4 de Maio de 1949: A tragédia de Superga

pauliter

Mensagem que recebi de um admin do fórum do Torino:

"Obrigado pelo gesto esplêndido.
Ele agradeceu todos os fãs do Benfica para as belas palavras.
Nos próximos dias irei inscrever no seu fórum .
Esperamos, sinceramente, para ganhar a Taça UEFA.

Forza Benfica.

Marcello."


piccolo

bom, estive a ler todos os posts deste o início do tópico e é ISTO também que nos torna grandes!

saber recordar a história e homenagear quem deve ser homenageado...
tenho pena que isso só parta de nós, simples adeptos/sócios, mas é sinal que os valores do Benfica ainda estão bem presentes em muitos de nós, e isso é muito importante para o futuro do nosso clube!?

parabéns ao Joga pelo texto... ao Train por abrir o tópico e dar a conhecer este trágico episódio que faz parte da nossa história e que pôs fim a uma enorme equipa como era o Torino da altura... parabéns também ao archor e ao pauliter que tem sido os nossos "embaixadores" junto dos tifosi do Torino, por lhes darem a conhecer que não nos esquecemos deles, deste momento da história de ambos os clubes e que sentimos também pesar pelas perdas daquele fatídico dia, obrigado a ambos e a todos os que se foram registando entretanto no forum do Torino!

por fim, deixo aqui a minha mensagem (que foi a mesma que deixei no grupo do Torino FC no facebook)

"Aqui fica a minha homenagem ao Torino FC e seus tifosi no dia em que nos lembramos de uma das maiores tragédias do futebol.

Que descansem em paz todos aqueles que desapareceram naquele fatídico dia 04 de Maio de 1949.

Grande abraço e Forza Toro!

Assinado: um Benfiquista"


:amigo:

pauliter

piccolo os valores do benfiquismo perduram enquanto o verdadeiro benfiquista existir.

Não importam as direcções, os jogadores, os problemas e as conquistas. Enquanto houver benfiquistas como nós todos seguramente que o futuro do Benfica estará salvaguardado.

Por muito que queiram fazer parecer o contrário, o Benfica são e serão sempre os seus adeptos. Indefectíveis adeptos do Benfica!

Hoje confesso que não encontrava melhor forma de me sentir Benfica e de levar uma boa dose de benfiquismo que tanto me orgulha. É certamente um excelente prenúncio para amanhã!

Abraço e obrigado  O0

Joga Bonito


Again

Grande Post.

Lembro que meu pai sempre me contava a história do Grande Torino descrevendo-o como uma grande equipa na época, e da tragédia aérea após o jogo com o Benfica.

Subscrevo a ideia de fazer anualmente uma homenagem ao Grande Toro...  :metal:

PablitoAimar

Citação de: Tiaguu em 04 de Maio de 2011, 22:46
É um facto,que o Benfica deveria honrar a sua grandeza,o humanismo que compõe a sua massa adepta e prestar uma pequena homenagem ao Torino.Afinal de contas,a tragédia sucedeu após terem vindo cá prestar eles uma homenagem ao Benfica...deveriamos ter retribuido. Estamos em dívida. Não basta um mero comentário/notícia na Benfica TV como que a servir de "descargo de consciência"...é preciso uma homenagem grande,à altura dos homenageados e dos que os homenageiam. Tal como deveria ser obrigação moral do clube de continuar a recordar-se de Miklos Fehér. Estamos a falar de dois episódios marcantes da vida do nosso clube..é verdade,não são episódios de orgulho,de alegria,mas fazem parte de nós e não devemos trata-los de forma leviana,devemos mostrar que perante momentos tão funestos,devemos elevar os nossos valores bem alto. Talvez esta direcção esteja esquecida,adormecida ou entorpecida no que toca a valores...louva-se o facto de terem intervido socialmente aquando das cheias na Madeira ou do terramoto no Haiti , mas não podemos negligenciar histórias passadas que feriram directamente o mundo benfiquista.

:bow2: :bow2:. É impressionante o humanismo da nossa massa adepta.. O LFV só gosta de ir ao brasil ser homenageado, nao tem tempo para mais nada, enfim..

Dandy

Citação de: van33 em 04 de Maio de 2011, 18:52
pode ser que no proximo jogo pro campeonato metam uma caixa azul com letras brancas a dizer "RIP TORINO 1962"


   1962?...

   Conheço esta tragédia desde sempre, graças às histórias do meu Pai (que apesar de ter nascido somente 3 anos antes, em 46, conservou jornais (da época) do seu Pai, meu Avô).
   
   Quanto à indiferença do Benfica, não me surpreende, infelizmente.
   Se o Mike Plowden não foi recordado, pela direcção, na gala do Benfica de 2008, realizada no dia seguinte à morte do nosso ex-atleta... estamos à espera que se lembrem de uma equipa italiana que veio disputar um jogo de homenagem a um capitão nosso, há 62 anos?

   Infelizmente, já não espero.


