As Finanças do Benfica

trainmaniac

Citação de: MALU15 em 19 de Maio de 2011, 23:35Sim é verdade que os custos anuais se irão situar na ordem dos 43M, contra os 38,3 do ano anterior. Embora tenha sido o ano de melhorias salariais ( Coentrão, ...) e de prémios por sermos campeões, tambem acho que o valor vai ter um acréscimo que não seria expectável.

O ano passado também tínhamos David Luiz ou Di Maria com contratos renovados e que certamente ganhavam mais que o Jardel ou o Gaitan, e no entanto..

slbenfica_croft

Citação de: Americano69 em 19 de Maio de 2011, 22:58
Citação de: trainmaniac em 19 de Maio de 2011, 22:50
Citação de: blueyemen em 19 de Maio de 2011, 22:46
Citação de: trainmaniac em 19 de Maio de 2011, 22:43
A questão é que não podemos basear a nossa gestão na hiper-valorização de activos, se não tivermos uma estrutura que o consiga fazer! Se insistirmos nisto, o caminho é a falência ou a venda a 3ºs da SAD, é inevitável.
Concordo plenamente, mas é como te digo, não vislumbro como.
Valorizando a Benfica TV? Aumentando os serviços? Reduzindo o investimento no futebol (que estará associada à maior parte do passivo)? Seria a medida mais óbvia, cortar nas despesas, mas vai-se ressentir a vertente desportiva. Sei que pode não ser assim, que desportivamente até pode resultar, mas é um risco.

Sabes, eu tenho a opinião de que desinvestir começa a tornar-se a inevitável. Espero estar enganado, mas todos os sinais vão nesse sentido. Acho que esta gestão sem critério atirou-nos para uma situação em que os próximos 10 anos vão ter de ser de desinvestimento, de pagamento de dívidas do jeito que der, antes de voltar a pensar em outros patamares competitivos e financeiros.

Espero estar enganado, mas a asfixia brutal da tesouraria que vivemos actualmente começa a convencer-me....

Eu também acho que desinvestir é o caminho e nem me preocupa dizer isso, porque o que é necessário é desinvestir por agora, para poder crescer sustentadamente, etapa que o Benfica queimou. E o "desinvestir" não é mais que gerir com rigor, diminuir drasticamente o número de jogadores com contrato, consequentemente os custos com pessoal, consequentemente o endividamento, consequentemente os custos financeiros. Isto aliado a uma gestão rigorosa e redireccionada não implica deixar de lutar com o Porto, implica dar um passo atrás para daqui a uns anos, nomeadamente após a renegociação dos direitos televisivos, poder dar 2 em frente, lutando numa primeira fase por uma hegemonia nacional (baseada no tal crescimento sustentado), e numa segunda fase por uma subida a um patamar a nível europeu igual ou superior ao que o Porto ocupa hoje em dia.
concordo Americano69

peter_slb

O porto não contrata Aimares, Saviolas, Reyes, Suazos, GRs por 8,5 milhões, etc, por isso não se pode dizer que o Benfica nos últimos anos tenha seguido a mesma política do porto. O porto nunca gastou milhões em jogadores que sabia, à partida, que não dariam retorno financeiro e que chegavam com salários elevadíssimos, as contratações deles cingem-se a jovens com elevado potencial, jogadores de qualidade comprovada que actuem fora dos melhores campeonatos europeus e jogadores baratos que acreditam ser capazes de cumprir determinadas funções.
O Benfica até 2008 estava a fazer isto ou algo parecido (já cá tinhamos Di Maria, David Luiz, Cardozo, Coentrão, Maxi) a partir daí decidiram que estavamos há tempo demais sem ganhar e resolveram deitar fora o crescimento estrutural (que iria acabar por trazer vitórias de forma consistente) e investir desenfreadamente na equipa, aumentando, num ano, a massa salarial em cerca de 30% e fazendo os gastos de financiamento dispararem (este ano, serão 400% do que eram há 3 anos atrás, para meter as coisas em perspectiva), isso levou o Benfica a cair novamente para o fundo do buraco de onde estava a conseguir sair.

fabioLupi

Pergunto se a subida dos custos com o pessoal não terão a ver com a incorporação da benfica estádio?

trainmaniac

Citação de: fabioLupi em 19 de Maio de 2011, 23:50
Pergunto se a subida dos custos com o pessoal não terão a ver com a incorporação da benfica estádio?

Muito, muito marginalmente..

BENFIKA

Espero que isto não chegue ao ponto de termos que vender o clube a um milionário do petróleo...

