Direitos televisivos - Petição para a suspensão e revisão do modelo

Americano69

Citação de: APM em 27 de Janeiro de 2011, 11:41
Essa argumentação, com o devido respeito, reforça a conclusão do meu post.
Podem existir, e existem certamente, razões substanciais que podem determinar a antecipação da data da celebração do novo contrato. A título de exemplo, podemos ter em cima da mesa uma proposta nos permita resolver o contrato actualmente existente, pagando, naturalmente, a devida compensação. Por outro lado, pode haver interesse/necessidade em celebrar, antes da data de caducidade do actual contrato, um novo contrato de forma a antecipar receitas ou efectuar novos investimentos.
Quanto à alegada arrogância do post, concedo tal falha, penitenciando-me pelo facto.

Ok, aí apresentas argumentos perfeitamente válidos, lamento é que se continue anos e anos a gerir a tesouraria à custa de antecipação de receitas. E já agora, se quiseres responder, qual achas que deve ser o limite temporal da negociação do novo contrato, se é que achas que deve haver alguma? E não te preocupa havendo uma eventual nova Direcção que entre no mandato já com um dos contratos mais importantes negociados (e possivelmente com uma grande fatia de receitas antecipadas) ficando de mãos presas nesse campo?

Palmeirinha

Mas até aí tudo bem. Poderia ser só um problema de fluxo de caixa, coisa que faz parte do discurso oficial do clube sobre o atraso. Mas o risco do Barcelona está no contrato de transmissão que tem com a Mediapro, que subsidia boa parte da operação do clube. Há duas semanas, a Mediapro abriu um processo de falência e, diferente do Real Madri, o contrato do Barcelona com a empresa não tem proteção bancária. Ou seja, se a Mediapro afundar, o que ainda é incerto, ela leva o Barcelona junto. E se o Barcelona afundar, ele leva um monte de paradigmas de excelência de gestão de clubes de futebol com ele. Inclusive aqueles que norteiam a gestão da maioria dos clubes do Brasil. No fim, o futebol espanhol pode ter muito mais influência na dinâmica da indústria do futebol do que uma eventual conquista da Copa do Mundo.

http://www.universidadedofutebol.com.br/Jornal/Colunas/Detalhe.aspx?id=11206

até um site brasileiro diz isso

APM

A questão do prazo do contrato é muito importante.
Temo que a estratégia passe por uma significativa antecipação das receitas que vão ser geradas por este contrato. Assim, não antecipo um contrato de curta duração, ou seja, inferior a três anos. Efectivamente, quem adquirir os direitos vai querer uma base relativamente estável para operar. Os montantes que estão a circular na imprensa não me permitem esperar outra coisa do que um contrato longo.
Obviamente que a questão da duração do contrato pode ser ultrapassada se nós formos intransigentes quanto à previsão de mecanismos contratuais de revisão/actualização.
O contrato em causa é muito complexo, até porque não tenho informação suficiente para concluir a nossa posição relativamente à publicidade.

Topo Sul

Citação de: scoop em 24 de Janeiro de 2011, 12:47
Enfim... há aqui alguém que conheça a situação da MediaPro? Sabem que está intervencionada no âmbito de um processo de falência? Que está a ser gerida por um administrador judicial? Que não tem dinheiro para pagar os contratos e está à beira da insolvência? Que deve milhões à sogecabe/prisa e que não tem dinheiro para os pagar? Há mais de um ano que se anda nesta situação e em Portugal, a atender pelo que li nos jornais, ninguém reparou? QUe a MediaPro até já revendeu os direitos à Sogecable mas que esta se recusa a pagar se não tiver garantias que o dinheiro vai para os clubes e não para tapar buracos?

Eu acho tudo isto verdadeiramente bizarro, haver quem acredite na ideia de que uma empresa insolvente e disfuncional vai pagar 30 milhões pelos direitos do Benfica e lançar um novo canal em Portugal.

O Rangel e o outro são dois aventureiros a construírem um castelo de cartas que ruirá logo que o suporte político que o sustenta também caía.

Enfim, é muito dúbio que a Mediapro ianda possa negociar os direitos televisivos da liga espanhola para Portugal. Provavelmente foi essa a razão pela qual a Olivedesportos não lhes comprou nada e os direitos estão alegadamente livres ou vendidos a outros. Se calhar houve quem comprasse gato por lebre.

Só os ingenuos e os preguiçosos compram este tipo de ilusões. Façam google por mediapro bancarrota aacreedores etc. e informem-se. Deixem-se de ingenuidades e de terem comentários em blogs como fontes credíveis.

