Leandro Pimenta (Equipa B)

Médio, 36 anos,
Portugal
Equipa B: 1 época, 34 jogos, 1 golo

André Sousa

Citação de: andre_04_SLB em 01 de Novembro de 2011, 02:39
Vou só ficar por aqui porque o resto está tarde para continuar a insistir naquilo que me parece óbvio.

Continuo a questionar a tua capacidade para os temas em questão mas posso-te dar um auxílio. A grande diferença entre o ataque rápido e o contra-ataque, como definição, é a defesa do adversário. Se quiseres deixo-te falar sobre o resto para aprofundares o teu estudo sobre a matéria.

Quanto ao Barça, continua a ser mestre a jogar em ataque rápido. Pois estando as defesas das outras equipas com espaços nas costas consegue acelerando o jogo criar desequilíbrios rápidos e espontâneos nos adversários. Não é por não lhe ser permitido jogar muitas vezes dessa forma que deixa de ser fantástico nesse aspecto. Aconselho-te a veres os golos do jogo em que o Mourinho mete o dedo no olho do Tito e vê o primeiro golo do Iniesta salvo erro a passe do Messi e faz um estudo ou pensa porque razão raras são as equipas que sobem as linhas com o Barça. E depois diz-me porquê.

Continuas errado. Os momentos do jogo são isso mesmo, um momento. Uma equipa passa de transição defesa-ataque para ataque organizado ou posicional em 2 ou 3 segundos. É a definição de um passe que faz toda a diferença. O Porto muitas vezes quase que abdicava da pressão na 1ª zona de transição do adversário para pressionar a zona de construção e aí meter situações de 3x4 ou 2x3 em ataque rápido.

Mais uma vez mostras desconhecimento da matéria em causa. Como pode uma equipa recuperar a bola através dos seus avançados e jogar em ataque rápido? Normalmente é porque um dos defesas contrários falhou e desequilibrou a equipa, logo nunca será um ataque rápido mas sim um contra-ataque.

Claro que é óbvio. Também é óbvio que o Pelé é um jogador fraco a nível intelectual, e tu não te coíbes de achar que ele é muito bom jogador, ou que o demonstrou ser.

Não me parece que dês um grande auxílio. Aliás, estou longe de ser eu a precisar de ser auxiliado.

Não ser permitido? O facto das equipas não subirem muito as suas linhas não faz com que seja impossível jogar em ataque rápido. O Benfica do JJ, repito, é uma boa amostra disso. E essa é uma das razões para o Barça preferir atacar em ataque organizado e não em ataque rápido. Sobem pouco as linhas para não descurar o espaço nas costas, que o Barça explora muito bem, através de desmarcações de ruptura dos seus médios. Mas tanto fazem isto tendo o adversário a linha defensiva junto à linha da grande área, como o fazem contra equipas que abordam o jogo da maneira que o Real fez. Isto juntando a uma mentalidade arcaica, de colocar um aglomerado de jogadores à frente da defesa para, supostamente, defender melhor.

O Porto, grande parte das vezes, optava por retirar a bola de zonas de pressão, de forma organizada e sem grande pressa, situação onde o Moutinho tinha extrema importância, invés de jogar logo na referência, para partir rápido para a baliza.

Calma lá... Eu é que demonstro desconhecimento da matéria em causa? Então tu estás-me a dizer que uma equipa que opte por pressionar alto, para roubar a bola no sector do ataque, joga em contra-ataque, e eu é que demonstro desconhecimento? Sejamos sérios.

Joga Bonito

Citação de: André Sousa em 31 de Outubro de 2011, 23:21
Citação de: Joga Bonito em 31 de Outubro de 2011, 12:20
André, tu conheces/és amigo do João de Deus ?

Estava curioso para saber a opiniao dele sobre o Leo, e sobre o seu trabalho esta epoca no Atletico, agora que finalmente esta a jogar ao nivel senior!

Não, mas sei de quem o conheça pessoalmente.

André Sousa

Vou pedir para perguntar. O André que aí está até é capaz de o fazer.

andre_04_SLB

André Sousa aconselho-te a rever conceitos. Ataque rápido e contra-ataque a diferença baseia-se na defesa contrária estar ou não organizada e na forma como é definido o passe decisivo na movimentação colectiva da equipa. Mas fundamentalmente a defesa contrária. Penso ter-te ajudado. O resto está já explicado nos meus posts anteriores. Bons estudos.

André Sousa

Já te disse, André, que quem tem dificuldades nos conceitos falados, ao que parece, não sou eu. Longe está a forma preferencial de uma equipa atacar de ser condicionado por algo do adversário. Igualmente.

andre_04_SLB

Citação de: André Sousa em 01 de Novembro de 2011, 03:38
Já te disse, André, que quem tem dificuldades nos conceitos falados, ao que parece, não sou eu. Longe está a forma preferencial de uma equipa atacar de ser condicionado por algo do adversário. Igualmente.

