Cosme Damião

The website encountered an unexpected error. Try again later.

RedVC

Credo, mais de 8 mil euros...
E seria mesmo de Cosme Damião?

NunoDuarte

Eu era incapaz de abandonar tal tesouro.
Fica a 7 euros cada boletim...

mblopes

Alguém sabe quando é a inauguração do museu Cosme Damião?

SlbFaNNatic

Precisamos de TI vivo, Pai. Este NOSSO BENFICA está Perdido!! Perdoai a todos os dirigentes e supostos benfiquistas que não sabem o que fazem nem o que dizem. Perdoai-lhes, Pai !

RedVC

Sinceramente custa-me a ver este tópico com a figura maior do nosso clube tornar-se um anedotário, uma reunião de ideias primárias fruto de raciocínios básicos e desconhecedores da história factual de Júlio Cosme Damião.

Existe plena informação disponível neste tópico para desmistificar algumas ideias feitas e fazer justiça ao grande homem, cavalheiro e  desportista que ele foi.  O Benfica enquanto ele foi vivo teve períodos ganhadores e períodos perdedores. As direcções em que ele participou assumiram decisões unânimes mas também e decisões polémicas. Todas contribuíram para a obra que ele deixou mas seguramente nem tudo o que ele fez foi motivo para unanimidades. O seu lugar como figura maior é intocável mas seguramente pela sua modéstia e espírito de missão acredito que veria com grande relutância esta utilização para estados de espírito e desencanto com o momento actual do nosso clube.

Acima de tudo a maior justiça que lhe podemos fazer é não o converter numa qualquer espécie de santo de altar. Fica mal a quem o diz e dá uma ideia infantil dos Benfiquistas.

Zlatan

#590
 :)

RedVC

#591
Citação de: RedVC em 19 de Maio de 2013, 15:57
Citação de: pcssousa em 13 de Maio de 2013, 15:36
Citação de: Theroux em 13 de Maio de 2013, 10:55
Citação de: 4ever Red Devil em 11 de Maio de 2013, 18:54
Não vejo o que é ele disse de mal. Até me pareceu benfiquista. É a visão dele dos factos que conhece.

Não percebo esta mentalidade de "se não dizes algo que me agrade és suspeito (ou pior)".
Eu não percebo é como é que alguém que se diz historiador e que utiliza métodos cientificos atira coisas para o ar sem as provar. Se pode provar, prove, se não pode cale-se até o conseguir...
Para mim o dito individuo não é suspeito de nada, apenas e só me reservo o direito de entender que profissionalmente falhou naquela entrevista... tudo bem, ninguém é perfeito e todos erram. Aguardo agora que ele apresente provas do que diz, pois acusar o Benfica de falsificar uma acta de fundação parece-me algo bem grave quando não se apresentam provas... Repito, enquanto não provar o que insinuou não merece da minha parte qualquer crédito. Mesmo quando o provar, se conseguir, terá sempre um crédito limitado pois deveria ter sabido esperar até as ter para dizer o que disse.

Aliás, nem concebo como alguém pode pensar de forma diferente. O País é livre mas a nossa liberdade acaba onde começa a dos outros.

Completamente de acordo. A hipótese é demasiado séria pois toca na figura fundadora do Benfica. Os métodos de um historiador devem basear-se em documentos. Sabemos que a história da nações está cheia de mistificações que o tempo atenua ou até limpa. Compreendo e aceito que questione mas para isso terá de apresentar outra consistência. Ricardo Serrado fala na letra de Cosme Damião e isso será um bom ponto de partida. Melhor do que falar de farmácia ou pharmacia, parece-me a mim. Relativamente à letra vejamos:



O documento a amarelo é a famosa acta fundadora de 1904. O documento a azul é um extracto da acta de 4 de Setembro de 1908, em que se descreve a escolha do nome do clube resultante da fusão e de como Félix Bermudes foi quem sugeriu o nome do SLB. Para mim a letra é exactamente igual à da acta de fundação do Sport Lisboa. Presumo, não tenho a certeza que a letra é de Cosme Damião. Falta-me um documento inequívoco mas acho indesmentível que os dois documentos são produzidos pela mesma pessoa. Para além disso no V&P episódio 76 o Sr. José Santos Pinto, director do jornal "o Casapiano" fala inequivocamente que a letra é de Cosme Damião. O documento a castanho é foi escrito por Manuel Gourlade, tesoureiro do Sport Lisboa. A letra é muito diferente. O doumento encarnado é assinado por José (?). Estes são os documentos que tenho. Alguém tem mais?

