacional, seja coberto por fibra óptica. Assim, todos ou quase todos os portugueses, terão acesso, à TDT, e ao Triple-play, fazendo, os preços bases dos serviços baixarem face à concorrência, e mesmo face aos antigos serviços, em que tinham de pagar o telefone, a Internet e Televisão à parte, o que no total fazia, com que o valor a pagar fosse bem superior, às afertas do triple-play, existentes no mercado actualmente;

4.º Com a cobertura de todo o território nacional, o mais provável, é que a médio-prazo, daqui a 5/6 anos, a Sportv possa atingir cerca de 1 milhão de assinantes, o que faria aumentar todas as suas receitas, principalmente a de assinaturas ( de 180M€ / ano para 300M€ / ano ) e as de publicidade;

5.º Os contratos deveriam ser por um período de 3 ou 4 anos, nunca superior a isso, e um exemplo, disso mesmo, é o que acontece na Liga Inglesa, em que os contratos são negociados de 3 em 3 anos;

6.º Na Liga Inglesa, 50 % das receitas das operadores são para distribuir pelos clubes, e o restante, fica para comprar direitos das outras ligas, outros desportos, despesas do canal, impostos...e a respectiva margem de lucro! Actualmente, o que se passa em Portugal, é que apenas pagam aos clubes cerca de 15% a 20% das receitas, o que é RUINOSO, para TODA a indústria do futebol!! Isso acontece, porque o Joaquim Oliveira, controla, a maioria dos clubes, os votos na liga, e aqueles que se atreverem a fazer frente, têm de levar, com o seu poderoso império dos média ( Tvs, Jornais, revistas, rádios ). Tudo serve, para manter o poder, para ajudar a promover jogadores, árbitros, políticos...ou até para pressionar a justiça...ou mesmo perseguir pessoas...!!

7.º O Benfica deveria receber actualmente, e já alguns anos, cerca de 30M€ ano, visto, representar cerca de 45% do mercado do futebol, e ao contrário do que alguns dizem aqui, o Benfica é de longe o clube com mais audiências e share! O melhor do Porto, nem consegue ser melhor que o pior do Benfica!! Convém não esquecer, que o Porto foi campeão no ano passado, e o Benfica, ficou em 3.º...mas mesmo assim, estando pessimamente...conseguimos ser melhores!! È a força da marca "BENFICA"! Há 2 épocas atrás, dos 20 jogos mais vistos na TV...14 eram do Benfica...5 do Sporting...e apenas 1 do Porto!! Na época passada, mais do mesmo, o Benfica com os jogos com mais audiência e share...e ainda vêm para aqui dizerem, que a diferença entre o Benfica e os restantes...é mínima??!! Tenham VERGONHA!!

8.º Em termos proporcionais, o Benfica terá sempre, de receber muito mais que o Sporting e o Porto! O Real Madrid, por exemplo, recebe mais do que o Barcelona, e nem por isso vemos os catalães a chorarem, como fez o Sporting recentemente com a Sagres! Se o Benfica, por exemplo, receber 30M€...o Sporting e o Porto deveriam receber 18M€ cada!!

9.º Se a Sportv pagasse o que é justo a todos os clubes portugueses, o nosso campeonato seria bem mais atractivo, porque, com melhores jogadores, levaria mais espectadores aos estádios, mais assinantes da Sportv, mais audiências...e por consequente, conseguiríamos vender melhor o nosso produto fora de Portugal;

10.º Mais tarde continuo, com a opção de o Benfica passar os seus jogos na BenficaTV, se não pagarem o mínimo de 40/50M.€ ao Benfica;

A sporttv nao vende direitos de jogos para esses países todos...
No máximo para a Sporttv Brasil e Al Jazerra Sports

Borgas_SLB

Citação de: Bzzoiro em 15 de Julho de 2009, 15:43

Já nem para o Al jazzera ... bazaroco

Bzzoiro

Citação de: Borgas_SLB em 15 de Julho de 2009, 15:45

Vai comprar os jogos CLASSICOS/DERBIES dos 3 grandes! MATA-TE!

kallou

Caro José Marinho,

A Sportv, detém os direitos das outras ligas, para os próximos anos, mas não significa que o continuaráa ter no futuro!

