David Luiz

Defesa, 39 years,
Brazil
Main team: 5 seasons (2007-2011), 131 matches (11281 minutes), 6 goals

Titles: Campeonato Nacional (1), Taça da Liga (3)

Far(away)

Citação de: Red skin em 15 de Abril de 2010, 16:43
Citação de: Far(away) em 15 de Abril de 2010, 16:40
Citação de: Red skin em 15 de Abril de 2010, 16:39
Citação de: Far(away) em 15 de Abril de 2010, 16:38
Citação de: Toribas em 15 de Abril de 2010, 16:36
Citação de: Ricardo Teixeira em 15 de Abril de 2010, 16:33
Citação de: Toribas em 15 de Abril de 2010, 16:26
Citação de: Ricardo Teixeira em 15 de Abril de 2010, 16:25
O Luisão 'tá a fazer a sua melhor época...tal como o David Luiz está também a fazer a sua melhor época...

Mas o Luisão é titular do Benfica há sete anos. O DL só esta época é que se estabeleceu como titular do Benfica, a jogar a «central».

E durante esses anos...o Luisão fez também grandes épocas...

E se repararmos...todos...ou quase todos...os jogadores do Benfica estão a fazer a sua melhor época...

Tem mais a ver com o JJ...do que outra coisa...

O Luisão e DL complementam-se bem...
Acho que não vale a pena estar a discutir se é por causa do Luisão que o David Luiz está a fazer uma grande época ou vice-versa...porque acho que não tem nada a ver com isso...

Eles simplesmente complementam-se bem...

São os dois muito bons, mas falando exclusivamente de caracterisiticas para a posição, acho que o David Luiz é melhor. Para além de ter o extra (que muitos não gostam, mas que eu adoro) de saber sair a jogar e criar desequilibrios ofensivos.

Mas a questão não é ele sair a jogar, as vezes parece custar a entender isto. Eu até gosto disso. Gostava era que ele decidisse bem na maior parte das vezes em que isso acontece.

Olha q n...

Para ti é óbvio que não.

Ainda no ultimo jogo... fez excelentes passes de ruptura... e boas arrancadas q permitiram libertar os médios mais ofensivos... perde uma bola de vez em quando, mas tb o Luisão se tivesses atento (isto falando em coisas perfeitamente evitáveis)... sabes q a exuberância é um pau de 2 bicos, acentua as qualidades, mas por vezes acentua os defeitos, já a sobriedade é precisamente o contrário!

Estamos a falar de sair a jogar com a bola e vens falar de Luisão? Raramente faz isso, joga quase sempre pelo seguro. Quem tem essa missão é o David Luiz.

Far(away)

Citação de: Toribas em 15 de Abril de 2010, 16:44
Citação de: Far(away) em 15 de Abril de 2010, 16:42
Citação de: Toribas em 15 de Abril de 2010, 16:40
Citação de: Far(away) em 15 de Abril de 2010, 16:38
Citação de: Toribas em 15 de Abril de 2010, 16:36
Citação de: Ricardo Teixeira em 15 de Abril de 2010, 16:33
Citação de: Toribas em 15 de Abril de 2010, 16:26
Citação de: Ricardo Teixeira em 15 de Abril de 2010, 16:25
O Luisão 'tá a fazer a sua melhor época...tal como o David Luiz está também a fazer a sua melhor época...

Mas o Luisão é titular do Benfica há sete anos. O DL só esta época é que se estabeleceu como titular do Benfica, a jogar a «central».

E durante esses anos...o Luisão fez também grandes épocas...

E se repararmos...todos...ou quase todos...os jogadores do Benfica estão a fazer a sua melhor época...

Tem mais a ver com o JJ...do que outra coisa...

O Luisão e DL complementam-se bem...
Acho que não vale a pena estar a discutir se é por causa do Luisão que o David Luiz está a fazer uma grande época ou vice-versa...porque acho que não tem nada a ver com isso...

Eles simplesmente complementam-se bem...

São os dois muito bons, mas falando exclusivamente de caracterisiticas para a posição, acho que o David Luiz é melhor. Para além de ter o extra (que muitos não gostam, mas que eu adoro) de saber sair a jogar e criar desequilibrios ofensivos.

Mas a questão não é ele sair a jogar, as vezes parece custar a entender isto. Eu até gosto disso. Gostava era que ele decidisse bem na maior parte das vezes em que isso acontece.