As dívidas até agora têm sido pagas porque houve Di Maria, Ramires, D.Luiz para vender por muito dinheiro, mas desses jogadores não há por aí ao pontapé...e se um dia nao temos grandes vendas para fazer, ou não pagamos as dividas ou então pedimos um empréstimo com juros altissimos.

Americano69

Citação de: peter_slb em 19 de Maio de 2011, 23:50
O porto não contrata Aimares, Saviolas, Reyes, Suazos, GRs por 8,5 milhões, etc, por isso não se pode dizer que o Benfica nos últimos anos tenha seguido a mesma política do porto. O porto nunca gastou milhões em jogadores que sabia, à partida, que não dariam retorno financeiro e que chegavam com salários elevadíssimos, as contratações deles cingem-se a jovens com elevado potencial, jogadores de qualidade comprovada que actuem fora dos melhores campeonatos europeus e jogadores baratos que acreditam ser capazes de cumprir determinadas funções.
O Benfica até 2008 estava a fazer isto ou algo parecido (já cá tinhamos Di Maria, David Luiz, Cardozo, Coentrão, Maxi) a partir daí decidiram que estavamos há tempo demais sem ganhar e resolveram deitar fora o crescimento estrutural (que iria acabar por trazer vitórias de forma consistente) e investir desenfreadamente na equipa, aumentando, num ano, a massa salarial em cerca de 30% e fazendo os gastos de financiamento dispararem (este ano, serão 400% do que eram há 3 anos atrás, para meter as coisas em perspectiva), isso levou o Benfica a cair novamente para o fundo do buraco de onde estava a conseguir sair.

Bem visto peter. Eu apesar de ser contra quase tudo o que Vieira faz, também admito que a gestão financeira chegou a levar um rumo interessante, até chegar a um ponto em que houve uma inversão total no que vinha sendo feito com os resultados que se conhecem.

BENFIKA

Eu acho que a estratégia desta direcção tinha tudo para ter dado certo, mas para isso era preciso ter acabado com os tachos e comissoes. Investir os 30M de forma séria e ponderada por alguem que perceba de futebol e negócios.

30M por época investidos com critério e teriamos ganho bem mais.

Nramos

E espero que consigam perceber que "despachar" os 4 ou 5 jogadores mais bem pagos do plantel mantendo 80 jogadores com contrato não resolve nada...

É completamente inconcebível e inaceitável manter esta quantidade absurda de jogadores com contrato...e continuar no mesmo ritmo, como se pode comprovar de Dezembro até hoje.

AG

Citação de: Americano69 em 19 de Maio de 2011, 23:57

Bem visto peter. Eu apesar de ser contra quase tudo o que Vieira faz, também admito que a gestão financeira chegou a levar um rumo interessante, até chegar a um ponto em que houve uma inversão total no que vinha sendo feito com os resultados que se conhecem.
Concordo inteiramente.

Phant

Mesmo assim, em termos de wages-to-turnover ratio a coisa até deve estar controlada. As regulamentações da Uefa recomendam valores inferiores a 70% e com o fair play financeiro vai mesmo passar a ser obrigatório.

Stanic

Pois, agora percebe-se as notícias da possível saída de Aimar, Saviola, Cardozo...

Nramos

Citação de: BENFIKA em 20 de Maio de 2011, 00:04
Eu acho que a estratégia desta direcção tinha tudo para ter dado certo, mas para isso era preciso ter acabado com os tachos e comissoes. Investir os 30M de forma séria e ponderada por alguem que perceba de futebol e negócios.

30M por época investidos com critério e teriamos ganho bem mais.

Para o nosso campeonato e existindo uma boa base(o que existia e ainda existe...para já), 30M investidos com muito critério é suficiente para ter excelentes equipas consecutivamente, com vendas regulares de jogadores e com bons resultados desportivos, mesmo na Europa de forma regular.

Mas para isso acontecer, é preciso ter vontade de o fazer(e esquecer as oportunidades imperdíveis de negócio) e ter competência. E não reconheço nenhuma dessas 2 qualidades nos responsáveis.

helderrocha

Citação de: Americano69 em 19 de Maio de 2011, 23:57

axo k mais que ter um ou dois jogadores consagrados,  ter uns 70 sob contrato é bem pior!  Juntanto os salatios de zoro balboa e yebda  deve ser superior ao de um aimar ou saviola!

Fabricio_Miguel

será que teremos as pedras da calçada quando o vieira sair?