Que ódio é este contra o Benfica?!

Menino do Côro

O ódio contra o Benfica, cimentado ao longo das últimas décadas, tem sido instigado por uma pessoa: Pinto da Costa. Ele soube aproveitar e refinar a estratégia de vitimização do Pedroto (Norte-Sul), aliando a isso o controlo da arbitragem e a multiplicação de clubes vassalos na 1ª divisão.

O Benfica não soube reagir prontamente e a tempo. Ainda estamos a colher os frutos da nossa incapacidade. O cenário só vai mudar quando o Benfica voltar a ganhar regularmente e o FCP voltar para o seu cantinho.

Estes "ódios" têm tanto de exacerbados como de passageiros. Quando os clubes em Portugal voltarem a perceber que quem manda e ganha é o Benfica, deixam de alinhar com a guerrilha do FCP.

F1

Citação de: _Benfiquista_ em 25 de Maio de 2011, 01:11
Citação de: blueyemen em 25 de Maio de 2011, 01:08
Citação de: _Benfiquista_ em 25 de Maio de 2011, 01:04
Citação de: _JonasThern_ em 25 de Maio de 2011, 01:02
Citação de: _Benfiquista_ em 25 de Maio de 2011, 00:59

Recua cerca de vinte e tal anos e terás essa imagens deles...1988-1989 quando cá vieram com o Rui Águas o nosso speaker na altura fez o mesmo que eles nos fizeram.Nem sequer disse o nome dele.São essas atitudes que também contam!

Eu sei. Agora teria que ser bem pior.
Nos Anos 70, num jogo,em que invadimos o campo e quase malhamos no árbitro que foi protegido pelo Toni num jogo qualquer...
Agora são os próprios jogadores a malhar neles... ou isso ou Zé Pratas tem de fugir em Coimbra... ou então mais recentemente tem de ter cuidado com as peitadas do Pelushi.

É para falar de comportamentos de há 20 anos atrás? Isso não leva a lado nenhum, porque se não há jornalistas a levar com tábuas nas antas, camara mans a serem agredidos a soco... e isso é passado, de que adianta isso para o agora? Só se for para perceber que a tendência é piorar...
Estava a fazer o paradoxo como referi no post acima,em relação à "raiva" ao modo de viver o Benfica que tem de voltar.Sem violência.-Foi um exemplo claro de como se viviam as coisas.Pode-se canalizar isso para coisas positivas.
Isso era bonito de acontecer. Gostava de poder ir a um estádio sossegado (sem ser ao da Luz), mas o que me parece é que actualmente estão a criar-se pólos de ódio, quer a norte que a sul. Em Lisboa, o Sportem já deixou de ser rival... agora é inimigo, criaram um pólo em Braga. Tenho vários amigos de Guimarães e como alguém já disse, em Guimarães eles são contra todos, sejam vermelhos, azuis ou verdes... tentaram criar um em Olhão, correu-lhes mal... e já criaram um na Madeira.

Isto, não ponham dúvidas que é estratégico. E para terminar, digo-vos, por muito que preze este tópico e que muito orgulho me dê ver que os Benfiquistas ainda se dignificam a tentar perceber o porquê deste ódio, não havia qualquer hipótese de esta discussão começar aqui na minha cidade, com o clube que domina as estruturas sociais e judiciais... aqui não há cultura de se pensar pela própria cabeça... existem alguns, mas já foram embriagados pelos discursos do Pápa da VCI.

Korczak

Citação de: SLGP em 25 de Maio de 2011, 01:14
Citação de: Korczak em 25 de Maio de 2011, 01:12
Preciso de pessoal que me acompanhe no grupo!

Quem está afim!?

Não tenho facebook e sou (facepalm) anti-facebook....

Não conhecia esse... podes criar um grupo no facepalm?

Tommytukamoto

Citação de: SLGP em 24 de Maio de 2011, 23:48
Durante muitos anos, demasiados, o Benfica esteve centrado em si mesmo (resultado também dos seus problemas internos, mas também resultado da sua enorme arrogância) e nunca procurou consenso junto de outros clubes, como o Fóculporto fez.

É verdade que muitos clubes gostavam de não estar nas mãos do Fóculporto (v.g. direitos televisivos da Olivedesportos), mas que alternativa têm?

Temos de ajudar a criar essa alternativa. Temos de arranjar um balão de oxigénio. A nossa grandeza deve também estender-se à humildade com que compreendemos os problemas dos outros e nos apresentamos como alternativa ou como solução.

Não criar consensos, aliados naturais, fiéis, é meio caminho andado para o desastre...

Isso ajuda, e muito, para este generalizado clima hostil que existe contra tudo o que o Benfica representa.

Excelente post

_Benfiquista_

Citação de: Korczak em 25 de Maio de 2011, 01:16

Quem está afim!?

Facepalm é tipo mão na cara como de vergonha... :P eheheh

pec

Eh pah camarada Korczak desculpa mas essa do facepalm foi engraçada :rir:

SLGP

Quem está afim!?

LOL.. estás no gozo.... certo?

_Benfiquista_

Eu falo por mim...por tentar ir contra gajos que fomentam ódio ia apanhando,eu e a minha namorada...isto esta muito mau...e isso passou-se mesmo ao lado do Centro de Estágio...

