As Finanças do Benfica

TJSF

Citação de: trainmaniac em 01 de Novembro de 2011, 15:02
O DSO qualquer dia vai lá para cima, ganha-se melhor... pode ser que os azuis batam a cláusula do homem! :metal:
Eu desdo já meto 20 euros na clausula para o levar para lá. E secalhar nem oferecido o queriam...

Aspoon

Citação de: pguerreiro em 01 de Novembro de 2011, 15:01
Citação de: Aspoon em 01 de Novembro de 2011, 14:58
http://economico.sapo.pt/noticias/benfica-pagou-mais-de-600-mil-euros-a-administradores_130270.html

Reparem bem no titulo, e depois leiam a noticia toda e riam-se!
Realmente... LOL

o porto pagou a um dos administradores do seu real pomar o mesmo que o benfica pagou a todos.... e esta especie de jornal faz o titulo com.... Benfica paga mais de...

pguerreiro

Citação de: TJSF em 01 de Novembro de 2011, 15:02
Engloba salarios e averbamentos. E tem proveitos de 110M. O Porto é melhor gerido, gasta menos, ganha mais.
Na minha opiniao a SAD vai co crl antes de 2013, isto é vai deixar de pertencer ao Benfica Clube. Já não tem mais salvação. Aposto no BES como provável accionista maioritário.
E não acredito em mais de 20M pelos direitos TV portanto pouco vai mudar.

.

As receitas da Porto SAD correspondem a valores consolidados, são valores de receita do grupo, com contabilidade de mercearia também eu era um génio financeiro.

trainmaniac

Citação de: pguerreiro em 01 de Novembro de 2011, 15:07
Engloba salarios e averbamentos. E tem proveitos de 110M. O Porto é melhor gerido, gasta menos, ganha mais.
Na minha opiniao a SAD vai co crl antes de 2013, isto é vai deixar de pertencer ao Benfica Clube. Já não tem mais salvação. Aposto no BES como provável accionista maioritário.

.

As receitas da Porto SAD correspondem a valores consolidados, são valores de receita do grupo, com contabilidade de mercearia também eu era um génio financeiro.

As receitas da Benfica SAD correspondem a valores consolidados, são valores de receita do grupo.

O resto prefiro não copiar. É que a auditora das contas do Porto é a mesma das nossas.

TJSF

São auditados pelo mesmo grupo que nós.  Os outros são sempre uns mentirosos e nós os sérios. Pá assim não me surpreende que a mentira do milagre financeiro ainda aguente.

pguerreiro

Citação de: trainmaniac em 01 de Novembro de 2011, 15:07
Citação de: pguerreiro em 01 de Novembro de 2011, 15:07

.

As receitas da Benfica SAD correspondem a valores consolidados, são valores de receita do grupo.

O resto prefiro não copiar. É que a auditora das contas do Porto é a mesma das nossas.
Mas o que tem a ver a auditoria quando a tipologia é diferente, Train?

abar85

Citação de: VodkaBoy em 01 de Novembro de 2011, 15:05
Citação de: Theroux em 01 de Novembro de 2011, 14:49
E propões ganhar como? Gastando menos?

Existe algum clube na Europa que ganhe ao mesmo tempo que gasta menos que os outros na sua liga? Até pode existir mas eu não conheço.
Lá estás tu a ligar o desinvestimento à perda de qualidade do plantel de futebol.

Na verdade é simples.
Temos essencialmente de gastar melhor. Não é contratando 15 jogadores por ano, dos quais apenas uns 5 ou 6 sao efectivamente reforços, que ganhamos qualidade no plantel. nem é por eliminarmos 7-8 contratacoes que a diminuimos.

