As Finanças do Benfica

fabioLupi

Citação de: trainmaniac em 19 de Maio de 2011, 22:20
Citação de: fabioLupi em 19 de Maio de 2011, 22:17Concordo plenamente contigo. Mas o ano passado funcionou bem. O problema é que não sabem ganhar. 

Funcionou bem e tivemos um prejuízo colossal no fim.
Tiveste. Mas colhes-te os frutos no ano seguinte. E só não colhes-te mais porque falhou aquela premissa que falei à pouco da comunicação e transmissão.

F1

Citação de: trainmaniac em 19 de Maio de 2011, 22:20
Citação de: fabioLupi em 19 de Maio de 2011, 22:17Concordo plenamente contigo. Mas o ano passado funcionou bem. O problema é que não sabem ganhar. 

Funcionou bem e tivemos um prejuízo colossal no fim.
Antes de mais, finalmente vejo uma discussão neste fórum com grande valor e com pessoas que parecem saber do que falam. Eu não sou um expert, por isso aceito qualquer correcção ou reparo que me façam, no plano técnico.

Quanto à afirmação "Funcionou bem e tivemos um prejuízo colossal no fim." referes-te a quê? À vertente desportiva ou à financeira? É que a financeira deu lucro. E pelo menos na conta dos empréstimos (que eu acho que é uma das mais importantes do balanço) a generalidade dos empréstimos baixaram, assim como o passivo. Ligeiramente mas baixou.

Se é sustentável... concordo que para uma empresa normal, isto não seria sustentável... mas se alguém souber de algum clube que não viva da venda de jogadores, que me diga. E refiro-me a clubes geridos por pessoas que não tem fortunas para bater lá sempre que é preciso injectar dinheiro. Talvez o Barcelona seja o único que consiga gerir sem vender...

fabioLupi

Citação de: Americano69 em 19 de Maio de 2011, 22:13
Citação de: fabioLupi em 19 de Maio de 2011, 22:10
Citação de: Americano69 em 19 de Maio de 2011, 22:04
Citação de: trainmaniac em 19 de Maio de 2011, 21:57
Citação de: fabioLupi em 19 de Maio de 2011, 21:55Essa questão da falência técnica, deve-se também ao facto de não poderes revalorizares os passes dos jogadores, por as normas contabilísticas não o permiterem. Tens jogadores avaliados muti por baixo, que se fossem para o valor de mercado terias capitais próprios positivos.

Isso é uma faca de dois "legumes", porque tens o Roberto avaliado em 8,5M€ por exemplo..
Certo é que de 115M€ de capital social, cerca de 100M€ estão derretidos em prejuízos. Em apenas 10 anos. Isto é para lá de má gestão...

Evidente, além de que acaba por ser mais justo assim, quando o jogador é vendido muito acima daquilo que vale na contabilidade, é gerada uma mais-valia, um proveito efectivo. Não é viável um "mercado" para valorizar jogadores, iria destruir toda a credibilidade das finanças do futebol.
Este é um problema que sempre foi descutido, e nunca vai ser conclusivo.

Claro, e é apenas a minha opinião num assunto extremamente subjectivo. Pela minha maneira de ser, por defender alguma prudência na contabilidade para evitar mais escândalos como os que todos conhecemos, eu defendo que o custo histórico neste caso é o mais adequado.
Por acaso neste caso, não concordo muito. Se a aplicação do justo valor foi feita de forma prudente e cuidadosa, e não fosse permitida a distribuição de lucros não realizados (como acontece agora) não haveria problema. O problema é que o JV só é aplicado para enfeitar balanços.

trainmaniac

Citação de: blueyemen em 19 de Maio de 2011, 22:27Antes de mais, finalmente vejo uma discussão neste fórum com grande valor e com pessoas que parecem saber do que falam. Eu não sou um expert, por isso aceito qualquer correcção ou reparo que me façam, no plano técnico.

Quanto à afirmação "Funcionou bem e tivemos um prejuízo colossal no fim." referes-te a quê? À vertente desportiva ou à financeira? É que a financeira deu lucro. E pelo menos na conta dos empréstimos (que eu acho que é uma das mais importantes do balanço) a generalidade dos empréstimos baixaram, assim como o passivo. Ligeiramente mas baixou.

Se é sustentável... concordo que para uma empresa normal, isto não seria sustentável... mas se alguém souber de algum clube que não viva da venda de jogadores, que me diga. E refiro-me a clubes geridos por pessoas que não tem fortunas para bater lá sempre que é preciso injectar dinheiro. Talvez o Barcelona seja o único que consiga gerir sem vender...

O resultado apurado a 30.06.10 foi negativo em 19M€, confirmei agora no R&C.

Em relação aos empréstimos, só se forem mesmo os bancários, substituídos por exemplo por empréstimos obrigacionistas. O valor é sensivelmente o mesmo, à volta dos 120/130M€ registados no passivo.

