As Finanças do Benfica

MALU15

Citação de: |-3m1n3m-| em 16 de Maio de 2012, 16:21
Citação de: MALU15 em 16 de Maio de 2012, 14:40
Citação de: |-3m1n3m-| em 16 de Maio de 2012, 13:44
Citação de: Kampz em 16 de Maio de 2012, 01:52
Citação de: trainmaniac em 16 de Maio de 2012, 01:43
Citação de: Kampz em 16 de Maio de 2012, 01:43
E, pelo que percebi, os 17 M€ são de mais-valias.

Ou seja, ao valor de venda do(s) jogador(es), temos que descontar percentagem do passe pertencente a outras entidades, comissões, outros custos relativos à venda e ainda o valor contabilístico do activo no momento da venda (custo de aquisição - amortizações), certo?

Suponho que sim.

Por exemplo o Gaitán, foi contratado por 8,4 €M por 5 épocas (anos). Tendo passado 3 épocas (ano), o seu valor contabilístico é de 3,36 €M (8,4 - 3*8,4/5). Temos apenas 85% do passe.

Ou seja, para fazer os 17 M€ e ignorando custos associados à venda (comissões, prémios, etc.), teríamos que vender o Gaitán por 23,953 €M.

P.S. - Estou a ignorar a renovação de contrato, não sei se existe reavaliação de activo nesse âmbito.

P.S.2 - Os meus cálculos de padeiro que não treino há bastante tempo, não tomem isto como verdade absoluta.

Eu acho que existe uma reavaliação dos activos intangíveis no que toca aos direitos económicos dos jogadores todos os anos. Não te sei dar a certeza acerca disto, mas já li algures. Pelo menos se o objectivo é "empular" activos (mesmo para amenizar esta situação de iminente de falência técnica), faz sentido fazer essa reavaliação. E mesmo numa perspectiva de fiabilidade das demonstrações financeiras faz sentido que assim seja. Apesar do princípio contabilístico do custo histórico.

Quanto ao cálculo das depreciações, vou-me informar sobre qual o método de apuramento utilizado ;)
Não há reavalização de activos (jogadores) porque as normas aplicáveis não o permitem.
As depreciações são sempre feitas em função do nº de anos dos contratos, com ajustamento do valor ainda por amortizar, sempre que há prolongamento dos mesmos.
Isto é válido para todos os clubes com SAD`s.

Obrigado pela correcção Malu! Tens estado sempre em cima do acontecimento por aqui :)

As contas do Benfica Clube devem ser apenas divulgadas em Assembleia Geral de Sócios ordinária convocada para a sua aprovação.
Devem não é o termo correcto. É verdade que normalmente não são divulgadas, ainda que o Benfica as colocasse no seu site para acesso. Mas olha que todos os clubes, tal como todas as empresas, são obrigadas a efectuar anualmente o depósito das suas contas nas Conservatórias do registo comercial, podendo as mesmas ser consultadas in loco por qualquer cidadão.

|-3m1n3m-|

Ah pronto, desculpa não ter percebido à primeira ;) Mas sociedades com esta envergadura normalmente costumam ter... Mas isto já sou eu a especular. De qualquer forma, mesmo não havendo um auditor interno de funções definidas, o Conselho Fiscal tem essa missão de verificar a fiabilidade das demonstrações. Se não o faz e for conivente com o Conselho de Administração, aí o problema é outro...

Mas só por mera curiosidade, só sociedades cotadas não. São aquelas que disse no meu último post, cotadas ou não, que prestam contas à CMVM, além das entidades públicas que prestam contas ao Tribunal de Contas. Mas adiante, não é disto que se está a falar :P

|-3m1n3m-|

Citação de: MALU15 em 16 de Maio de 2012, 16:46
Devem não é o termo correcto. É verdade que normalmente não são divulgadas, ainda que o Benfica as colocasse no seu site para acesso. Mas olha que todos os clubes, tal como todas as empresas, são obrigadas a efectuar anualmente o depósito das suas contas nas Conservatórias do registo comercial, podendo as mesmas ser consultadas in loco por qualquer cidadão.

Apenas disse devem, porque é o que estou a supor que esteja a acontecer. Não é o "devem" de obrigação :P Mas lembro-me do que dizes, de as contas do Clube serem publicadas no site. Há muitos e bons anos...

