Cosme Damião

The website encountered an unexpected error. Try again later.

Gonçalo Santos

Graças a ti, a minha vida faz mais sentido, obrigado.

Jonex

Este SENHOR deveria ser mais reconhecido do que é, trata-se do nosso PAI... para quando uma taça Cosme Damião, ou dar-lhe o seu nome ao Estádio, porque não? uma estátua, acho que é mais do que merecido.

ednilson

Não retirando qualquer mérito a Cosme Damião, quanto mais leio sobre a história do Benfica, menos percebo o protagonismo que se deu e dá ao mesmo, e quase não se lê nada a respeito do homem que aguentou o Benfica nos primeiros anos de vida: Manuel Goularde!  :bow2:

Bola7

Citação de: ednilson em 19 de Novembro de 2009, 11:18
Não retirando qualquer mérito a Cosme Damião, quanto mais leio sobre a história do Benfica, menos percebo o protagonismo que se deu e dá ao mesmo, e quase não se lê nada a respeito do homem que aguentou o Benfica nos primeiros anos de vida: Manuel Goularde!  :bow2:
explica-te

ednilson

Citação de: Bola7 em 19 de Novembro de 2009, 15:27
Citação de: ednilson em 19 de Novembro de 2009, 11:18
explica-te

É uma ideia com que fiquei, com aquilo que tenho lido.

Primeiro o Benfica ao contrário dos lagartos*, não foi fundado por um neto de um visconde, que foi pedir dinheiro ao avô para fazer um clube, cagando em todos os seus amigos. O Benfica (Sport Lisboa) foi fundado por um grupo de amigos, que se juntava numa farmácia e todos juntos fundaram o clube. Aliás como é do conhecimento geral, o nome do Cosme Damião nem aparece na acta de fundação (esqueceu-se). O Sport Lisboa passou por imensas dificuldades, quer de logistica quer financeiras nos primeiros anos de vida e foi Manuel Goularde, o homem que fez com que o Benfica não acabasse, quer com ajuda financeira, técnica, logisticas e organizativa....ajudou tanto financeiramente que acabou na miséria.

Por isto, tenho a ideia que tenho. Cosme Damião, novamente a ideia com que fiquei pelo que li, foi preponderante sim, na fusão do Sport Lisboa com o Sport Benfica. O Benfica não tinha campo de jogos e esta foi a solução encontrada, pois o Sport Benfica dispunha dos terrenos e de mais condições (tinha mais graveto). Mas Cosme negociou bem a coisa e daí o nome ter ficado Sport Lisboa E Benfica e não Sport Lisboa DE Benfica....o Sport Lisboa era de Belém.

É mais ou menos isto.

* Têm esta designação pois no primeiro confronto com o Benfica, com os 8 jogadores que nos vieram roubar, fugiram do campo pois estava a chover muito e os meninos não se podiam constipar. Perdemos 2-1, mas logo aí se viu a diferença entre os dois clubes.

lcferreira

Ednilson, a acta de que falas foi escrita por ele, não a assinou não por esquecimento mas porque nunca foi homem de protagonismos, questões de personalidade que não devemos questionar, pois cada um tem a sua.

Manuel Goularde foi realmente o homem que ajudou organizativa, técnica, logística e financeiramente, mas foram as ideias, esforços e contactos do Sr Cosme Damião que com a ajuda de Manuel Goularde e mais uma ou duas grandes personalidades da nossa história fizeram com que o sonho não terminasse, Manuel Goularde foi na sua parte um homem que se pode rever numa escala diferente na imagem que hoje temos de Jorge de Brito dos anos 80 e 90.

Esta pelo menos foi a ideia com que fiquei sempre após vários anos de leitura sobre o assunto.

Se tiver errado, quem saiba explicar melhor que se chegue à frente.

PS: Por acaso sabia dessa expressão, é focada em muitos escritos,. tal como os andrades por causa dos irmãos (Andrade) em que o dos corruptos lixou o do Salgueiros.

lcferreira

Citação de: Jonex em 07 de Novembro de 2009, 02:46
Este SENHOR deveria ser mais reconhecido do que é, trata-se do nosso PAI... para quando uma taça Cosme Damião, ou dar-lhe o seu nome ao Estádio, porque não? uma estátua, acho que é mais do que merecido.

No estádio há um salão que tem uns "quadros" em relevo enormes, um deles é de Cosme Damião, não sei qual o termo técnico para aquelas obras. Também ainda não entendi bem se aquilo é pedra ou metálico.

Dar o nome do estádio era a antítese da personalidade de Cosme Damião pelo que disse no post anterior, muito trabalho mas nenhum protagonismo.

ednilson

Manuel Goularde, depois de todos os seus esforços acabou na miséria, abandonado por todos, num asilo.
Entendo perfeitamente o que referes de Cosme Damião, aliás disse que não lhe retirava qualquer mérito, protagonismo.
Foi Manuel Goularde, empregado da farmácia, quem conseguiu junto do patrão que a mesma pudesse funcionar como sede do clube.
Foi uma ideia de Manuel Goularde, a primeira Operação Coração da história do clube, em que andou de porta a porta, que salvou o clube.