F1

Citação de: trainmaniac em 19 de Maio de 2011, 22:34
Citação de: blueyemen em 19 de Maio de 2011, 22:27Antes de mais, finalmente vejo uma discussão neste fórum com grande valor e com pessoas que parecem saber do que falam. Eu não sou um expert, por isso aceito qualquer correcção ou reparo que me façam, no plano técnico.

O resultado apurado a 30.06.10 foi negativo em 19M€, confirmei agora no R&C.

Em relação aos empréstimos, só se forem mesmo os bancários, substituídos por exemplo por empréstimos obrigacionistas. O valor é sensivelmente o mesmo, à volta dos 120/130M€ registados no passivo.
Eu percebo o que dizes, mas sejamos honestos, não vejo nenhum clube em Portugal que não seja obrigado a recorrer a empréstimo, sejam eles obrigacionistas ou não.
A realidade é uma, os principais, porque neste momento não são os únicos, activos do clube, são os jogadores, é uma realidade que desde há muito só tem colocado os clubes neste estado. Porque não há forma de os clubes se sustentarem e serem competitivos desportivamente. Se calhar há, eu ainda não vi nenhum, mas se calhar há.

Nos EUA, o desporto paga-se basicamente com publicidade e direitos desportivos e pela bilhética que é muito cara, mesmo para eles.  Mas penso que esse modelo não se consegue no velho continente.

Mais uma vez digo, se estiver a dizer algo tecnicamente errado, corrijam-me na boa.

trainmaniac

A questão é que não podemos basear a nossa gestão na hiper-valorização de activos, se não tivermos uma estrutura que o consiga fazer! Se insistirmos nisto, o caminho é a falência ou a venda a 3ºs da SAD, é inevitável.

F1

Citação de: trainmaniac em 19 de Maio de 2011, 22:43
A questão é que não podemos basear a nossa gestão na hiper-valorização de activos, se não tivermos uma estrutura que o consiga fazer! Se insistirmos nisto, o caminho é a falência ou a venda a 3ºs da SAD, é inevitável.
Concordo plenamente, mas é como te digo, não vislumbro como.
Valorizando a Benfica TV? Aumentando os serviços? Reduzindo o investimento no futebol (que estará associada à maior parte do passivo)? Seria a medida mais óbvia, cortar nas despesas, mas vai-se ressentir a vertente desportiva. Sei que pode não ser assim, que desportivamente até pode resultar, mas é um risco.

sn1perhawk

Citação de: Doom em 19 de Maio de 2011, 22:18
Citação de: trainmaniac em 19 de Maio de 2011, 22:13
Citação de: sn1perhawk em 19 de Maio de 2011, 22:10Se há coisa que não gosto é de andar mal informado ou a fazer figura de otário ,sempre que não sei de alguma questão vou imediatamente informar-me , já dei por mim no meio de uma discussõa a ir buscar o Dicionario ou procurar provas do que o que estou a dizer é verdade ,por isso tudo o que disse não é mal intensionado ,só sei que nada sei.

O meu computador não consegue abrir o pdf como posso ter acesso aos relatorios?

Só te fiz o reparo porque mesmo após várias respostas explicativas aos teus posts, continuaste a postar coisas sem sentido ignorando as explicações entretanto escritas. Só por isso.

Tens que ter o acrobat para o leres... não há outra solução, acho eu.

Aqui: http://www.foxitsoftware.com/pdf/reader/addons.php - Foxit Reader

Grátis, + leve, + funcional e infinitamente melhor.

Thanks

trainmaniac

Citação de: blueyemen em 19 de Maio de 2011, 22:46
Valorizando a Benfica TV? Aumentando os serviços? Reduzindo o investimento no futebol (que estará associada à maior parte do passivo)? Seria a medida mais óbvia, cortar nas despesas, mas vai-se ressentir a vertente desportiva. Sei que pode não ser assim, que desportivamente até pode resultar, mas é um risco.

Sabes, eu tenho a opinião de que desinvestir começa a tornar-se a inevitável. Espero estar enganado, mas todos os sinais vão nesse sentido. Acho que esta gestão sem critério atirou-nos para uma situação em que os próximos 10 anos vão ter de ser de desinvestimento, de pagamento de dívidas do jeito que der, antes de voltar a pensar em outros patamares competitivos e financeiros.

Espero estar enganado, mas a asfixia brutal da tesouraria que vivemos actualmente começa a convencer-me....

F1

Eu acho que tens razão, tem mesmo de se desinvestir, pelo menos no sentido de comprar, pode-se investir valorizando a formação.
Mas só por curiosidade, fui ver o R&C do 1º Semestre de 2010/2011 do clube da VCI, e o passivo deles aumentou em 20M... se calhar agora reduzem de novo... mas isto é uma pescadinha de rabo na boca... é preciso vender para dar dinheiro, infelizmente ainda é assim.

insatisfeito

Há dezenas de novas formas de gerar receitas no futebol.... estagnamos na evoluço, e consequentemente nas receitas.