Daqui até 2013 são 4 anos...e até lá...a PT, pode perfeitamente, nessa altura montar 1 novo canal concorretnte à Sportv...e inclusivé, comprar os direitos das outras ligas, até porque a PT tem mais capacidade negocial que a Oliverdesportos!
Convém, não esquecer, que em Espanha existem canais concorrentes, que passam, por exemplo, os mesmos jogos da Liga Inglesa...eu sei, porque já vi...!

É muito fácil à Sportv dizer, quer detém os exclusivos, quando não tem concorrência...quando tiver, é que eu quero ver!

A Sportv, sem os jogos do Benfica, em casa, fará, com que muitos assinates Benfiquistas deixem de subscrever o canal...e possivelemte até terá de baixar o preço!!

A concorrência obriga as empresas a gastarem mais em publicidade, promoções, etc...tudo custos...e além disso, se esse canal já não é bem visto pelos Benfiquistas, pelo contrário, em que alguns lhe têm um ódio de estimação...depois disto tudo, ainda será pior!!

É que se me perguntarem,

"Queres pagar a 1 empresa que é a parceira do Benfica...ou a 1 que é inimiga do Benfica??!"

ou

"Preferes pagar a 1 canal para ver os jogos do Benfica em casa...ou fora??!!"

A resposta é óbvia...além disso, a mim o que interessa na verdade é ver os jogos do Benfica, isso é que me faz ficar em casa...não é um jogo da liga inglesa ou espanhola...até porque, eu não vou passar 1 dia inteiro em frente à televisão a ver futebol!!

kallou

Citação de: Bzzoiro em 15 de Julho de 2009, 15:47

Os jogos da liga portuguesa, passam na Bandsports...e não na sportv brasil!!

Então ficas a saber, que eu antes vi sempre na net, jogos da liga portuguesa em canais ingleses, principalmente, à 6f. e à 2f...e jogos, sem os grandes, ficas a saber!!

E também já vi num canal alemão, espanhol, árabes...e sei que vai passar na Suíça, hungria, roménia...e também na grécia davam jogos da nossa liga...já para não falar de alguns países onde existem comunidades portuguesas!!

Topo Sul

Citação de: José Marinho em 15 de Julho de 2009, 15:33
Meu caro Topo Sul, sem entrar em discussões muito académicas, gostaria de lhe fazer duas perguntas: o meu caro esqueceu-se propositadamente das despesas ou não pensou nelas? Tem ideia de quanto custa realizar uma transmissão televisiva de um jogo de futebol deste nível? E sabe que se o Benfica optar pela colocação dos direitos na Benfica TV, o meu caro saberá igualmente que será o Benfica a pagar aos operadores o valor dessas transmissões.

Claro que não me esqueci das despesas, mas mesmo que sejam de 2Milh. por ano não me parece não continue a ser lucrativo face aos 12/15Milh que eventualemente a olivedesportos deverá propor, até porque o que custa mais é a fase de implementação e essa já foi 70-80% conseguida, o jogo contra o napoles no inicio da época passada foi uma prova clara disso.

Outra pergunta: não discuto esses valores, porque, nesta altura, nem vale a pena. As pessoas estão suficientemente intoxicadas com valores como 40 milhões de euros por ano, que nem vale a pena rebater, de outro modo, estamos a soldo de mais uma conspiração contra o Benfica. E como sabe, o meu caro, por causa dos direitos televisivos, é só procurar na blogosfera benfiquista, que encontra conspirações para todos os gostos. Mas a pergunta seguinte é esta: Os melhores clubes da Europa têm todos canais de televisão. Quase todos eles emitem há mais tempo que o Benfica TV. Alguns deles são anteriores a renegociações recentes dos direitos televisivos. São todos tão estúpidos ao ponto de nem sequer colocarem a possibilidade de encaixar os direitos televisivos nos seus canais próprios de emissão?