Que a Mediapro está com em concurso de credores em Espanha não é novidade, mas o Benfica não irá negociar com a Mediapro, mas sim com a nova empresa do Rangel e RP Soares e segundo esta noticia eles falam de um possivel investimento espanhol, não da Mediapro... mas quem sabe da PrisaTV (antiga Sogecable) que é uma das principais credoras da Mediapro.
http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=9915

http://www.prisa.com/pt/sala-prensa/notas-prensa/noticia/1454/mediapro-continuara-em-concurso-de-credores-enquanto-nao-se-resolvam-os-recursos-propostos-por-prisa-tv/

Continuou a achar que a PT estará por detrás disto, e o Benfica será o mote para a parceria com os espanhóis... porque os nossos jogos fomentam interesse no país vizinho, mais que não seja pela armada espanhola que já temos na equipa e jogadores oriundos desse campeonato.

Dandy

Citação de: Pedro Neto em 27 de Janeiro de 2011, 10:53
Citação de: .:VMPT:. em 25 de Janeiro de 2011, 12:06
Vai ser muito giro....

Ver metade dos jogos na SportTV e outra metade em outro suposto canal....

Será que as pessoas vão desistir da Sport TV? onde poderão acompanhar metade dos jogos do Benfica no campeonato, mais os jogos da UEFA... além dos conteúdos que a Sport TV tem a oferecer nos diversos canais????

Ou vão preferir assinar com outro suposto operador que apenas transmite 15 jogos por ano?

Já agora, valia a pena pensar nisto.....  ;D

Vão pagar os dois.

Somente quem puder e quiser.

Além de que isso não é aspecto que deva preocupar o Benfica.

Pedro Neto

Citação de: Dandy em 27 de Janeiro de 2011, 13:18
Citação de: Pedro Neto em 27 de Janeiro de 2011, 10:53
Citação de: .:VMPT:. em 25 de Janeiro de 2011, 12:06
Vai ser muito giro....

Ver metade dos jogos na SportTV e outra metade em outro suposto canal....

Será que as pessoas vão desistir da Sport TV? onde poderão acompanhar metade dos jogos do Benfica no campeonato, mais os jogos da UEFA... além dos conteúdos que a Sport TV tem a oferecer nos diversos canais????

Ou vão preferir assinar com outro suposto operador que apenas transmite 15 jogos por ano?

Já agora, valia a pena pensar nisto.....  ;D

Vão pagar os dois.

Somente quem puder e quiser.

Além de que isso não é aspecto que deva preocupar o Benfica.

Claro. Ninguém é obrigado a pagar a SportTV ou o Meo, para ter Benfica TV. E muito menos o futuro canal. As pessoas não são obrigadas a nada.

MALU15

Citação de: Americano69 em 27 de Janeiro de 2011, 11:19
Citação de: MALU15 em 27 de Janeiro de 2011, 11:04
Citação de: Americano69 em 27 de Janeiro de 2011, 10:56
Citação de: MALU15 em 27 de Janeiro de 2011, 10:49
Citação de: Americano69 em 27 de Janeiro de 2011, 10:29
Citação de: T1n0_SLB em 26 de Janeiro de 2011, 01:52
Se o mandato desta direção termina em 2012 e o actual contrato só termina em 2013, porque raio a direção actual está a negociar os direitos televisivos? Não deveria ser materia do próximo mandato?

Pergunta pertinente. A resposta todos sabemos.
É óbvia efectivamente. Todos os grandes contratos devem ser geridos numa óptica de longo prazo.
Com esse argumento esta Direcção já não devia mexer praticamene uma palha em termos de contratação de jogadores, pois na sua grande maioria os contratos já vão para alem de 2013.
Era o mesmo que dizer dar ao futuro a gestão do presente!

Misturar contratos de jogadores que já jogam no Benfica com receitas dum contrato que entram em vigor apenas em 2013 na minha opinião roça a má-fé. Acho muito bem que esta Direcção comece a ouvir propostas para os direitos televisivos, que deixe o dossier o mais adiantado possível, agora acho uma aberração negociar os mesmos já que volto a dizer que é uma receita que se INICIA (ao contrário dos contratos dos jogadores) após o final de mandato. Acho que irão fazê-lo, mas acho lamentável e não percebo sinceramente como alguém pode concordar com isso. É devido a estas palhaçadas que sempre que entra uma nova direcção temos de andar anos a ouvir a desculpa do "como o clube estava" para justificar erros próprios.
Eu tambem falo de novas contratações. Má fé? Em todas as grandes organizações, não há limitações aos actos de gestão referentes à negociação dos contratos só porque eles vão para alem data do fim do mandato. Porque raio isso tinha de acontecer no Benfica, não percebo. O Benfica não é nenhuma PME.