Eu acho que ele decide muitas vezes bem. E também acho que às vezes exagera e inventa um bocado. Mas se nem os craques do meio-campo e do ataque passam sempre bem ou fintam sempre bem porque é que o David Luiz ia ser diferente?

Mas decide mais vezes bem ou mais vezes mal? Qual a tua opinião?

Eu não estou a exigir perfeição, apenas maior acerto.

Normalmente, mais vezes mal. Mas está a decidir cada vez melhor.

É o que eu digo, ninguém acerta sempre, e se para acertar uma vez e criar um golo para o Benfica tiver que mandar cinco passes para a bancada por mim está tudo bem.

Pronto é só isto que digo. No dia em que decidir mais vezes bem do que mal, subirá mais um patamar.

Red skin

Far... o Luisão no ultimo jogo fez um passe em pleno meio campo defensivo para o Djaló... são merdas q acontecem a todos, incluindo aos defesas... o Luisão n escapa disso, mesmo qd na maior parte das xs tenta aplicar o chutão... mas como tens essa ideia já pré-concebida, eliminadas da tua memória esses lances!

Toribas

Mas Far, isso não pode ser argumento para comparar o David Luiz com o Luisão, como muitas vezes se faz. Porque, pura e simplesmente, o Luisão não arrisca, não tem qualidade técnica para isso. Por isso é que na comparação entre os dois quase nunca menciono essa diferença, apesar de ser um extra que não pode ser desvalorizada.

Far(away)

Citação de: Red skin em 15 de Abril de 2010, 16:47
Far... o Luisão no ultimo jogo fez um passe em pleno meio campo defensivo para o Djaló... são merdas q acontecem a todos, incluindo aos defesas... o Luisão n escapa disso, mesmo qd na maior parte das xs tenta aplicar o chutão... mas como tens essa ideia já pré-concebida, eliminadas da tua memória esses lances!

Mas qual ideia pré-concebida? Mais uma vez digo-te que andas a fazer-te de parvo.

É normal o Luisão falhar mais nesses lances, não é isso que está em discussão. Nem é esse o seu papel regra geral, pois não tem características para isso, as que o David tem por exemplo. O que estamos aqui a discutir é as saídas de bola do David, e ele é o único central que tem essa liberdade. Consequentemente penso que ele por vezes nesses movimentos esquece-se que está no campo e pensa que está no recreio com os amigos e exagera. Devia tentar ser mais sóbrio, ter mais calma no passe, passar e imediatamente ir para área tentar desiquilibrar. É isso que se discute, nada mais.

Maat

Estive ontem a rever o percurso do David Luiz e do Ruben Amorim. Estes são para mim 2 chamas bem vivas do que é carregar a mística, e dois grandes amigos.

Antes de mais, vamos debruçar-nos sobre o que é a mística dos jogadores. A Mística dos jogadores é ter a arte de um galáctico e a humildade do capitão do Sacavenense. Quando digo a arte de um galáctico estou-me a referir à capacidade de resolver um jogo com um passe, um movimento arriscado, uma palavra a um colega. Quanto à humildade devo desde já fazer uma clara dissociação: esta humildade não é uma baixa ambição (como muitos gostam de apontar quando se coloca objectivos altos) mas sim a capacidade de assumir um erro, de aceitar uma crítica sincera, de ser a figura de um encontro e preferir as objectivas centradas nos outros.

Tanto o Mantz como o David são isso mesmo. Quase consigo imaginá-los a chutar uma bola de pele das antigas, com camisolas sem patrocínios, a mostrar ao Mundo que estes Zés-Ninguém de Portugal conseguem ir a uma final Europeia e vergar colossos europeus.

O que mais me dói é que vai ser muito difícil não separar estes dois amigos no final da época. Se o Ruben Amorim tem conseguido fazer a diferença, a verdade é que na posição dele (qualquer das 4 em que actuou) se espera a arte que ele demonstra no mundo da ribalta do futebol. Já o David Luiz é muito diferente. É um defesa central do futebol pós-cattenaccio, um defesa-trinco-médio capaz de tornar um simples 4-4-2 num 3-5-2 sem a equipa precisar de ajustes tácticos. No Funchal contra o Marítimo até já nos colocou num 3-4-3. Mas o melhor disso tudo é que tanto o 3-5-2 como o 3-4-3 duram apenas a jogada que começa nos pés dele.

