As Finanças do Benfica

Trezeguet

peter_slb

Citação de: MALU15 em 22 de Outubro de 2012, 20:11
Citação de: peter_slb em 22 de Outubro de 2012, 19:54
Citação de: MALU15 em 21 de Outubro de 2012, 12:35
Peter,

A taxa de juro média é certamente abaixo dos 8,5%, talvez entre os 6/6,5 %, pois do total do passivo financeiro (230/240M) só há uma parcela (20m a 10,35%) da Investec superior aos 6%, o restante será todo abaixo ou igual a 6%, pois têm  taxas baseadas na Euribor a vários prazos, que há bastantes meses estão todas abaixo do 1%.

é por isso mesmo que eu ontem disse que aqueles 237 milhões só podem ser verdadeiros se tiverem manobras contabilísticas. Os custos financeiros da Benfica SAD neste exercício rondaram os 20 milhões de euros, já que nos resultados temos incluidos proveitos financeiros nomeadamente com o empréstimo feito ao Benfica clube. Mas consideremos que os custos financeiros até foram só 18 milhões para ser cauteloso (já que não temos relatório) e este número não poder ser contestado, depois consideremos a taxa média de 6,5% que acho que é demasiado elevada, porque temos mais de 60 milhões em empréstimos do Estádio a taxas bastante baixas. Fazendo uma regra de três simples 18/0.065, chegamos ao valor de 277 milhões de euros, ora isto significa que mesmo que os custos fossem só 18 milhões e a taxa de juro média paga fosse de 6,5% (o teu máximo e acima do que eu entendo que possa ser), o Benfica teria um passivo remunerado médio de 277 milhões de euros durante o exercício anterior, o que dá uma diferença de 40 milhões para o valor que o DSO referiu como sendo factual a 30 de Junho de 2012. Acham que é possível esta diferença sem "contabilidade"? Eu não, e se fizer as contas com 19 milhões de custos e 6,25% de taxa média (que acredito serem valores mais próximos da realidade), já dá mais de 300 milhões de passivo remunerado.

Se alguém tiver uma justificação plausível para estas diferenças, agradeço, porque são diferenças tão grandes que eu até acho que devo estar a cometer um erro técnico ou de raciocínio qualquer que talvez até seja óbvio e me esteja a escapar.
Peter,
Não sei se a tua análise tem em conta os juros da Função financeira em termos líquidos ou brutos, pois tambem há proveitos, alem de como deves saber por razões de política financeira do Grupo, que está correcta, apenas a SAD recorre a emprestimos bancários para otimizar as taxas e depois passa para as empresas, incluindo o Clube os valores necessários, daí poder haver custos de juros maiores havendo depois proveitos que devem ser abatidos, pois a SAD não tem excedentes remunerados significativos.

Por outro lado há uma outra componente de custos/proveitos na função financeira que começa a ter algum peso que é a que está associada à cobertura de riscos cambiais ( da divida em USD) e das taxas de juro de alguns empréstimos, através de instrumentos classificados como derivados (put e call options).

Eu acho que sem acesso ao Anexo do R&C de 30JUN2012 e até às contas do 1ªTrimestre de 30SET2012, que serão divulgadas até fim de Novembro, não há elementos disponíveis para chekar os valores como queres.

tudo o que é custo, é custo do grupo, os dirigentes falaram em passivo financeiro do grupo, por isso a maior parte dos proveitos financeiros não podem entrar nestas considerações, já que são proveitos da SAD mas custos do clube. Quanto aos restantes elementos que falaste, podem ser a explicação mas parece-me que a diferença é demasiado elevada para ser explicada por esses instrumentos.

Bem, mas numa coisa certamente estaremos todos de acordo, é mau haver eleições sem o relatório, que permitiria o esclarecimento de todas estas dúvidas, estar cá fora, porque eu continuo a dizer, que tenho muitos, mas mesmo muitos, problemas em acreditar nos números que foram afirmados pelo presidente e pelo CFO e isso para mim é muito grave, porque sei que a minha análise pode estar errada, mas é feita de boa fé.

Dandy

Dandy

Pagaram-me hoje, pela penúltima vez, os juros das Obrigações 2010-2013.

luis ferratini

seremos um exemplo de fair play financeiro , seremos um caso de case study parafraseando esse grande benfiquista Pedro € Guerra ,  em suma seremos únicos !!! os maiores do mundo e arredores !!!

p.s.-- entretanto acordei ...

Rei

Financeiramente o Benfica tem de fazer uns ajustes, foi como disse o Rangel, baixar a massa salarial, baixar nos gastos em compras de jogadores que ficam emprestados durante anos e anos, e acima de tudo negociar bem o novo contrato televisivo seja com quem for, e tentar negociar o naming da luz. Sei que para muitos isto quer dizer que o nome da catedral muda, mas isso nunca vai acontecer, vamos sempre chamar "luz" ou "catedral", mesmo que venha a ter outro nome.

TJSF

O passivo exigivel já vai em 370M, segundo a entrevista de Vieira a RTP.

T1n0_SLB

Citação de: TJSF em 25 de Outubro de 2012, 10:51

Ei la, numa semana passou dos 237 para 370!

TJSF

Citação de: T1n0_SLB em 25 de Outubro de 2012, 11:19

Não, passou de 357 para 370. Mas a melhor parte é que as vendas servem para abater no passivo. Desde  a venda de Di Maria o passivo não parou de subir, acreditando no que diz, nem quero pensar se não abatessem.

Trezeguet

Citação de: TJSF em 25 de Outubro de 2012, 11:28
Citação de: T1n0_SLB em 25 de Outubro de 2012, 11:19

Não, passou de 357 para 370. Mas a melhor parte é que as vendas servem para abater no passivo. Desde  a venda de Di Maria o passivo não parou de subir, acreditando no que diz, nem quero pensar se não abatessem.
vamos continuar investir

TJSF

O que ele queria dizer é que as vendas servem para pagar os juros e evitar incumprimento, porque abater passivo é diminuir. Senão diria "controlar" o que é evitar que cresça.

abar85

Leiam a entrevista que Vieira dá ao económico e percebam que a sua estratégia passa por sustentar o passivo à custa do activo (jogadores). Vão continuar as vendas por necessidade, em vez de se tentar minimizar esse factor!

O crescimento do passivo não o preocupa desde que o activo cresça também! Já sabemos é como é que ele o vai sustentar! Benfica plataforma de negócio!

Curioso é que há um mês ou dois dizia que ia desinvestir sacrificando a competitividade, e agora é isto!

Trezeguet

Citação de: abar85 em 25 de Outubro de 2012, 11:43
Leiam a entrevista que Vieira dá ao económico e percebam que a sua estratégia passa por sustentar o passivo à custa do activo (jogadores). Vão continuar as vendas por necessidade, em vez de se tentar minimizar esse factor!

O crescimento do passivo não o preocupa desde que o activo cresça também! Já sabemos é como é que ele o vai sustentar! Benfica plataforma de negócio!

Curioso é que há um mês ou dois dizia que ia desinvestir sacrificando a competitividade, e agora é isto!
já o disse ontem

Rui Costa

Nota para o futuro: O relatório da SAD sempre não saiu antes das eleições. "Ah e tal, é só para dizer mal..."