Essa pergunta tem uma resposta simples, clubes que recebem 80/100 Milh. ao ano não
têm necessidade de investir nessa area, até porque para conseguirem superar esses numeros tinham de ter uma estratégia e uma implementação no mercado que leva alguns anos a conseguir, coisa que não acontece quando se quer atingir 25/30Milh.

Como disse, prefiro não argumentar. Como sabem, estive dez anos como funcionário da Sporttv, hoje em dia sou apenas colaborador. Qualquer coisa que escreva sobre assunto fará de mim, imediatamente, um avençado do Oliveira. O nível do debate entre os benfiquistas atingiu o grau zero do esclarecimento e nesta questão dos direitos televisivos, há uma coisa que as pessoas ainda não perceberam nem o vão perceber tão cedo. O mercado português é pequeno e valores como 40 milhões de euros são irrealistas. Também percebo que o Benfica deve zelar pelos seus interesses e deve procurar melhores receitas. Tão simplesmente porque é o clube que atinge maiores audiências. Mas também vos digo. Nos primeiros dois anos de emissões da Sporttv, o Benfica estava fora, por decisão de Vale e Azevedo. Isso não evitou que a Sporttv crescesse em assinantes a um ritmo galopante. Não sei se o Meo avançará com um canal de desporto este ano, se o fizer, não terá uma existência muito fácil. A Sporttv tem os direitos dos clubes do futebol profissional, do Sporting até 2018, do FC Porto até 2015, do Benfica até 2013, das principais ligas estrangeiras, por mais alguns anos, dos grandes acontecimentos desportivos mundiais. Como é que se faz um canal de desporto sem estes conteúdos.
O Benfica pode e deve exigir melhores contrapartidas pelos direitos televisivos, mas convém que os benfiquistas baixem um pouco as expectativas. De outro modo, quando for assinado o próximo contrato apanharão uma grande, enorme desilusão.

Quanto ao resto parece-me que foi respondido por o user kallou e resume-se só e apenas a falta de concorrência.

Relembro que o campeonato português pode não ser apelativo no estrangeiro, mas os jogos onde o SLB compete a história é bem diferente, isso lhe garanto.
um belenenses-maritimo passa despercebido, já um SLB-maritimo seria visto numa IPTV por alguns milhares e quando essa cota fosse grande num país rápidamente um canal desportivo teria interesse em colocar o BTV na sua grelha.

José Marinho

Citação de: kallou em 15 de Julho de 2009, 15:53
Caro José Marinho,

A Sportv, detém os direitos das outras ligas, para os próximos anos, mas não significa que o continuaráa ter no futuro!

Daqui até 2013 são 4 anos...e até lá...a PT, pode perfeitamente, nessa altura montar 1 novo canal concorretnte à Sportv...e inclusivé, comprar os direitos das outras ligas, até porque a PT tem mais capacidade negocial que a Oliverdesportos!
Convém, não esquecer, que em Espanha existem canais concorrentes, que passam, por exemplo, os mesmos jogos da Liga Inglesa...eu sei, porque já vi...!

É muito fácil à Sportv dizer, quer detém os exclusivos, quando não tem concorrência...quando tiver, é que eu quero ver!

A Sportv, sem os jogos do Benfica, em casa, fará, com que muitos assinates Benfiquistas deixem de subscrever o canal...e possivelemte até terá de baixar o preço!!

A concorrência obriga as empresas a gastarem mais em publicidade, promoções, etc...tudo custos...e além disso, se esse canal já não é bem visto pelos Benfiquistas, pelo contrário, em que alguns lhe têm um ódio de estimação...depois disto tudo, ainda será pior!!