Chama-se a isto cortar no acessório. Jogadores como Fernandez, Andre Almeida, Rodrigo, Rodrigo Mora, Eder Luiz, Leo Kanu, Shaffer, Alipio, etc, faziam falta ao plantel na altura em que foram "comprados"? Quantos não são os jogadores que depois de contratados, se limitam a esperar pelo fim do contrato, andando de emprestimo em emprestimo...
O dinheiro "investido" neste jogadores, permitiria por si só, ter resultados positivos ao fim do ano com a consequente baixa de passivo e de custos com emprestimos. Mas são as tais oportunidades de negocio imperdiveis.

Um pouco à imagem do Barça, que concerteza gastará muito menos em aquisições do que o Real. Quanto ao orçamento com vencimentos as coisas andarão semelhantes? Isso não sei.

TJSF

Citação de: peter_slb em 01 de Novembro de 2011, 12:29
"Apesar da evolução da situação líquida do Grupo no exercício corrente, a Benfica SAD mantém a intenção de melhorar os capitais próprios da Benfica SAD de forma a cumprir o disposto no artigo 35º do Código das Sociedades Comerciais, encontrando-se a estudar medidas que irão permitir alcançar esse objectivo." Para o fazer através dos resultados teriam de mudar de política, como não parecem ter intenção do fazer, a outra alternativa é o aumento de capital, algo que obriga à diminuição da percentagem de acções detidas pelo clube, visto que este não tem qualquer activo que lhe permita entrar nesse aumento de capital.

"A nível económico-financeiro, a Benfica SAD continuará a privilegiar o equilíbrio das suas contas, não apenas por força da introdução pela UEFA dos mecanismos de controlo do fair-play financeiro, mas também pelas dificuldades que existem no acesso ao crédito." Os 60 milhões em 3 anos tornam isto numa excelente piada, é sempre agradável utilizar ironia para se tornar um texto tão extenso mais fácil de ler.

Demonstração de cash-flows volta a mostrar o buraco em que estamos, num ano com tantas vendas os empréstimos obtidos aumentaram mais 17 milhões de euros. Isto é insustentável. Significa que nem as vendas elevadas fazem parar o aumento dos gastos de financiamento, sem sequer ser necessário falar no aumento das taxas a que os financiamentos irão ser obtidos. Não há qualquer possibilidade de no exercício corrente termos menos de 20 milhões em gastos de financiamento.
Isto é como Portugal e os outros países em crise, enquanto acreditarem na nossa capacidade para pagar os empréstimos, tudo está bem e o lixo vai sendo varrido para debaixo do tapete, mas quando começarem a duvidar da nossa capacidade para pagar as divídas e as taxas exigidas aumentarem drasticamente (para quem não tem conhecimentos financeiros, o nível de risco é o principal elemento na definição da taxa que se exige, em qualquer investimento), as coisas tornam-se extremamente complicadas, até porque um clube não é um país, que pode recorrer a empréstimos de ajuda e aumentar quando e como quiser as suas receitas. O grande problema é que esse ponto pode estar muito próximo, porque vai haver um enorme decréscimo no dinheiro disponível para empréstimos, o que vai fazer com que as entidades que emprestam dinheiro sejam muito mais selectivas.

Ao ver a página 127 percebi que as taxas de juro já estão a aumentar significativamente, os spreads do BES já estão entre 5,5 e 6%, este spread do intercalar do BES tem aumentado 1% ao ano (como podem ver nos relatórios dos anos anteriores), isto significa que, este ano, o Benfica irá pagar mais 800 mil euros do que pagaria pelo mesmo empréstimo há 2 anos atrás e se acrescentarmos a isso o aumento da euribor a 3 meses nestes 2 anos, percebemos facilmente que estamos a pagar mais 1 milhão de euros por ano, do que pagariamos pelo mesmo empréstimo há 2 anos e estas taxas vão continuar a aumentar. Mais uma vez refiro que isto é insustentável a médio/longo prazo.

PS: seria interessante que especificassem o porquê da remuneração variável de 99 mil euros do DSO.
Grande post. Parabéns.