Já te expliquei o porquê, dá-me uma boa razão para ser uma Direcção a negociar um contrato cujo objecto do mesmo se INICIA após o final do seu mandato. Uma coisa é negociar jogadores hoje, ou para a próxima época, situações que se iniciam antes do final do mandato mesmo tendo consequências após o mesmo, evidentemente que não se pode limitar os mesmos caso contrário quando alguém chegasse não existia plantel. Outra coisa ainda é negociar um contrato que acaba hoje (por exemplo) por um período de tempo que se prolongue para além do final do mandato. Acho que se deve evitar grandes compromissos para além do termo do mandato, mas face a propostas altamente vantajosas até admito alguma excepção. Uma terceira situação, completamente diferente, é negociar um contrato cujo INÍCIO surge após o final do mandato, qual é a lógica? Quais as vantagens? Qual a vontade de alguém se candidatar sabendo que entra no clube já sem hipóteses sequer de alterar uma das principais fontes de receita do mesmo? E se aprovas qual o limite? 5 anos? 10 anos? 20 anos? Se a Olivedesportos pretender adquirir os próximos 50 anos de direitos televisivos pagando tudo hoje devemos achar por bem que se faça o negócio? permitindo que a actual Direcção se quiser gaste tudo em jogadores (por exemplo) deixando a próxima Direcção sem essa opção em termos de tesouraria?

Volto a dizer, já que alguns têm dificuldades em perceber, o que defendo é em abstracto, nada tem a ver com ser LFV ou qualquer outro Presidente, na minha opinião é totalmente inconcebível e inaceitável qualquer Direcção negociar um contrato (ainda para mais com esta relavância) cujo objecto se INICIA após o término do seu mandato.
Desculpa só agora responder, mas estive ausente.
Tal como tu, tambem a minha opinião se aplica em abstrato a qualquer Direcção, desde que a mesma defenda os interesses do clube.

Em relação ao prazo, considero que o mesmo deve-se situar nos 4/ 5 anos, ainda que possa conter cláusulas de revisão e a renegociação destes contratos deve ocorrer sempre com a devida antecedência, pela importância que tem para o planeamento da gestão das empresas que estão por trás das partes envolvidas.
Nesta renegociação em concreto, acho que o clube pode ter ainda a vantagem de poder conseguir rever os valores dos 2 anos até 2013, como já tive oprtunidade dizer em posts anteriores.

Quanto à antecipação de receitas, isso não ocorre, quanto muito pode ocorrer uma antecipação de pagamentos. No entanto essa prática, muito usual há uns anos atrás pelo Oliveira, hoje já não é aplicada aos grandes clubes, pela razão simples de que a Oliverdesportos deixou de ter suporte financeiro para tal, pois quem financia a SportTv é a Zon, mas só nos anos em que os direitos geram receita na SportTv, até lá tem de ser a Oliverdesportos, e isso está difícil ...

Americano69

Malu, o teu comentário é a prova que "a falar é que a gente se entende". O argumento da renegociaçao entrar em conta com o actual contrato a decorrer muda tudo para mim, já que aí tratam-se de exercícios deste mandato. No entanto mantenho que se deve tentar encurtar ao máximo o prazo (sabendo que a outra parte pode querer alongar) do contrato, e evitar ao máximo a antecipação da receita, ou dos recebimentos, se preferires. E também não esquecer a posição da Olivedesportos no nosso futebol, se continuarem com eles de livre e espontânea vontade, depois aguentem-se e não chorem...

hiend

Contrato de três anos, tal como o Barcelona fez!

Roy Kent

Que História é essa do Rangel ir fazer um canal novo?

Dandy

Tic-Tac, Tic-Tac, Tic-Tac, Tic-Tac...

Faltam 882 dias...

Domnul de Cauciuc

Citação de: Americano69 em 27 de Janeiro de 2011, 13:46
Malu, o teu comentário é a prova que "a falar é que a gente se entende". O argumento da renegociaçao entrar em conta com o actual contrato a decorrer muda tudo para mim, já que aí tratam-se de exercícios deste mandato. No entanto mantenho que se deve tentar encurtar ao máximo o prazo (sabendo que a outra parte pode querer alongar) do contrato, e evitar ao máximo a antecipação da receita, ou dos recebimentos, se preferires. E também não esquecer a posição da Olivedesportos no nosso futebol, se continuarem com eles de livre e espontânea vontade, depois aguentem-se e não chorem...

Receber tudo à cabeça é de longe a melhor forma de obter o máximo dum contrato. O problema é que se sabe que estas Direcções fraquíssimas pegam logo no dinheiro todo e vai de comprar cromos em vez de utilizarem o dinheiro para aquilo que deveriam - reduzir a dívida!

Fly 13

Citação de: Domnul de Cauciuc em 30 de Janeiro de 2011, 19:21

Receber tudo à cabeça é de longe a melhor forma de obter o máximo dum contrato. O problema é que se sabe que estas Direcções fraquíssimas pegam logo no dinheiro todo e vai de comprar cromos em vez de utilizarem o dinheiro para aquilo que deveriam - reduzir a dívida!
Está a jogar o Benfica.

Domnul de Cauciuc

Citação de: Fly 13 em 30 de Janeiro de 2011, 19:22
Citação de: Domnul de Cauciuc em 30 de Janeiro de 2011, 19:21

Está a jogar o Benfica.
E?

Dandy

Tic-Tac, Tic-Tac, Tic-Tac, Tic-Tac...

Faltam 879 dias...