É que se me perguntarem,

"Queres pagar a 1 empresa que é a parceira do Benfica...ou a 1 que é inimiga do Benfica??!"

ou

"Preferes pagar a 1 canal para ver os jogos do Benfica em casa...ou fora??!!"

A resposta é óbvia...além disso, a mim o que interessa na verdade é ver os jogos do Benfica, isso é que me faz ficar em casa...não é um jogo da liga inglesa ou espanhola...até porque, eu não vou passar 1 dia inteiro em frente à televisão a ver futebol!!

Meu caro Kallou, não esqueça que metade dos jogos da Liga Sagres do Benfica são fora de casa. Como é que faz para ter acesso aos jogos? O campeonato não se faz apenas com jogos do Benfica e foi exactamente por este motivo que a Sporttv cresceu exponencialmente, de inicio, mesmo considerando que o Benfica tinha os jogos na SIC, no tempo de Vale e Azevedo. Meu caro, o universo de benfiquistas é enorme, não se resume aqueles que debatem o clube na internet e posso garantir-lhe que no boom inicial de crescimento da Sporttv, quase setenta por cento dos assinantes eram adeptos do Benfica. A Sporttv realizou estudos de mercado, como ainda hoje acontece, e esses estudos eram esclarecedores. É evidente que a Sporttv prefere ter os jogos do Benfica, porque são aqueles que garantem maior audiência e maiores receitas. Isso é indiscutível. Porém, não se esqueça, o Benfica não compete sozinho. E se o Benfica jogar a Liga dos Campeões, como é o desejo de todos nós, onde é que pensa que serão transmitidos os jogos do Benfica? Eu digo-lhe, na Sporttv, devido aos contratos existentes com a UEFA e com a TEAM. Se por hipótese, o Benfica saisse da Sporttv, meu caro, a Sporttv continuaria a ser o canal com mais jogos transmitidos do Benfica durante a época desportiva. Entre jogos do campeonato, os jogos todos fora, os jogos das competições europeias - pois como sabe, esta época a Liga Europa funciona nos mesmos moldes da Liga dos Campeões - o número de jogos a que os benfiquistas teriam acesso seria maior na Sporttv do que em qualquer outro hipotético canal concorrente. E meu caro, se os benfiquistas tivessem de optar, a grande maioria, a esmagadora maioria, escolhe o canal que lhe dá mais jogos do Benfica. Ou seja a Sporttv.

Coluna 21

... isto está tudo muito bem controlado pelo Oliveira, vai uma aposta em que o novo contrato é a 10 anos e rondando os 10 milhões ano, não existe capacidade negocial por parte dos clubes portugueses, só com vendas em bloco isto ia lá, mas os outros clubes não querem que o Benfica ganhe mais do que eles, as nossas necessidades de tesouraria no fim vão falar mais alto, o Oliveira sabe bem isso, não se iludam ...  :crazy2:

José Marinho

Citação de: Topo Sul em 15 de Julho de 2009, 16:21
Meu caro Topo Sul, sem entrar em discussões muito académicas, gostaria de lhe fazer duas perguntas: o meu caro esqueceu-se propositadamente das despesas ou não pensou nelas? Tem ideia de quanto custa realizar uma transmissão televisiva de um jogo de futebol deste nível? E sabe que se o Benfica optar pela colocação dos direitos na Benfica TV, o meu caro saberá igualmente que será o Benfica a pagar aos operadores o valor dessas transmissões.

Claro que não me esqueci das despesas, mas mesmo que sejam de 2Milh. por ano não me parece não continue a ser lucrativo face aos 12/15Milh que eventualemente a olivedesportos deverá propor, até porque o que custa mais é a fase de implementação e essa já foi 70-80% conseguida, o jogo contra o napoles no inicio da época passada foi uma prova clara disso.