O sintoma de uma equipa que domina tem a sua expressão máxima quando um defesa central como o David Luiz sai com a bola controlada e não há um imediato ataque de incontinência anal nos adeptos. E é aí que entra o Luisão.

O Luisão tem apanhado algumas críticas injustas porque parece que é preciso colocá-lo abaixo para elevar o David Luiz. Nada podia estar mais longe da realidade. Para cada defesa central afoito tem de haver um defesa central que toma posição atrás e não permite faltas de concentração, um CAPITÃO. Nunca fui muito adepto de um médio ou um avançado capitães. Para mim isso é redutor, e quase coloca o papel do capitão única e exclusivamente em interpelações ao árbitro. O capitão disciplina, arruma, mete respeito. Quem ousava contrariar o Mozer? O que aconteceu ao último que quis contrariar o Luisão? É isto que faz um capitão, mas não só. O capitão identifica pontos fracos na equipa ao nível pessoal e trabalha-os. Já são célebres as feijoadas e os pagodes do Luisão. E acreditem que se não fosse o Luisão a meter a casa em ordem o David Luiz não tinha o espaço para brilhar que tem agora. E isso leva-nos para as convocatórias da selecção canarinha.

Quanto às convocatórias, temos de recordar um ponto muito importante: a selecção canarinha é uma selecção fantasista à frente e realista atrás. Se um David Luiz é como mel para esquemas europeus, no caso sul americano é bem diferente. Aliás, até o Benfica o ir buscar à segunda divisão estadual brasileira ele pouco ou nada tinha além do seu potencial no bolso. Qualquer selecção com poucos elementos criativos receberia de braços abertos um David Luiz, mas a canarinha precisa na defesa de elementos que coloquem a ordem, que resolvam os problemas das crateras deixadas pelos elementos criativos. O Luisão assenta que nem uma luva e é por isso que é convocado, assim como o Pepe nunca seria convocado pela canarinha e só na Europa é que é visto como algo de especial por sair a jogar.

Não duvido que o David Luiz desperte cobiça suficiente para se bater recordes em transferências, mas há duas verdades que não têm contestação:

1) Só num clube galáctico é que ele terá hipóteses de ser convocado para a canarinha (pois só quando o mundo todo clamar pelo David Luiz é que o seleccionador o irá convocar);

2) A melhor carreira possível do David Luiz seria a mesma que o Luisão, pois aqui ele é um fora de série de quem se espera um momento de brilhantismo de vez em quando, mas a ganhar ordenados milionários ele será fuzilado ao primeiro erro (vejam o caso do Pepe no Real Madrid).

Por isto tudo apenas posso pedir muitas mais épocas deste plantel com a águia ao peito, mas sei que somos vítimas da nossa grandeza. Grandes demais para passar despercebidos e criar uma máquina imparável ano a ano.

Marafado

Eu acho o Luisão o elemento mais valioso da nossa defesa, embora acho que individualmente tenha falhas técnica comprometedoras.

Está a fazer a melhor época de sempre e é um luxo para qualquer central jogar a seu lado, um pouco à semelhança do que se passa com Terry, Puyol ou Ferdinand.

Red skin

Citação de: Far(away) em 15 de Abril de 2010, 16:52

Mas qual ideia pré-concebida? Mais uma vez digo-te que andas a fazer-te de parvo.

É normal o Luisão falhar mais nesses lances, não é isso que está em discussão. Nem é esse o seu papel regra geral, pois não tem características para isso, as que o David tem por exemplo. O que estamos aqui a discutir é as saídas de bola do David, e ele é o único central que tem essa liberdade. Consequentemente penso que ele por vezes nesses movimentos esquece-se que está no campo e pensa que está no recreio com os amigos e exagera. Devia tentar ser mais sóbrio, ter mais calma no passe, passar e imediatamente ir para área tentar desiquilibrar. É isso que se discute, nada mais.
o passe tb é sair a jogar ou n é... aliás qts vezes é q o Benfica sofreu golos por causa do David perder bolas? 1... o problema é q o rapaz tem confiança e continuou a arriscar, para além da confiança dada pelo treinador, algo q n é dado ao Luisão... muitas xs n têm sucesso em termos ofensivos, mas defensivamente até parece q tem sido um desastre, mas como já tens pré-concebida a imagem das paragens cerebrais vens logo com histórias...