VodkaBoy

.
Não é melhor gerido. Aliás, é gerido exactamente da mesma forma que nos: Chapa ganha, Chapa gasta.

O que se passa é que as contas deles têm muito menos visibilidade que as nossas.
Eu sigo regularmente um blog de um portista que é activamente contra a actual gestão do clube e lá no blog são muitas vezes debatidos estes temas que nós debatemos aqui.
Perguntem-se como é que com transferencias milionarias todos os anos o passivo deles continua a crescer. Apesar de desde há 5 anos a esta parte terem resultados positivos (irrisórios no montante mas ainda assim positivo)

Troglodite

Citação de: trainmaniac em 01 de Novembro de 2011, 14:51
Citação de: Theroux em 01 de Novembro de 2011, 14:49
E propões ganhar como? Gastando menos?

Existe algum clube na Europa que ganhe ao mesmo tempo que gasta menos que os outros na sua liga? Até pode existir mas eu não conheço.

O Porto nos últimos anos tem gasto quase sempre menos que nós, e só não ganhou num ano.

Os orçamentos do Porto têm sido maiores que os do Benfica. E quando dizes que gastam menos que o Benfica está errado.

Benfica           Porto
2011-2012    29,7               38,6
2010-2011    36,6               43,0
2009-2010    34,3               29,7
2008-2009    26,0               46,6
2007-2008    36,4               17,6

Total:            163,0             175,5

E isto não contabilizando com comissões e negócios após a compra (Hulk no Porto), estes dados foram retirados do transfermarkt.de.                         

Theroux

Massa salarial 

S.L.B.         por
2005   25,010       39.8 -15M€
2006   30,879       34.7 - 4M€
2007   25,976       34    - 9M€
2008   27,214*     38.7 - 11M€                      *contabilizados 11 meses
2009   37,129       47.5 - 10M€
2010   38,262       39.3 -   =
2011   42,343       46.6 - 4M€

Dados retirados do swissramble até 2010. 2011 do R&C. Os dados foram retirados de um blog, por isso se tiverem os dados oficiais...

TJSF

O Tranfermarkt nao é fiavel, lá está que o Deco custou 8M ao Porto quando o comprou ao Salgueiros. È possivel fazer uma estimava.
Já agora, cerca de 10M que gastaram a mais pelo que mostram ai, e o que ganharam? 3 campeonatos, 4 taças, 1 LE, 4 supertaças...

Troglodite

Citação de: TJSF em 01 de Novembro de 2011, 15:16
O Tranfermarkt nao é fiavel, lá está que o Deco custou 8M ao Porto quando o comprou ao Salgueiros. È possivel fazer uma estimava.
Já agora, cerca de 10M que gastaram a mais pelo que mostram ai, e o que ganharam? 3 campeonatos, 4 taças, 1 LE, 4 supertaças...

Eu sei que não é fiável, se fores lá ver são os valores que vieram a público, especialmente nos últimos anos.

Só apontei um erro teu, o Porto não gasta menos dinheiro nem em salários nem em contratações. Gasta mais. Todos os anos apresentam orçamentos maiores que o Benfica.

TJSF

O Porto em contratações pelo menos que eu me lembre foi uns 25M o ano passado e uns 45M este, dantes nunca gastavam muito, o jogador mais caro até recentemente era o Lucho com 10,25M. Só nos ultimos tempos aumentaram a bitola, desde ai o passivo aumentou mais de 40M.

pguerreiro

Eles que continuem assim (são de facto tempos para loucuras como as deste ano... NOT), que aumentem os tectos salariais cada vez que queiram desviar jogadores do Benfica, mais rapidamente vão ao fundo, é que agora já não têm lugar cativo no tapa-buracos da Champions. O Benfica por seu lado "gasta cada vez menos" em contratações, nos últimos dois anos por exemplo os mais de 60 milhões de euros gastos em aquisições não excedem os valores das vendas.

PS: E paga-as atempadamente, contrariamente à «estrutura superiormente gerida».