Korczak

Citação de: SLGP em 25 de Maio de 2011, 01:19

Quem está afim!?

ás 01:20 o pessoal também se pode rir ou não!?

heHEHEHEHheh

SLGP

Citação de: Korczak em 25 de Maio de 2011, 01:20
Citação de: SLGP em 25 de Maio de 2011, 01:19

Quem está afim!?

ás 01:20 o pessoal também se pode rir ou não!?

heHEHEHEHheh

Sim, claro, de coisas tristes já basta as atitudes dos antis... ::bater:: ::bater::

_JonasThern_

Essa do facepalm está muito boa. Não leves a mal Korczak, mas ainda me ri um bom bocado!

Royal_Flush

É preciso ter em conta alguns factores:

1 - Portugal tem um elevado nível de ignorantes, gente que se leva pelo rebanho e come toda a merda que lhes dizem. Isto faz com que sejam muito influenciáveis por anormais tipo salvador e pinto da costa. São gente que não pensa pela cabeça própria e pensa que os "mouros" é que são a fonte de todos os males. Tenho imensos amigos portistas e apesar de terem a rivalidade usual nunca destilam ódio cego porque são malta normal e inteligente. Até no próprio estádio do dragão várias vezes ouvem-se assobios dos sócios quando se começa a catar "fdp slb".

2 - O Benfica é sem dúvida o maior clube português (mística, títulos, adeptos). Como tal, é natural que seja mais odiado que os outros. Este fenómeno é visto em muitos outros países. O Real Madrid na espanha, o Ajax na Holanda, Marselha em frança, etc. Estas equipas também sofrem muito na pele o ódio pelo país fora. No caso do Ajax então é do pior mesmo, raro é o estádio em que os adeptos possam ir sem que corram o risco de violência. A diferença é que lá os adeptos deles respondem na mesma moeda e muitas vezes pior, o que faz com que os respeitem e os temam mais do que no caso do Benfica (tenho um amigo que já foi da claque do ajax que me falou imenso disto - acreditem que lá é bem pior que cá).

3 - O factor das fortes deslocações a estádios visitantes. Este exemplo serve imenso para Guimarães e Boavista por exemplo. São adeptos que têm ódio a todos os grandes (principalmente Benfica e Porto) mas que no caso do Benfica é mais nítido devido à grande aderência dos nossos adeptos. Vêm-se deslocações enormes quando lá vai o Benfica, muitas vezes para locais não designados, o que causa ainda mais a ira dos adeptos locais. Daí se notar mais esse ódio quando é o Benfica, devido muitas vezes a termos mais adeptos isolados.

Em suma, esse "ódio" tem as suas explicações. Como reverter a situação? É impossível reverter totalmente, mas há maneiras de apaguizar a situação.

1 - Manter boas relações com vários clubes "médios".

2 - Ganhar usualmente.

3 - Nas deslocações a estádios de risco, evitar ir para secções não visitantes.

4 - Em casa responder "até certo ponto" na mesma moeda. Bem sei que muitos aqui poderão não concordar, mas essa é verdade. Muitos dizem "isso é o que eles querem", mas isso é mentira, o que eles querem é ver benfiquistas com medo. Em casa temos de demonstrar que não nos assustam. Sou contra qualquer tipo de violência gratuita a adeptos indefesos, mas precisamos de no geral, criar um ambiente bem mais pesado para os visitantes.

5 - Saber ganhar e saber perder com humildade.

PS: Obviamente que para vários pontos aqui descritos, dava jeito uma direcção competente. Até termos uma direcção que sirva o clube de forma inteligente dificilmente se mudam algumas coisas.

_JonasThern_

Um off-topiczito de resposta rápida. Já se sabe como é que vai ser a nova camisola do Benfica?

Bulk

Sou Benfiquista e durante os meus 21 anos de vida sempre vivi cá em Braga e exceptuando de há 2/3 anos para cá, pude muito saudavelmente viver o meu Benfiquismo, ultimamente isso já não é possível dada a cultura de ódio instalada nomeadamente contra o Benfica (ainda há alguns que nas palavras deles se dizem "anti 3 estarolas" mas que claramente são bem mais incisivos sobre o nosso clube, basta por exemplo ver as suas reacções às saídas do JJ e Artur e comparar o que dizem comparativamente aos jogadores/treinadores deles que saíram para Porto ou Sporting).

Está na moda ser do Braga e repudiar o Benfica. Lembro-me de andar na primária e no ciclo e de todos os que andaram comigo eram de um dos três chamados grandes embora com alguma simpatia com Braga e lá de vez em quando iam ao 1º de Maio ver uns jogos. Hoje em dia, se os fosse a inquirir metade JÁ seria do Braga desde pequenino.

Se eventualmente o Braga voltar a apresentar-se como uma equipa de meio de tabela ou a lutar pela não despromoção como era no período pré-Jesualdo, o êxodo para os três grandes volta a suceder, não tenho dúvidas.

pec

Citação de: _JonasThern_ em 25 de Maio de 2011, 01:24
Um off-topiczito de resposta rápida. Já se sabe como é que vai ser a nova camisola do Benfica?

Acho que já passou por lá na thread da nova camisola.. aquele pólo castanho e preto como alternativo, já deves ter visto.

O principal acho que é parecido com o desta época mas com as duas estrelas no emblema..