Jorge Jesus

Treinador, 71 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

xiribiti

a prova de que existe um bloqueio mental em jogos contra o porco é que até na LUZ a nossa equipa entra em campo toda borradinha

San Lucas

Mas esse bloqueio mental já tem barbas... não começou com o JJ!

Aguia_Rea1

Citação de: San Lucas em 24 de Junho de 2013, 11:41

o que não diz nada de bom do JJ... apenas que faz o mesmo que os outros, algo que começa cada vez mais a parecer óbvio pra toda a gente.

xiribiti

mas eu acho que se tem intensificado

Fly 13

Já vem de trás sim e tem-se mantendo com o JJ. Ele não tem sido capaz de derrubar esse bloqueio.

É a velha questão da mentalidade,uns têm outros não.

Aakeonan

O nosso "problema mental" não se revela só com o Porto. Temos uma mentalidade muito Portuguesa...para o bem e para o mal, o Porto foge muito mais ao estereotipo do típico Português...para o bem e para o mal.

Nós lidamos mal com a derrota e com a vitória. Lidamos mal com o sucesso e com o insucesso, não sabemos ser tranquilos nem numa coisa...nem noutra. Raramente adoptamos a melhor estratégia para encarar os 2 cenários.

E não é só no clube Benfica, é uma questão cultural Nacional, e sendo nós o maior espelho da nação acabamos por nos confundir.

Rickfy

Por acaso no ano do título parecia que tínhamos superado esse tal bloqueio, visto que jogamos muito bem no jogo da primeira volta em que ganhamos 1-0 e depois práticamente brincamos com eles na final da taça da liga com aqueles expressivos 3-0. Mesmo na nossa derrota por 3-1 na penúltima jornada acho que estávamos confiantes.
No entanto, acho que o trauma ou bloqueio como o vilas boas está a dizer, voltou a intensificar-se depois da goleada 5-0. A partir daí ficámos sim borradíssimos nos jogos contra eles...

Aguia_Rea1

Citação de: Aakeonan em 24 de Junho de 2013, 11:56
O nosso "problema mental" não se revela só com o Porto. Temos uma mentalidade muito Portuguesa...para o bem e para o mal, o Porto foge muito mais ao estereotipo do típico Português...para o bem e para o mal.

Nós lidamos mal com a derrota e com a vitória. Lidamos mal com o sucesso e com o insucesso, não sabemos ser tranquilos nem numa coisa...nem noutra. Raramente adoptamos a melhor estratégia para encarar os 2 cenários.

E não é só no clube Benfica, é uma questão cultural Nacional, e sendo nós o maior espelho da nação acabamos por nos confundir.

tão verdade O0

quando perdemos limitamos-nos a perder a cabeça em vez de analisar os erros...
quando ganhamos ... perdemos a cabeça... então com o JJ

Tacuara1992

Dizer que existe um bloqueio mental quando jogamos com o Porto é a mesma coisa que dizer que o céu é azul. É óbvio. O bom desses bloqueios é que podem ser quebrados, se tiveres uma ou várias vitórias contundentes. Agora não será com certeza a jogar para o empate, como o último jogo

San Lucas

Citação de: xiribiti em 24 de Junho de 2013, 11:49

Intensificado? Alguma vez nos últimos 20 anos estivemos tão perto do nivel dos corruptos como com o JJ?

Se calhar tem sido mais evidente pelo simples facto de agora lutarmos taco a taco.

Quanto à (in)capacidade para inverter a situação, acho que isso não pode depender de uma única pessoa. É mais uma questão de cultura, habituação a ganhar, etc. É algo que se inverte ao longo de um ciclo e não de um ano para o outro. E atenção que não estou a dizer que esteja a ser invertido neste ciclo dos últimos 4 anos com o JJ, apesar de achar que temos melhorado.

Agora que muito se fala nas camionetas de sérvios a chegar, não poderão eles ajudar a inverter esta questão psicológica? Estado habituados a cenários hostis e não se deixando intimidar com pouco? Mais uns quantos "Enzos" sérvios ajudarão certamente a tornar a equipa mais rija psicologicamente.

Almareado

Eu acho que esse bloqueio mental ultrapassa largamente o Jorge Jesus...É estrutural e vem de há muitos anos atrás.

JustMe

O AVB disse o que qualquer pessoa com dois olhinhos na cara já conseguiu perceber há muito tempo: o Benfica sofre de um gigantesco "complexo" e bloqueio mental em relação ao porto, que se está a aprofundar cada vez mais a cada época que passa. O pior é que eles já se aperceberam disso também - jogadores e staff - e é daí que vem toda aquela confiança sempre que jogam contra nós, e a razão de nenhum jogador (sendo que isto é também extensível aos adeptos) ter duvidado de que seria campeão assim que se percebeu que o título se decidiria no Ladrão. Em 10, ganham 9. O outro, empatam.

É um papão cada vez maior. E isso é triste.

Grissom

O André Vilas-Boas não presta, excepto quando diz que o Benfica não presta.

Aguia_Rea1

Citação de: San Lucas em 24 de Junho de 2013, 12:10
Citação de: xiribiti em 24 de Junho de 2013, 11:49

Intensificado? Alguma vez nos últimos 20 anos estivemos tão perto do nivel dos corruptos como com o JJ?

Se calhar tem sido mais evidente pelo simples facto de agora lutarmos taco a taco.

Quanto à (in)capacidade para inverter a situação, acho que isso não pode depender de uma única pessoa. É mais uma questão de cultura, habituação a ganhar, etc. É algo que se inverte ao longo de um ciclo e não de um ano para o outro. E atenção que não estou a dizer que esteja a ser invertido neste ciclo dos últimos 4 anos com o JJ, apesar de achar que temos melhorado.

Agora que muito se fala nas camionetas de sérvios a chegar, não poderão eles ajudar a inverter esta questão psicológica? Estado habituados a cenários hostis e não se deixando intimidar com pouco? Mais uns quantos "Enzos" sérvios ajudarão certamente a tornar a equipa mais rija psicologicamente.

o bloqueio com o porto intensificou-se a todos os niveis. FACTO!

tnlemos

Citação de: Almareado em 24 de Junho de 2013, 12:11
Eu acho que esse bloqueio mental ultrapassa largamente o Jorge Jesus...É estrutural e vem de há muitos anos atrás.
Concordo...
E por aqui também se vê...
A opinião de um tripeiro assumido sobre tri do seu clube de coração, e a sua opinião do seu grande rival ser notícia aqui no forum de noticias (não que não se possa falar disso na opinião de cada um, mas daí a ser noticia do Ser Benfiquista...), também poderá ser para reflectir...