Agora, se a acta de 1904 é falsa - na eventualidade deixada em aberto pela entrevista - então isso implicaria que Cosme Damião teria fabricado o documento. Isso é completamente inconcebível tendo em conta a figura de que estamos a falar e aliás muito enfatizada pela sua excelente biografia que Ricardo Serrado produziu  e por tudo o que até agora ouvi dele e de outros historiadores.

Tenho respeito pela obra e intervenções de Ricardo Serrado. Talvez esta tenha sido apenas uma entrevista menos feliz. Não por colocar em dúvida a história oficial - quando existem factos a comprometer uma teoria não há que ter contemplações pela sua recusa - mas por ter deixado dúvidas que são inconcebíveis a menos que existam provas a sustenta-las. Ou existe algo de substancialmente credível para questionar ou então o melhor é procurar antes de falar. O facto de se ter afastado ou de ter sido afastado do museu é algo que não enquadra bem esta história da entrevista.

Apenas para tentar reavivar este tópico. Se alguém tiver uma contribuição seria interessante continuar esta conversa. Alguém visitou já o museu? Está lá alguma coisa interessante a este respeito? Eu espero fazer a minha visita até ao fim do ano.

Isai@sReis

É natural que este assunto já tenha sido trazido à coacção, mas é da história do Benfica que estamos a falar e discuti-la nunca é demais.





Li este livro e ofereci-o ao meu irmão no seu aniversário, no dia em ganhámos a Liga dos Campeões de Hóquei no ladrão caixa. Tinha inclusivamente pensado oferecer-lho à noite durante a festa dos anos dele, mas no momento da vitória não encontrei melhor ocasião para lho oferecer e no meio de grande emoção ofereci-lho logo.


A verdade é que o mesmo individuo que escreve este livro, no qual destaca o papel de Cosme Damião na fundação do Benfica, escreve agora para a revista futebolista que depois da ter estudado o assunto, conclui que o Cosme Damião não fundou o Benfica.





Em que ficamos afinal?

RedVC

#593
Com a licença do autor do blog aqui fica uma ligação com um artigo iteressante que mostra inconsistências da obra de Ricardo Serrado.

http://em-defesa-do-benfica.blogspot.pt/2013/06/nunca-encontrei-qualquer-indicio-de.html

Eu já tinha por mim próprio detectado uma delas (a da pseudo-fotografia de 1907 - afinal é de 1912).


Agora sobre as dúvidas uma coisa Ricardo Serrado tem razão é preciso usar métodos profissionais e ser rigoroso. Isso vale para todos inclusivamente para ele próprio.

Cosme Damião só aparece numa fotografia do Sport Lisboa datada de 1905 e não antes? Bem... quantas fotografias existem de 1904? Quantos dos reconhecidos fundadores aparecem?

Segundo este documento publicado no site do Casa Pia Atlético Clube http://www.casapia-ac.pt/momentos.pdf temos:


1 - A ASSOCIAÇÃO DO BEM, DE JANUÁRIO BARRETO E COSME DAMIÃO
A primeira tentativa de formação de um clube casapiano registou-se em 24 de Abril de 1903, quando uma Comissão Instaladora constituída pelos ex-alunos José Rebelo Barão (1504), Carlos Alberto Saraiva (1296), José Inácio da Silva (1407) e António da Luz Lopes (1337), reunidos na Rua da Prata, nº 276-2º, resolveram convocar uma grande concentração de antigos companheiros na Casa Pia, fazendo uma homenagem de reconhecimento e gratidão à Casa-Mãe e anunciaram o desejo de criação da Associação do Bem.
Em 31 de Julho estava fundada esta Associação de ex-alunos que tinha por fins o «desemprego, beneficência, solidariedade, jogos, aula de esgrima, festas e reuniões».
Foi eleito Presidente da Assembleia Geral o Dr. Januário Barreto (em 1906 seria o primeiro presidente eleito do Sport Lisboa); da Direcção, António Júlio da Silva Ferreira de Freitas, tendo como 1º Secretário Cosme Damião (que mais tarde seria o grande timoneiro do S. L. Benfica); e do Conselho Fiscal, José Inácio da Silva.