A acta de fundação do clube tem inúmeros erros, que muitos nem conseguem explicar. Sabia que tinha sido Cosme Damião a escreve-la....mas os erros e omissões que tem também se devem a que o pessoal queria lá saber da papelada, queria era ir jogar à bola para as traseiras da fármacia, sabiam lá eles que estavam a fundar um dos maiores clubes do Mundo.

Bola7

interessante..merecia ser bem averiguado...

Menino do Côro

Citação de: ednilson em 19 de Novembro de 2009, 19:49
(...)ao contrário dos lagartos* (...)

* Têm esta designação pois no primeiro confronto com o Benfica, com os 8 jogadores que nos vieram roubar, fugiram do campo pois estava a chover muito e os meninos não se podiam constipar. Perdemos 2-1, mas logo aí se viu a diferença entre os dois clubes.

E foram alcunhados de "lagartos" porque fugiram da chuva? Não percebi. Sempre pensei que eram chamados de lagartos por se equiparem de verde.

Já agora, de onde vem lampião?

Partizan

Citação de: De Maistre em 06 de Dezembro de 2009, 04:18

Já que um lampião é um candeeiro, suponho que a alcunha tenha a ver com o Estádio da Luz.  ;)

Também não percebi bem a explicação dos lagartos e, já agora, pedia que me explicassem melhor a dos "andrades". Já li uma vez a história desse assunto mas não me recordo.

ednilson

Citação de: ednilson em 19 de Novembro de 2009, 19:49
(...)ao contrário dos lagartos* (...)

E foram alcunhados de "lagartos" porque fugiram da chuva? Não percebi. Sempre pensei que eram chamados de lagartos por se equiparem de verde.

Parace que os lagartos fogem dos predadores....foi isto que percebi.

lcferreira

Citação de: Partizan em 07 de Dezembro de 2009, 01:34

Já que um lampião é um candeeiro, suponho que a alcunha tenha a ver com o Estádio da Luz.  ;)

Também não percebi bem a explicação dos lagartos e, já agora, pedia que me explicassem melhor a dos "andrades". Já li uma vez a história desse assunto mas não me recordo.

Nos anos 30, o F.C. Porto jogava no campo da Constituição.

Em 1937, em Assembleia-geral, foi feita a proposta para que o clube contraísse um empréstimo para a construção de um estádio próprio mas tinham de ser os sócios a subscrever obrigações. No entanto, a procura não ocorreu e não houve estádio para ninguém.

O F.C.P. alugava para os jogos grandes, o campo do Ameal, um dos melhores estádios de Portugal, que recebeu alguns jogos da selecção nacional.

Mas o Sport Progresso (Salgueiros), arrendatário do terreno, reclamou em tribunal por alegadas falhas no pagamento. Os portistas passaram então a jogar no campo do Lima, que era utilizado pelo Académico e cujo aluguer era considerado exorbitante pelos sócios dos «azuis e bancos».

Os três clubes envolveram-se então numa guerra de comunicados, que culminou numa série de acontecimentos estranhos: um incêndio destruiu parcialmente as bancadas da Constituição; e as do Ameal foram destruídas a camartelo. Houve quem atribuísse essa demolição ao senhorio, alegadamente portista e que teria pensado que assim poderia mais facilmente vender o campo do Ameal ao seu clube do coração. Houve quem nunca perdoasse ao senhor Andrade tal gesto e por isso os simpatizantes dos «azuis e brancos» começaram a ser conhecidos por «andrades».

Bola7

Citação de: lcferreira em 11 de Dezembro de 2009, 13:21
Citação de: Partizan em 07 de Dezembro de 2009, 01:34

Nos anos 30, o F.C. Porto jogava no campo da Constituição.

Em 1937, em Assembleia-geral, foi feita a proposta para que o clube contraísse um empréstimo para a construção de um estádio próprio mas tinham de ser os sócios a subscrever obrigações. No entanto, a procura não ocorreu e não houve estádio para ninguém.

O F.C.P. alugava para os jogos grandes, o campo do Ameal, um dos melhores estádios de Portugal, que recebeu alguns jogos da selecção nacional.

Mas o Sport Progresso (Salgueiros), arrendatário do terreno, reclamou em tribunal por alegadas falhas no pagamento. Os portistas passaram então a jogar no campo do Lima, que era utilizado pelo Académico e cujo aluguer era considerado exorbitante pelos sócios dos «azuis e bancos».

Os três clubes envolveram-se então numa guerra de comunicados, que culminou numa série de acontecimentos estranhos: um incêndio destruiu parcialmente as bancadas da Constituição; e as do Ameal foram destruídas a camartelo. Houve quem atribuísse essa demolição ao senhorio, alegadamente portista e que teria pensado que assim poderia mais facilmente vender o campo do Ameal ao seu clube do coração. Houve quem nunca perdoasse ao senhor Andrade tal gesto e por isso os simpatizantes dos «azuis e brancos» começaram a ser conhecidos por «andrades».
nem mais...fala quem sabe... :clap1: