Eusébio, o Pantera Negra

Avançado, (1942-01-25 - 2014-01-05),
Portugal
Equipa Principal: 15 épocas (1961-1975), 450 jogos (38623 minutos), 480 golos

Títulos: Campeonato Nacional (11), Taça de Portugal (5), Taça dos Campeões Europeus (1), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (5)

LR1904

Eusébio lamentou, à RTP, a comparação que tem sido feito com Ronaldo, que no jogo com o Liechtenstein ultrapassou o Pantera Negra no número de golos marcados ao serviço da Seleção Nacional (41 contra 43).

"É um erro. Não há comparação. Eu joguei 60 jogos e marquei aqueles golos. Só agora, depois de tantos anos, outro vai marcando. Agora é mais fácil jogar com as outras equipas. Eu nunca joguei com Liechtenstein, nunca joguei com o Azerbaijão. É triste. Fico triste, porque não se pode fazer essa comparação", afirma Eusébio.

Mai nada!

Darkboy

Tem razão. Mas não te preocupes D'Eusébio, o teu nome será eterno. :)

Citação de: Darkboy em 08 de Setembro de 2013, 20:37
Como os números falam por si, dei-me ao trabalho de compilar os dados.


Golos de Eusébio pela selecção (41 golos em 64 jogos):

Turquia 4
Noruega 4
Coreia do Norte 4
França 2
Bélgica 2
Bulgária 2
Inglaterra 2
Roménia 2
Espanha 2
Dinamarca 2
Brasil 2
Grécia 2
Luxemburgo 1
Checoslováquia 1
União Soviética 1
Itália 1
Suíça 1
Escócia 1
Equador 1
Irão 1
Chile 1
Argentina 1
Irlanda do Norte 1

Fases finais:
Mundial 1966 - 6 jogos, 9 golos
Total: 6 jogos, 9 golos
Melhor resultado colectivo: 3º lugar do Mundial 1966


Golos de C. Ronaldo pela selecção (43 golos em 106 jogos):

Holanda 4
Irlanda do Norte 3
Luxemburgo 3
Rússia 2
Azerbaijão 2
Arábia Saudita 2
Estónia 2
Bélgica 2
Cazaquistão 2
Chipre 2
Bósnia-Herzegovina 2
República Checa 2
Dinamarca 2
Grécia 1
Letónia 1
Eslováquia 1
Irão 1
Arménia 1
Polónia 1
Finlândia 1
Coreia do Norte 1
Islândia 1
Argentina 1
Panamá 1
Equador 1
Croácia 1

Fases finais:
Euro 2004 - 6 jogos, 2 golos
Mundial 2006 - 6 jogos, 1 golo
Euro 2008 - 3 jogos, 1 golo
Mundial 2010 - 4 jogos, 1 golo
Euro 2012 - 5 jogos, 3 golos
Total: 24 jogos, 8 golos
Melhor resultado colectivo: 2º lugar do Euro 2004


Numa única participação, Eusébio marcou mais do que Cristiano Ronaldo em CINCO fases finais. Claro que também aí será ultrapassado em golos absolutos mais cedo ou mais tarde, mas Ronaldo precisará de quatro ou cinco vezes mais jogos.


Eusébio marcou 8 golos a equipas menores, e conto aqui o poker naquele jogo mágico durante o Mundial de 1966 (Irlanda do Norte, Irão, Equador, Luxemburgo e Coreia do Norte).
C. Ronaldo marcou 23 golos a equipas menores, e conto aqui a sua última e excelente prestação frente à Irlanda do Norte (Panamá, Equador, Islândia, Coreia do Norte, Arménia, Irão, Letónia, Chipre, Cazaquistão, Estónia, Arábia Saudita, Azerbaijão, Irlanda do Norte e Luxemburgo).