Revi

Citação de: Polex em 16 de Maio de 2012, 16:22
Citação de: Revi em 16 de Maio de 2012, 16:16
Citação de: Polex em 16 de Maio de 2012, 16:13
Citação de: Revi em 16 de Maio de 2012, 16:07
Citação de: Polex em 16 de Maio de 2012, 16:06
O porto financeiramnte está infinitamente melhor que SLB e SCP.

Tá em falência técnica como os outros, tendo que encaixar todos os anos mais valias para compensar o desiquilibrio das suas contas.

Já leste o milagre financeiro? é que há la dados comparativos entre o SLB e porto que mostram bem a diferença.

É claro que são obrigados a vender tal como o SLB, não tem é comparação o dinheiro que eles conseguem gerar com vendas des jogadores é muito superior, talvez seja até o clube da Europa que tem ganho mais dinheiro, então este verão vai ser um abuso.

Sim claro,

assim como o dinheiro que a marca Benfica gera, que a marca porco nem tão perto lá chega.

O que está no milagre financeiro é verdade, mas só te mostram os valores que eles te querem mostrar. Tens acesso ás contas do porto?

Valor que a marca gera como assim??? eles em direitos televisivos é quese o dobro, vendas de jogadores nos últimos anos nem há comparação possível... o core das receitas de um clube são esses 2 factores. A bilheteira e quatização não é tão significativo e nem é muito diferente entre os 2 clubes.

Sabes lá tu o que dizes, a marca não é os bilhetes que vendes ou as quotas que os sócios pagam, mas só ai tens mais valias que eles.

A Marca Benfica é tudo o q implica o nome Benfica, desde ao merchandising, parcerias e tudo o que envolva o nome Benfica e isso meu amigo não tens hipotese.

pguerreiro

Citação de: Polex em 16 de Maio de 2012, 16:42
Citação de: pguerreiro em 16 de Maio de 2012, 16:37
Citação de: Polex em 16 de Maio de 2012, 16:31
Citação de: pguerreiro em 16 de Maio de 2012, 16:22
Andam a negativo apesar da comédia que vem a público. No princípio de 2011 tivemos a imprensa a empolar os '6 milhões de lucro da FC Porto SAD' em contraste com o lucro da Benfica SAD, mas isso corresponde a valores consolidados. Na situação em concreto se o Benfica tivesse o mesmo critério, os valores de receita do Grupo de todas as empresas da Benfica SAD aumentariam cerca de 8M €. Acho que pela tipologia distinta de ambas as SAD, não é honesto comparar, embora compreenda as intenções da nossa CS.

O dinheiro que eles conseguem gerar com vendas des jogadores é muito superior? Como os 40 milhões de Falcao? http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Porto/interior.aspx?content_id=712844 Se calhar só rendeu 22.5M.

Não somos um portento financeiro mas alto lá.

Uma coisa é os resultados operacionais, outra é o total do passivo que do Benfica é quase o dobro do porto, os resultados operacionais está sempre a mudar.

Não sei onde vez que só rendeu metade a venda do Falcao..
No R&C deles.

Isso foi o valor que recebram na altura, vão receber o resto.
Eu não falo de barato, mas aqui fica;

'A transferência para o Atlético Madrid gerou uma mais-valia apenas de 20,1 milhões de euros. Praticamente metade dos 40 milhões do bolo total da operação. A dedução envolveu «custos no serviço de intermediação no montante de 3,7 milhões (às entidades Gestifute e Orel)», «responsabilidades com o mecanismo de solidariedade no valor de 2 milhões de euros», «proporção no valor de venda do passe detido pela Natland (...) no montante de 1,8 milhões de euros», «efeito da actualização financeira das contas a receber e a pagar a médio prazo (...), 1,6 milhões de euros» e «o valor líquido contabilístico do passe à data da alienação (...), 10,6 milhões de euros».'

Depois avisa quando eles receberem o resto.

TJSF

A Marca Porto já foi bem mais fraca. Continuamos a ter vantagem, esperemos que assim permaneça.

Coluna 21

Penso que é óbvio que existem diferenças entre nós e os porkos em termos de finanças, mesmo que isso não signifique que eles próprios não estão numa situação desconfortável, o problema é que a nossa é ou devia ser alarmante, ainda (grande parte de nós) continuamos a nos enganar com «milagres económicos» que nunca aconteceram, o que tivemos durante muito tempo foi crédito na banca, mas penso que toda a gente já chegou á conclusão de como será o futuro em relação a essa variável !!!