Já te disse e se não estudaste isto vai fazê-lo. Diferença do ataque rápido para o contra-ataque, em conceito, tem a ver com a defesa do adversário estar ou não organizada. Isto não é passível de ser discutido.

André Sousa

Claro que é passível de ser discutido. Se até o que está nos livros é discutido, porque é que isto não pode ser? E não vejo a lógica de relacionar a forma como uma equipa ataca, com a defesa do adversário. Quanto muito isso pode promover a equipa a optar por uma forma de atacar, mas não é isso que o define.

Sir_Myon

Citação de: andre_04_SLB em 01 de Novembro de 2011, 03:41
Citação de: André Sousa em 01 de Novembro de 2011, 03:38

Já te disse e se não estudaste isto vai fazê-lo. Diferença do ataque rápido para o contra-ataque, em conceito, tem a ver com a defesa do adversário estar ou não organizada. Isto não é passível de ser discutido.
Não sei se têm alguma coisa um contra o outro... Mas da minha parte digo que fico agradecido por este tipo de discussões, sempre servem para adquirir algum conhecimento (ainda mais por duas perspectivas diferentes)...

Continuem assim que a malta gosta ! :)

andre_04_SLB

Aconselho-te a ler livros do Jorge Castelo.

Ele define 3 métodos da fase ofensiva. Por exemplo: ataque rápido e contra-ataque.

Ataque rápido: defesa do adversário organizada ou semi-organizada.

Contra-ataque: defesa do adversário não estando organizada.

Claro que depende dos teus jogadores e da tomada de decisão. Mas define-se essencialmente pela defesa do adversário. Imagina uma situação em que o Witsel ganha uma bola e faz passe em apoio frontal no Cardozo que lança o Nolito, parando a imagem tens o lateral do lado da bola a sair em contenção e os outros 3 defesas a bascular. Tens a defesa organizada: ATAQUE RÁPIDO.

Bola parada defensiva, ganhas a bola, lanças rápido na frente e tens 2 jogadores teus, contra 3 adversários, em que um sai em contenção, outro faz cobertura e o outro equilíbrio, por exemplo: CONTRA-ATAQUE.

http://www.youtube.com/watch?v=dI7g5INdAR0

Isto é um contra-ataque. o 2º golo. A defesa do adversário está desequilibrada.

http://www.youtube.com/watch?v=dMCxmBYuwXs

Isto é um ataque rápido. Velocidade, quase sempre ao primeiro toque, em momento de transição ofensiva, e com a defesa do adversário equilibrada e minimamente organizada.

André Sousa

O Jorge Castelo está longe de ser alguém que dite o que quer que seja. Um tipo que acha que o ataque deve ser feito com a máxima intensidade, não reúne grande credibilidade da minha parte. Mas isto sou eu, que sou um tipo meio esquisito nestas coisas.

Uma equipa que queria atacar, constantemente, na máxima velocidade, ataca em ataque rápido. Uma equipa que o faça em contra-ataque, baixa as linhas para criar um engodo, de forma a obrigar o adversário a subir a sua linha defensiva, tendo sempre referências e movimentos típicos para quando recuperar a bola. Apoio frontal do avançado, extremos no limite na defesa para aproveitar espaços nas costas... E isto é possível estando a defesa contrária organizada.

Phant

Se a defesa está organizada é ataque posicional ou organizado. Eu distingo ataque rápido de contra ataque pelo numero de passes e pelo tempo de duração. E claro que são ambos em transição, embora no ataque rápido a defesa possa já estar organizada no momento da finalização. E já agora, se me permitem o bitaite, os critérios de cada um não têm de ser iguais desde que sejam fechados e usados com coerência.

Mas foi uma "luta" engraçada entre as 2 pessoas que se têm em melhor conta no SB. ;D

lonstrup

Citação de: Phant em 01 de Novembro de 2011, 09:50
Se a defesa está organizada é ataque posicional ou organizado. Eu distingo ataque rápido de contra ataque pelo numero de passes e pelo tempo de duração. E claro que são ambos em transição, embora no ataque rápido a defesa possa já estar organizada no momento da finalização. E já agora, se me permitem o bitaite, os critérios de cada um não têm de ser iguais desde que sejam fechados e usados com coerência.

Mas foi uma "luta" engraçada entre as 2 pessoas que se têm em melhor conta no SB. ;D
Uma das regras da luta deve ter sido , «na cara não!».

Filipe F

Estas "lutas" só enriquecem o nosso fórum de sabedoria. Em relação ao tema aqui discutido existe ainda muitas opiniões diferentes, ainda hoje não é consensual estes temas.

TacuaraCardoso

Epa vão estudar engenharia. Educação física já não dá.

joao_manike

Citação de: TacuaraCardoso em 01 de Novembro de 2011, 11:07
Epa vão estudar engenharia. Educação física já não dá.
Nem me fales em engenharia ;D

Já estou fartinho da universidade, acabou-se a boa vida :-X