1903 - 31 de Julho – Formação da "Associação do Bem", primeira tentativa constituição de uma associação pós escolar casapiana, grande parte dos seus elementos que fizeram parte da equipa escolar de 1898, liderados por Cosme Damião, fundam em Belém a 28 de Fevereiro de 1904 o Sport Lisboa mais tarde, 13 de Setembro de 1908, Sport Lisboa e Benfica. A "Associação do Bem", extinguiu-se em 4 de Março de 1909.

1903 – Mês de Novembro – Um Grupo de cerca de 25 ex-alunos da Casa Pia pertencentes à "Associação do Bem", combina juntar-se no Hipódromo de Belém para efectuar um treino de futebol. Este Grupo conhecia e era amigo de outro Grupo que treinava na Praia de Belém "Os Catataus", também denominados por "Belém Football Club", chegando os dois grupos a acordo para formarem um Grupo Misto com o intuito de defrontar o forte Grupo dos Pinto Basto (CIF).
Realizam-se dois treinos entre estes dois Grupos com uma vitória para cada lado por 1 – 0. Este duplo confronto foi a base para a criação do Sport Lisboa. Júlio de Araújo que viria a ser Presidente do Sporting, no seu livro "Meio Século de Futebol" diz-nos que entre os elementos convocados para o primeiro treino figuravam os casapianos Dr. Januário Barreto, Prof. Silvestre da Silva, Emílio de Carvalho, Arqtº. António do Couto, António do Carmo, A.Torres, António Vital, Cosme Damião, David Fonseca, Daniel Queiroz dos Santos, João Carvalho Persónio e o Escultor Francisco dos Santos. O Misto derrotaria a forte equipa dos Pinto Basto no domingo 13 de Dezembro de 1903 por 1 – 0. Festa em Belém para celebrar o triunfo nascendo de pronto a ideia de formar um grupo de foot-ball.


nota: o sublinhado a negrito é meu.

Ou seja, partindo do principio que a Casa Pia tem documentos dessa fundação, Cosme Damião fez parte como 1º secretário da primeira direção da Associação do Bem, fundada por ex-alunos da Casa Pia tendo sido presidente Januário Barreto, que foi também o 1º presidente eleito do Sport Lisboa. Logo, apesar de jovem, já era alguém envolvido em colectividades inclusivamente com responsabilidades directivas.

Pelos documentos que atrás aqui coloquei e à falta de prova em contrário parece-me que a letra da acta de fundação é de Cosme Damião.

Assim, em que ficamos?

A esmagadora maioria das intepretações refere que Cosme foi fundador, redigiu e apenas se esqueceu de assinar a acta.
A acta foi apenas conhecida na década de 50? Isso é estranho? Será? Quando se fez a primeira história do Sport Lisboa e Benfica? Não foi por volta de 1954? Porque é que teria de ser conhecida antes disso?

Por falar nisso e atendendo às dúvidas no recorte de jornal: onde está a acta? Pensei que estava no museu. Foi publicada em 1954 e agora não se sabe ao certo onde está?

Se Cosme não foi fundador e a acta é falsa então como explicar a sua existência?

Cosme Damião recriou mais tarde uma acta fundadora? Ou seja falseou?

Se não foi ele então alguém imitou a sua letra?

Isto parece surreal.

Não sei se é viável mas seria interessante que se investigasse para esclarecer estas dúvidas.

pcssousa

Muito interessante post do RedVC, muito interessante mesmo. Bem elucidativo também, sobre vários pontos.

Agora uma pergunta: porque é que o sr. Serrado só se lembrou disto quando deixou de trabalhar para o Benfica, ou para o seu Museu? Coincidência ou algo mais?