PS- Ó Far... peço q n te irrites, pois estou a tentar conversar, podes n concordar e argumentar mas daí a...

Far(away)

Citação de: Toribas em 15 de Abril de 2010, 16:49
Mas Far, isso não pode ser argumento para comparar o David Luiz com o Luisão, como muitas vezes se faz. Porque, pura e simplesmente, o Luisão não arrisca, não tem qualidade técnica para isso. Por isso é que na comparação entre os dois quase nunca menciono essa diferença, apesar de ser um extra que não pode ser desvalorizada.

Mas eu quando falo de Luisão e David Luíz refiro-me apenas aos momentos defensivos, e não ao extra de sair coma bola nos pés. E nesses momentos Luisão é mais seguro na minha opinião, comete menos erros e tem uma maior capacidade de concentração nos jogos. Podes dizer que isso é resultado da sua maior experiência e terás razão, mas isso não quer dizer que o David não tenha que melhorar nesse aspecto.

Porque eu acho que o facto de ele perder algumas bolas quando sai a jogar, e os erros que ele comete lá atrás tem a mesma causa: desconcentração.

krak

Bem Far...

Nunca te disse. Mas estou seriamente a ponderar deixar de participar no fórum.
É que 99% das vezes que o faço/faria era para dizer o mesmo que tu.

Bem haja  :drunk: :slb2:

Far(away)

Citação de: Red skin em 15 de Abril de 2010, 16:57

o passe tb é sair a jogar ou n é... aliás qts vezes é q o Benfica sofreu golos por causa do David perder bolas? 1... o problema é q o rapaz tem confiança e continuou a arriscar, para além da confiança dada pelo treinador, algo q n é dado ao Luisão... muitas xs n têm sucesso em termos ofensivos, mas defensivamente até parece q tem sido um desastre, mas como já tens pré-concebida a imagem das paragens cerebrais vens logo com histórias...

PS- Ó Far... peço q n te irrites, pois estou a tentar conversar, podes n concordar e argumentar mas daí a...

Mas quem está irritado? E qual ideia pré-concebida? Eu desisto de tentar discutir o David Luiz contigo.

Vieri

O David Luiz podia ser grande só a jogar simples e a mandar umas sardas para bancada?
Podia, mas não era a mesma coisa...

Como diz e bem o LFL (finalmente uma crónica decente), o único factor que o pode impedir de ser dos melhores do mundo é... ele próprio.

Toribas

Citação de: Far(away) em 15 de Abril de 2010, 16:58
Citação de: Toribas em 15 de Abril de 2010, 16:49

Mas eu quando falo de Luisão e David Luíz refiro-me apenas aos momentos defensivos, e não ao extra de sair coma bola nos pés. E nesses momentos Luisão é mais seguro na minha opinião, comete menos erros e tem uma maior capacidade de concentração nos jogos. Podes dizer que isso é resultado da sua maior experiência e terás razão, mas isso não quer dizer que o David não tenha que melhorar nesse aspecto.

Porque eu acho que o facto de ele perder algumas bolas quando sai a jogar, e os erros que ele comete lá atrás tem a mesma causa: desconcentração.

Não acho que seja só por desconcentração, principalmente nas transições ofensivas. Defensivamente, sim, já falhou algumas vezes, apenas por desconcentração.

BENFIKA

As saídas exageradas e erros defensivos do David Luiz são próprios de um jovem que esta a explodir e quer mostrar o que vale.
Com o passar dos anos ele vai amadurecer em todos esses aspectos, e com a ajuda do treinador ainda mais.

Basta lembrar o que era o Martins a época passada...sempre que tinha a bola queria decidir o jogo com um passe de morte ou um golo.
Este ano já percebeu que não pode ser assim e que nem sempre pode ser ele a decidir um jogo e a dar nas vistas.

Red skin

Citação de: Far(away) em 15 de Abril de 2010, 17:02
Citação de: Red skin em 15 de Abril de 2010, 16:57

Mas quem está irritado? E qual ideia pré-concebida? Eu desisto de tentar discutir o David Luiz contigo.

qd dizes q me estou a fazer de parvo... n acho q isso sejam modos de abordar uma discussão saudável!

PS- Qd falei do passe do luisão foi pq tinha sido um passe arriscado q correu mal... felizmente n deu em nada!