Outra pergunta: não discuto esses valores, porque, nesta altura, nem vale a pena. As pessoas estão suficientemente intoxicadas com valores como 40 milhões de euros por ano, que nem vale a pena rebater, de outro modo, estamos a soldo de mais uma conspiração contra o Benfica. E como sabe, o meu caro, por causa dos direitos televisivos, é só procurar na blogosfera benfiquista, que encontra conspirações para todos os gostos. Mas a pergunta seguinte é esta: Os melhores clubes da Europa têm todos canais de televisão. Quase todos eles emitem há mais tempo que o Benfica TV. Alguns deles são anteriores a renegociações recentes dos direitos televisivos. São todos tão estúpidos ao ponto de nem sequer colocarem a possibilidade de encaixar os direitos televisivos nos seus canais próprios de emissão?

Essa pergunta tem uma resposta simples, clubes que recebem 80/100 Milh. ao ano não
têm necessidade de investir nessa area, até porque para conseguirem superar esses numeros tinham de ter uma estratégia e uma implementação no mercado que leva alguns anos a conseguir, coisa que não acontece quando se quer atingir 25/30Milh.

Como disse, prefiro não argumentar. Como sabem, estive dez anos como funcionário da Sporttv, hoje em dia sou apenas colaborador. Qualquer coisa que escreva sobre assunto fará de mim, imediatamente, um avençado do Oliveira. O nível do debate entre os benfiquistas atingiu o grau zero do esclarecimento e nesta questão dos direitos televisivos, há uma coisa que as pessoas ainda não perceberam nem o vão perceber tão cedo. O mercado português é pequeno e valores como 40 milhões de euros são irrealistas. Também percebo que o Benfica deve zelar pelos seus interesses e deve procurar melhores receitas. Tão simplesmente porque é o clube que atinge maiores audiências. Mas também vos digo. Nos primeiros dois anos de emissões da Sporttv, o Benfica estava fora, por decisão de Vale e Azevedo. Isso não evitou que a Sporttv crescesse em assinantes a um ritmo galopante. Não sei se o Meo avançará com um canal de desporto este ano, se o fizer, não terá uma existência muito fácil. A Sporttv tem os direitos dos clubes do futebol profissional, do Sporting até 2018, do FC Porto até 2015, do Benfica até 2013, das principais ligas estrangeiras, por mais alguns anos, dos grandes acontecimentos desportivos mundiais. Como é que se faz um canal de desporto sem estes conteúdos.
O Benfica pode e deve exigir melhores contrapartidas pelos direitos televisivos, mas convém que os benfiquistas baixem um pouco as expectativas. De outro modo, quando for assinado o próximo contrato apanharão uma grande, enorme desilusão.

Quanto ao resto parece-me que foi respondido por o user kallou e resume-se só e apenas a falta de concorrência.

Relembro que o campeonato português pode não ser apelativo no estrangeiro, mas os jogos onde o SLB compete a história é bem diferente, isso lhe garanto.
um belenenses-maritimo passa despercebido, já um SLB-maritimo seria visto numa IPTV por alguns milhares e quando essa cota fosse grande num país rápidamente um canal desportivo teria interesse em colocar o BTV na sua grelha.
Meu caro Topo Sul aqui é que entra o relativo desconhecimento das pessoas sobre os valores que se praticam nas transmissões televisivas. O valor descrito por si, de 2 milhões de euros, não cobre um terço das transmissões de jogos do Benfica no campeonato. Meu caro, a televisão é um negócio caro, muito caro. Por alguma razão os clubes europeus não encaixam os direitos nos seus próprios canais de emissão. Porque é uma receita a menos e uma brutal despesa a mais. Não se deixe enganar. O que o Benfica tem de fazer é vender os direitos e pela melhor proposta possível. Esqueça os 40 milhões de euros, tal como a Sportinveste deve esquecer um valor próximo dos dez millhões. Talvez o Benfica consiga arranjar uma solução a meio caminho.

Democrata1904

Convinha é que a direcção desse o exemplo. Estão fartos de saber que os valores que apresentam são utópicos, mas continuam a atirar areia para os olhos dos sócios.