Onde Eusébio ganha:
- média de golos;
- golos a adversários mais poderosos;
- golos médios e absolutos em fases finais;

Onde C. Ronaldo ganha:
- golos absolutos;
- presenças em fases finais;


E olhando para isto, ainda alguém considera que Eusébio foi ultrapassado?

Eusébio é e continuará a ser a maior figura do futebol português, a não ser que Ronaldo consiga fazer um brilharete tal que apague as médias e tudo o resto. Por exemplo, marcar 8 ou 9 golos e levar a selecção a uma vitória num Mundial. Algo que Eusébio falhou, apesar da sua brilhante prestação em 66. Até lá, respeito imenso o seu talento, mas não tirou Eusébio do trono por ter marcado 43 golos pela selecção, mais de metade contra selecções fracas e com mais 40 internacionalizações. Tal como Pauleta também não o fez anteriormente.

O Rei ainda é Eusébio.

kangaroo

#2792
..

kangaroo

O King é O King, não fiques triste!

King és só tu.

josantiago

Tem sido uma nojice o que tem sido feito, ao rebaixar de tal forma os feitos do Eusébio que conquistou na selecção só para elevar o nome do actual melhor jogador nacional. Dois dos melhores jogadores nacionais de sempre, mas somente em Portugal é preciso rebaixar um para creditar outro. O Eusébio tem direito a estar triste.

RuiLeca

Só um cego pode comparar, o que a nossa selecção foi e o que é, os jogos que fazem com equipas da treta, o Eusébio sempre será o maior, passem uma bola igual à que se jogava naquela altura e as chuteiras para ver o que ele faz, os golos de livre directo talvez não entrava nenhum pois as bolas não eram penas que mudam de direcção quase em cima dos GR. O Cristiano é um excelente jogador mas o Eusébio será sempre o Rei.

RuiLeca

Outra idiotice é o Figo, melhor que Chalana? Melhor que Futre? Não brinquem com coisas sérias.

KRF

Citação de: Leandro_Reis em 10 de Setembro de 2013, 16:40
Eusébio lamentou, à RTP, a comparação que tem sido feito com Ronaldo, que no jogo com o Liechtenstein ultrapassou o Pantera Negra no número de golos marcados ao serviço da Seleção Nacional (41 contra 43).

"É um erro. Não há comparação. Eu joguei 60 jogos e marquei aqueles golos. Só agora, depois de tantos anos, outro vai marcando. Agora é mais fácil jogar com as outras equipas. Eu nunca joguei com Liechtenstein, nunca joguei com o Azerbaijão. É triste. Fico triste, porque não se pode fazer essa comparação", afirma Eusébio.

Mai nada!
Concordo com o REI

vitormopinto1987

Tal como já disse várias vezes, se Portugal no tempo do Eusébio jogasse amigáveis á fartazana e com as equipas que temos jogado agora, o Eusébio fazia na boa 100 golos

bdm

ao contrário do que se calhar a maior parte das pessoas pensa, eu acho que o Eusébio nem sequer devia ligar ao que se diz, nem devia responder.

o pauleta também marcou mais golos que ele e não era por isso que era melhor jogador...

Shoky

Ter de ser o próprio Eusébio a pôr o dedo na ferida...enfim...é triste.
Patético jornalismo.

ivodaniello

Citação de: RuiLeca em 10 de Setembro de 2013, 19:45
Outra idiotice é o Figo, melhor que Chalana? Melhor que Futre? Não brinquem com coisas sérias.

Em termos de carreira o Figo foi fortissimo. Durante 15 anos esteve sempre quase no topo. A nivel global e a nivel colectivo.

Puritan

É só para avisar que o Eusébio é claramente, e com significativa distância, o melhor jogador português de sempre.

End of story.

Mr_RIBEIRO


joao12soares

A mim o que me faz mais impressão é quando os jornalistas portugueses enaltecem as presenças actuais da selecção em Mundiais e em Europeus, quando hoje em dia é MUITO mais fácil chegar a uma grande competição, do que era à 20 anos atrás.