Isai@sReis

Bem... tudo isto é triste! Estava convencido que tinha oferecido ao meu irmão uma boa prenda sobre o Benfica, mas agora que veja o ressabiamento do autor do livro e leio esse post do Alberto Miguéns, que mostra algumas incongruências do mesmo, fiquei cheio de dúvidas. Nem sei se lhe diga que deve relativizar algumas coisas que leu no livro, ou se deixo as coisas como estão para que ele não tome o todo pela parte.

RedVC

#596
Eu tenho o livro e até o acho uma contribuição interessante para compreender a figura seminal e superior que foi Júlio Cosme Damião. É certo que outros autores do universo Benfiquista têm contribuído pontualmente para transmitir o seu conhecimento mas não há muitos livros que o grande público possa facilmente comprar. Eu comprei esta biografia na nossa loja do estádio e deste então tenho estado atento.

Agora, vivemos num tempo em que a credibilidade natural que as pessoas de boa fé têm dentro de si deve ser combatida em cada linha que lemos, em cada palavra que ouvimos, em cada imagem que vemos. Recomenda-se espírito crítico e a procura de fontes alternativas. Quando falamos de biografias isso é frequente dado que (pelo menos é o caso desta) não estamos apenas a falar de um enumerado de factos com suporte de referências bibliográficas. O livro tem também interpretações dos factos e o último capítulo é sobre "Cosme Damião e a mística Benfiquista" ou seja uma reflexão do autor sobre o tema. Existem alguns pontos interessante nomeadamente as origens da rivalidade Benfica-Sporting, explicada no contexto histórico assim como a contribuição decisiva e multifacetada que Cosme deu para o crescimento e grandeza do nosso clube. Ricardo Serrado tem um trabalho meritório em algumas partes do livro mas tem igualmente as falhas grosseiras que Alberto Miguéns acertadamente apontou.

As suas contribuições no V&P são boas embora eu até aprecie mais o estilo e conhecimento de outros historiadores do nosso clube. Estas opiniões recentes sobre a figura de Cosme Damião depois da saída do projecto do museu são no meu entender infelizes no tempo e na forma. Se o autor das mesmas tem dúvidas então é procurar outras fontes antes de fazer este tipo de declarações. Cheira a ressentimento mascarado de dúvidas originadas pela insuficiência de fonte documental. Se o autor fala tanto de prova então interessa encontrar mais e usa-las de forma eficaz para fundamentar os seus pontos. Custa-me a crer que entre o material da época e as entrevistas que Cosme e outras figuras dos primórdios do nosso clube e do futebol português deram não existam elementos para se obter mais esclarecimentos.

Andris


BC!

PARTILHEM ESTA INFORMAÇÃO
O SLB submeteu um projecto à Câmara Municipal de Lisboa para votação na iniciativa do orçamento participativo.

Título:Estátua de Cosme Damião
Número:021
Área:Cultura
Descrição:
Colocação de estátua dedicada a Cosme Damião, fundador do Sport Lisboa e Benfica.
Local:A definir
Custo:50000.00
Prazo de execução:12 meses

Para votar neste projecto envie um SMS grátis para o número 4646 com o texto: OPLX 021

Nota: (o espaço entre as letras e os números é obrigatório)

http://www.lisboaparticipa.pt/projeto/op13/021

JM21

Citação de: BC! em 23 de Outubro de 2013, 11:44
PARTILHEM ESTA INFORMAÇÃO
O SLB submeteu um projecto à Câmara Municipal de Lisboa para votação na iniciativa do orçamento participativo.

Título:Estátua de Cosme Damião
Número:021
Área:Cultura
Descrição:
Colocação de estátua dedicada a Cosme Damião, fundador do Sport Lisboa e Benfica.
Local:A definir
Custo:50000.00
Prazo de execução:12 meses

Para votar neste projecto envie um SMS grátis para o número 4646 com o texto: OPLX 021

Nota: (o espaço entre as letras e os números é obrigatório)

http://www.lisboaparticipa.pt/projeto/op13/021
Tudo a votar!  :slb2:

A votação acaba já dia 31 de Outubro.

http://www.lisboaparticipa.pt/pages/orcamentoparticipativo.php/A=708___collection=cml_article