Topo Sul

Mas estamos a falar da transmissão de 15 jogos a nivel nacional ( esse terço de jogos que voce fala são 5 ??? ), até porque para nivel mundial a IPTV não se aproxima nem de perto desses custos.
Continuo a dizer que não me parece assim tão inreal como está a fazer querer.
Não digo que seja um mar de rosas, mas para isso o SLB tem quase 3 anos para afinar a "máquina".

|Glorioso|

Citação de: Topo Sul em 15 de Julho de 2009, 16:34
Mas estamos a falar da transmissão de 15 jogos a nivel nacional ( esse terço de jogos que voce fala são 5 ??? ), até porque para nivel mundial a IPTV não se aproxima nem de perto desses custos.
Continuo a dizer que não me parece assim tão inreal como está a fazer querer.
Não digo que seja um mar de rosas, mas para isso o SLB tem quase 3 anos para afinar a "máquina".

Concordo.

E estamos a falar agora de um Benfica "adormecido". Quando começar a ganhar títulos com regularidade, quero ver se a margem negocial do Benfica é assim tão baixa como se diz.

VodkaBoy

Caro José Marinho.
Antes de mais os meus parabéns por frequentar este espaço e tentar exclarecer os benfiquistas anónimos quanto a esta questão.

Concordo consigo que se calhar os 40M ditos pelo DSO como valor justo não serão possiveis de atingir. Como disse e bem o valor deverá andar a meio caminho entre os 10M e os 40M. Desta forma estarei a prever (caso os direitos continuem como estão) que o encaixe financeiro triplique para os 25M.
Acha este valor possivel de atingir?

saudações

Borgas_SLB

Citação de: kallou em 15 de Julho de 2009, 15:58
Citação de: Bzzoiro em 15 de Julho de 2009, 15:47

Os jogos da liga portuguesa, passam na Bandsports...e não na sportv brasil!!

Então ficas a saber, que eu antes vi sempre na net, jogos da liga portuguesa em canais ingleses, principalmente, à 6f. e à 2f...e jogos, sem os grandes, ficas a saber!!

E também já vi num canal alemão, espanhol, árabes...e sei que vai passar na Suíça, hungria, roménia...e também na grécia davam jogos da nossa liga...já para não falar de alguns países onde existem comunidades portuguesas!!

Já DERAM em canais espanhois TODOS os jogos deixaram de dar só passam os grandes, em inglaterra não tenho a certeza mas não me lembro de ter dado algum jogo, na alemanha e itália só os jogos grandes. Nos arabes já deixou de dar todos e passou só a dar os grandes. Onde davam todos era num canal albanês.

kallou

Algumas ideias sobre a BenficaTV:

1.º O sucesso da BenficaTV já é reconhecido por todos, inclusivé, recentemente, por um responsável da MEO, numa entrevista;

2.º Até 2013 todo o território português deve estar coberto, o que fará com que a BenficaTV, esteja disponível, para todos os Benfiquistas! Além disso, o capital de experiência dos profissionais do nosso canal, será maior, o que os fará estarem preparados ainda melhor para o futuro;

3.º A PT é uma empresa quase 10x maior que a ZON, pelo que a médio-prazo, acredito que será líder de mercado! A PT, através do MEO, não tem nada a perder, só a ganhar, porque de 1 lado está uma empresa, que é líder do mercado ( ZON ), porque até à pouco tempo...não havia concorrência, e do outro lado, uma operadora ( MEO ), que é suportada por uma das maiores empresas nacionais! Com a entrada de novos operadores no mercado ( Clix Smartv, CaboVisão ) mas principalmente, a MEO, o domínio da ZON, está a ser seriamente ameaçado! Isto tudo, aliado, ao facto de esta empresa, tratar bastante mal o Benfica e os Benfiquistas, e da PT ser um parceiro estratégico de excelência para o Benfica, faz com que as perspectivas a curto-médio prazo para a MEO sejam bastantes boas, ao contrário da ZON, em que chegam, ao cúmulo, de gozarem com os Benfiquistas, sobre a BenficaTV, quando os contactam!