Lysander

Concordo plenamente com as sugestões aqui mencionadas, todas. O Benfica deixou cair no esquecimento algo que deveriamos homenagear e respeitar eternamente mas nunca é tarde para o rectificar. Um gesto oficial por parte do clube a cada 4 de Maio ou no jogo seguinte e um 3.º Equipamento com as cores do Torino (até porque nos ficaria muito bem) eram atitudes nobres e condizentes com o historial do Benfica.
Forza Toro

Dandy



   Este tópico é o Benfica!


   De referir, como curiosidade, que o Benfica venceu esse jogo (arbitrado por um inglês) por 4 a 3, tendo o Torino apresentado todos os seus titulares.

   O Torino que jogou em Lisboa, nesse dia, era tetra-campeão italiano e sagrar-se-ia, nas semanas seguintes à tragédia, penta-campeão de Itália.
   Mas é bom esclarecer que este penta-campeonato começou em 42-43, havendo interrupção dos campeonatos em 43-44 e 44-45 por causa da Grande Guerra, sendo completado em 45-46, 46-47, 47-48 e 48-49.

   Por outras palavras, o Torino passou ao lado de um hepta-campeonato, de 42-43 a 48-49, e quem sabe se o seu registo não iria mais além, tal era a superioridade da equipa, na época.
   Recorde-se que nenhum outro clube voltou a ter 10 titulares, em campo, num jogo da selecção italiana.

   Esta equipa era a antítese do Catennacio, chegando a marcar mais de 100 golos por época.


Aka

Citação de: vitormopinto1987 em 05 de Maio de 2011, 01:17
Citação de: Raoul Duke em 05 de Maio de 2011, 01:16
Citação de: Tiaguu em 05 de Maio de 2011, 01:09
Citação de: Joga Bonito em 05 de Maio de 2011, 00:37
É uma das coisas que digo há anos, e no último ano o train não me deixa mentir:

Mandasse eu, e no jogo mais próximo de 4 de maio que exista, o Benfica jogaria SEMPRE de grená. SEMPRE !

A razao é óbvia.

Ao qual esta direcção responde com indiferença para com essa homenagem...ou responderia de forma efectiva,alegando que tal procedimento seria de um custo elevado,tendo em conta o fabrico de equipamentos especificamente para uma só data..algo do género,algo que fosse poeira e desse pra lançar aos olhos.

Poderiam ver como oportunidade de negócio, como o lançamento de uma camisola de edição limitada, por exemplo.
eu comprava!

Olha, a isso juntava uma ideia que nunca esqueci, de o Benfica jogar sempre de mais pretas por altura do aniversário.



Quanto ao Torino tenho a dizer que é uma injustiça. Um clube a espalhar magia pelos relvados de forma honesta e acontece-lhe isto.

Já os vizinhos... enfim.



Que o Toro regresse o mais rápido possível à Serie A!!!



(emblema até 2005)

Jonex

Desconhecia, acho que realmente a história não deve ser lembrada só para comemorar conquistas e grandes feitos mas também para recordar e homenagear.
Essa história deveria chegar a quem de direito, nem que fosse simplesmente para recordar esses jogadores treinador e restante comitiva com 1 minuto de silêncio.

Jonex

E já agora, não sei se o Torino tem forum, mas seria de bom grado que algum dos responsáveis pelo SerBenfiquista enviasse em nome deste forúm um pequeno texo de homenagem, acho que cairia bem.

angimfm

Jonex, alguns users já estiveram no fórum do Torino. Muito obrigada a eles e a todos que de alguma forma tentaram homenagear aquela grande equipa. Quando soube desta história fiquei chocada e com um sentimento de culpa incrível... Não percebo a indiferença da direcção do Benfica a esta tragédia.

Forza Toro!!!!


E queria só dizer também que alguns posts desta ultima página emocionaram-me mesmo...  :flagglorioso:  :cry2:

Gonzalex

#178
Joga e Train  :bow2: :bow2: :bow2: :bow2: :bow2:

Já que o Benfica nem sequer fez referência à data (uma vergonha...), que ao menos alguns benfiquistas se lembrem disto.

ednilson

Não sei se alguém já o referiu, mas nessa altura e para além de participarem na homenagem a Francisco Ferreira, ele queriam mesmo era levá-lo para lá.

Ao serviço da Selecção, em Fevereiro de 1949, disputou um Itália-Portugal (4-1), na cidade de Génova. O comendador Novo, presidente do Torino, a melhor equipa transalpina nessa altura, ficou rendido à prestação de Francisco Ferreira. Tal como o Real Madrid, alguns anos antes, também o clube italiano solicitou os seus ofícios. O presidente do Torino deu-lhe o cartão de visita e apelou a um contacto ulterior. Quando a sua festa de homenagem começava a ganhar contornos, Francisco Ferreira telefonou ao líder do Torino, convidando o melhor conjunto europeu a participar no evento. O Benfica haveria de vencer 4-3. No dia seguinte ao jogo, Novo fez nova diligência para levar Francisco Ferreira até Itália. Infrutífera foi. Poucas horas depois, o avião despenhou-se sobre a basílica de Superga, naquela que foi uma das maiores tragédias do futebol mundial. Francisco Ferreira carregaria a cruz da desventura até ao fim da sua vida.