DD

Citação de: TJSF em 16 de Maio de 2012, 17:04
A Marca Porto já foi bem mais fraca. Continuamos a ter vantagem, esperemos que assim permaneça.
Eles cada vez têm mais adeptos!!! E a continuarem a ganhar assim, so tem tendencia a aumentar

manager2013

Citação de: Polex em 16 de Maio de 2012, 16:31
Citação de: pguerreiro em 16 de Maio de 2012, 16:22
Andam a negativo apesar da comédia que vem a público. No princípio de 2011 tivemos a imprensa a empolar os '6 milhões de lucro da FC Porto SAD' em contraste com o lucro da Benfica SAD, mas isso corresponde a valores consolidados. Na situação em concreto se o Benfica tivesse o mesmo critério, os valores de receita do Grupo de todas as empresas da Benfica SAD aumentariam cerca de 8M €. Acho que pela tipologia distinta de ambas as SAD, não é honesto comparar, embora compreenda as intenções da nossa CS.

O dinheiro que eles conseguem gerar com vendas des jogadores é muito superior? Como os 40 milhões de Falcao? http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Porto/interior.aspx?content_id=712844 Se calhar só rendeu 22.5M.

Não somos um portento financeiro mas alto lá.

Uma coisa é os resultados operacionais, outra é o total do passivo que do Benfica é quase o dobro do porto, os resultados operacionais está sempre a mudar.

Não sei onde vez que só rendeu metade a venda do Falcao..

Não podes comparar os passivos dos R&C dos dois clubes, no do porto não está incluido o estádio (empresa EuroAntas) e o centro de estágio do Olival.

MALU15

Citação de: |-3m1n3m-| em 16 de Maio de 2012, 16:58
Citação de: MALU15 em 16 de Maio de 2012, 16:46

Apenas disse devem, porque é o que estou a supor que esteja a acontecer. Não é o "devem" de obrigação :P Mas lembro-me do que dizes, de as contas do Clube serem publicadas no site. Há muitos e bons anos...
E as últimas tambem foram, assim como serão, estou certo, as deste ano no novo site. Já não digo o mesmo se eles vão recuperar para o novo site as contas de anos anteriores.

SLB É O REI DO MUNDO

Citação de: DD em 16 de Maio de 2012, 17:07
Citação de: TJSF em 16 de Maio de 2012, 17:04
Eles cada vez têm mais adeptos!!! E a continuarem a ganhar assim, so tem tendencia a aumentar

Nós acho que também. Acho que quem tem perdido muitos adeptos é o sporting.

manager2013

Já que havia aqui curiosos sobre o valor que o porto recebeu pelo Falcão, segundo o R&C deles foram 20.170.000 euros.

Alexandre Tavares

Claro que daqui a 10 anos se o Benfica continuar assim port tera mais adeptos que nos.

Coluna 21

Citação de: manager2013 em 16 de Maio de 2012, 17:16
Já que havia aqui curiosos sobre o valor que o porto recebeu pelo Falcão, segundo o R&C deles foram 20.170.000 euros.

Não estou a par dessa situação, mas pelo que li alguns dias atrás (que admito que seja treta), eles tinham pago 20 mas ainda faltava pagar 10 daqui a umas semanas e 10 para o ano.

manager2013

Citação de: Coluna 21 em 16 de Maio de 2012, 17:18
Citação de: manager2013 em 16 de Maio de 2012, 17:16

Não estou a par dessa situação, mas pelo que li alguns dias atrás (que admito que seja treta), eles tinham pago 20 mas ainda faltava pagar 10 daqui a umas semanas e 10 para o ano.

No R&C 1º Trim 2011/2012:

"A alienação dos direitos de inscrição desportiva do jogador Falcao ao Atlético de
Madrid, pelo montante de 40.000.000 de Euros, que gerou uma mais-valia de,
aproximadamente, 20.170.000 Euros, após dedução de: (i) custos com serviços de
intermediação no montante de 3.705.000 Euros prestados pelas entidades
Gestifute e Orel B.V.; (ii) de responsabilidades com o mecanismo de solidariedade
no montante aproximado de 2.000.000 Euros; (iii) da proporção no valor de venda
do passe detido pela Natland Financieringsmaatschappij B.V. no montante de
1.805.000 Euros; (iv) do efeito da actualização financeira das contas a receber e a
pagar a médio prazo originadas por estas transacções, no montante de,
aproximadamente, 1.690.000 Euros; e (v) do valor líquido contabilístico do passe à
data da alienação, no montante de, aproximadamente, 10.629.000 Euros, que
incluía os encargos com os prémios de assinatura acima referidos e respectivas
comissões de intermediação."