4.º Em 2013 a BenficaTV chegará a milhões de lares em Portugal e mesmo no estrangeiro, pelo que a opção de transmitir os jogos na BenficaTV deverá ser tomada em conta;

5.º Muitos referem, que os grandes clubes europeus, não passam os seus jogos nos seus canais! Ok...mas, eles também não recebem o que o Benfica recebe, pelos direitos de TV! São realidades diferentes...são mercados diferentes...e além disso, são muito bem pagos, ao contrário, do actual contrato que o Benfica tem, que é RUINOSO;

6.º Exemplo, de como rentabilizar os direitos de TV na BenficaTV:

.Pagamento de 5€ por mês, para ver 2 jogos do Benfica em casa por mês;

.Os cafés, bares, restaurantes, hotéis, shopings ( Horeca ) pagariam 15€ por mês;

.O canal teria 1 mínimo de 15jogos da LigaSagres...mais os jogos amigáveis ( Apresentação / EusébioCup, etc...) e no futuro, depois, de o canal estar consolidado, o Benfica poderia comprar os direitos dos jogos das competições europeias;

.O canal seria aberto, com excepção dos jogos! Além disso, como elemento diferenciador, poderia mostrar imagens exclusivas, antes dos jogos, etc...;

.O Benfica teria logo acesso, a uma base de dados impressionante, que é a sua base de sócios,que poderá ajudar a desenvolver o seu negócio;

.Convém não esquecer, que teríamos os exclusivos do Benfica vs Sporting e do Benfica vs porto...os 2 jogos com mais audiência e share;

.Os Benfiquistas teriam de decidir, se preferem contribuir para 1 empresa que é inimiga do Benfica...para um grupo, que é amigo dos corruptos, e que tudo faz para promover os seus jogadores e denegrir os do Benfica, basta ver os comentários dos comentadores da Sportv ( não todos )...e mesmo a corrupção, através do passar em claro de muitas situações....ou por outro lado, pagarem 5€ por mês ( que é o preço de 1masso de tabaco e 2 cafés )...para verem o seu clube do coração...contribuírem , para o Benfica ter mais receitas, e assim contratar melhores jogadores...para ser mais fácil sermos campeões;

. O Benfica teria logo à partida cerca de 100.000 clientes ( Horeca ):

100.000 * 15€ = 1.5M€ / mês   - 18M.€ /ano

. Depois se atingisse cerca de 300.000 assinantes ( nacionais/internacionais ):

300.000 * 5€ = 1.5M€ / mês  - 18M.€ /ano

Total = 36M.€ / ano

. Depois, acrescentaria a venda dos direitos dos jogos para o estrangeiro, e a publicidade, e mais uns milhões, da MEO, se este canal for exclusivo, ou seja, se tiver fora da ZON. Claro, que o Benfica também teria despesas, mas ficaria a ganhar muito mais;

7.º O Benfica, além desses assinantes, acredito que com este preço ( 5€ ), em 2013...não vai ser nada...chegaria facilmente aos 500.000 assinantes...o que levaria o Benfica a ter receitas de 60/70M.€ / ano...o que levaria o Benfica para outro nível nacional, mas principalmente internacional!

Outra possibilidade, é a MEO montar 1 canal concorrente à Sportv, tendo como parceiro estratégico, o Benfica! Desde logo poderia utilizar a base de dados de sócios do Benfica...comprar jogos das outras ligas, porque capacidade financeira é algo que não falta à PT, e além disso, o próprio presidente da PT, já disse, que queria entrar nestes negócios. Depois, com o enfraquecimento da Sportv, poderia fazer ofertas mais atractivas aos outros clubes, e assim aos poucos ía tendo mais jogos! Além disto um preço mais competitivo que a Sportv, seria a machadada final...!!