Americano69

Citação de: trainmaniac em 19 de Maio de 2011, 22:50
Citação de: blueyemen em 19 de Maio de 2011, 22:46

Sabes, eu tenho a opinião de que desinvestir começa a tornar-se a inevitável. Espero estar enganado, mas todos os sinais vão nesse sentido. Acho que esta gestão sem critério atirou-nos para uma situação em que os próximos 10 anos vão ter de ser de desinvestimento, de pagamento de dívidas do jeito que der, antes de voltar a pensar em outros patamares competitivos e financeiros.

Espero estar enganado, mas a asfixia brutal da tesouraria que vivemos actualmente começa a convencer-me....

Eu também acho que desinvestir é o caminho e nem me preocupa dizer isso, porque o que é necessário é desinvestir por agora, para poder crescer sustentadamente, etapa que o Benfica queimou. E o "desinvestir" não é mais que gerir com rigor, diminuir drasticamente o número de jogadores com contrato, consequentemente os custos com pessoal, consequentemente o endividamento, consequentemente os custos financeiros. Isto aliado a uma gestão rigorosa e redireccionada não implica deixar de lutar com o Porto, implica dar um passo atrás para daqui a uns anos, nomeadamente após a renegociação dos direitos televisivos, poder dar 2 em frente, lutando numa primeira fase por uma hegemonia nacional (baseada no tal crescimento sustentado), e numa segunda fase por uma subida a um patamar a nível europeu igual ou superior ao que o Porto ocupa hoje em dia.

trainmaniac

Citação de: blueyemen em 19 de Maio de 2011, 22:57
Eu acho que tens razão, tem mesmo de se desinvestir, pelo menos no sentido de comprar, pode-se investir valorizando a formação.
Mas só por curiosidade, fui ver o R&C do 1º Semestre de 2010/2011 do clube das riscas, e o passivo deles aumentou em 20M... se calhar agora reduzem de novo... mas isto é uma pescadinha de rabo na boca... é preciso vender para dar dinheiro, infelizmente ainda é assim.

O facto é que eles ainda nem tiveram de fundir o estádio na SAD para a salvarem da falência... e vão ganhando, valorizam os jogadores, vendem-nos, os flops deles na maior parte das vezes até rendem dinheiro... é outro mundo. Enquanto não assumirmos que estamos a léguas deles a todos os níveis, não vamos lá. Dão-nos 15-0 (no mínimo) em competência.

F1

Citação de: trainmaniac em 19 de Maio de 2011, 22:58
Citação de: blueyemen em 19 de Maio de 2011, 22:57
Mas só por curiosidade, fui ver o R&C do 1º Semestre de 2010/2011 do clube das riscas, e o passivo deles aumentou em 20M... se calhar agora reduzem de novo... mas isto é uma pescadinha de rabo na boca... é preciso vender para dar dinheiro, infelizmente ainda é assim.

O facto é que eles ainda nem tiveram de fundir o estádio na SAD para a salvarem da falência... e vão ganhando, valorizam os jogadores, vendem-nos, os flops deles na maior parte das vezes até rendem dinheiro... é outro mundo. Enquanto não assumirmos que estamos a léguas deles a todos os níveis, não vamos lá. Dão-nos 15-0 (no mínimo) em competência.
Há um factor que nós desvalorizamos, mas que tem muito peso. A imprensa. A imprensa tem desde há uns anos para cá servido para lhes valorizar os jogadores, eles ainda não chegaram e já estão a ser transformados nos melhores jogadores do mundo. Com o Benfica tem sido o contrário, a imprensa só tem desvalorizado jogadores, nem o Ramires, nem o David Luiz teve tanta publicidade como teve o puto novo, que acho que eles contrataram que até já comparam ao Messi.

Se calhar é tudo competência, disso já não percebo muito, mas espreitei os accionistas e os Conselho Consultivo deles... e está lá muito PIB português, muito mesmo...

trainmaniac

Citação de: blueyemen em 19 de Maio de 2011, 23:03Há um factor que nós desvalorizamos, mas que tem muito peso. A imprensa. A imprensa tem desde há uns anos para cá servido para lhes valorizar os jogadores, eles ainda não chegaram e já estão a ser transformados nos melhores jogadores do mundo. Com o Benfica tem sido o contrário, a imprensa só tem desvalorizado jogadores, nem o Ramires, nem o David Luiz teve tanta publicidade como teve o puto novo, que acho que eles contrataram que até já comparam ao Messi.

Se calhar é tudo competência, disso já não percebo muito, mas espreitei os accionistas e os Conselho Consultivo deles... e está lá muito PIB português, muito mesmo...

A imprensa disse que o Patric era o novo Maicon. Não é por aí...
O Benfica consegue dizer nos jornais que teve uma proposta de 14M€ pelo Roberto por exemplo... não falta imprensa... é o pormenor menos importante, até porque nesse estamos razoavelmente empatados com eles..