Cosme Damião

The website encountered an unexpected error. Try again later.

Mephisto

pcssousa

Se mandarmos vários sms's do mesmo número, conta?

Vamos lá divulgar isto a sério, vamos honrar quem moldou o Benfica com as próprias mãos. É imperdoável que haja um único user cá do fórum que não mande sms.

Mestre30

Citação de: JM21 em 23 de Outubro de 2013, 15:34
Citação de: BC! em 23 de Outubro de 2013, 11:44
PARTILHEM ESTA INFORMAÇÃO
O SLB submeteu um projecto à Câmara Municipal de Lisboa para votação na iniciativa do orçamento participativo.

Título:Estátua de Cosme Damião
Número:021
Área:Cultura
Descrição:
Colocação de estátua dedicada a Cosme Damião, fundador do Sport Lisboa e Benfica.
Local:A definir
Custo:50000.00
Prazo de execução:12 meses

Para votar neste projecto envie um SMS grátis para o número 4646 com o texto: OPLX 021

Nota: (o espaço entre as letras e os números é obrigatório)

http://www.lisboaparticipa.pt/projeto/op13/021
Tudo a votar!  :slb2:

A votação acaba já dia 31 de Outubro.

http://www.lisboaparticipa.pt/pages/orcamentoparticipativo.php/A=708___collection=cml_article
Feito!  :slb2:

original

WRT21

RS14

Bekambol

Nunca é demais, é sempre pouco, é sempre necessário manter e elevar os "Bastiões" do Grande Benfiquista, do Grande e Glorioso, Nome e Fundador e de Grandiosidade imensa, como a imensa Grandiosidade que criou e se tornou o nosso Glorioso, Grandioso, Glorioso, Sport Lisboa e Benfica.
Viva o nosso Glorioso,
Sport Lisboa e Benfica.

Viciado no Benfica

Se tudo correr bem terá uma estátua para reconhecer a sua importância para o nosso Benfica e para a cidade de Lisboa assim como para a proliferação do futebol

GF

Citação de: pcssousa em 25 de Outubro de 2013, 00:32
É imperdoável que haja um único user cá do fórum que não mande sms.
Devem haver outros projectos que contribuam efectivamente para a melhoria de vida dos locais do que uma estátua que devia partir da iniciativa do Benfica e não da câmara municipal... Fala-se que se gasta dinheiro aqui e ali desnecessariamente mas depois quando é para nós, já tudo quer. Não levem a mal a minha opinião.

Fever

Citação de: GF em 25 de Outubro de 2013, 16:38
Devem haver outros projectos que contribuem efectivamente para a melhoria de vida dos locais do que uma estátua que devia partir da iniciativa do Benfica e não da câmara municipal... Fala-se que se gasta dinheiro aqui e ali desnecessariamente mas depois quando é para nós, já tudo quer. Não levem a mal a minha opinião.

Como é óbvio.

Eu votei mas senti-me um bocado culpado e egoísta por isso. E tive o cuidado de ir votar na outra categoria também, apesar de não ser lisboeta.

FrEsMa

pcssousa

Citação de: Fever em 25 de Outubro de 2013, 16:51
Citação de: GF em 25 de Outubro de 2013, 16:38
Devem haver outros projectos que contribuem efectivamente para a melhoria de vida dos locais do que uma estátua que devia partir da iniciativa do Benfica e não da câmara municipal... Fala-se que se gasta dinheiro aqui e ali desnecessariamente mas depois quando é para nós, já tudo quer. Não levem a mal a minha opinião.

Como é óbvio.

Eu votei mas senti-me um bocado culpado e egoísta por isso. E tive o cuidado de ir votar na outra categoria também, apesar de não ser lisboeta.
Duvido que seja aprovado só um projecto.

É diferente ser uma homenagem do Benfica do que ser uma homenagem da Cidade. Cosme é importante não só por ser figura máxima da maior instituição de Lisboa, como por ser um dos mais importantes impulsionadores do futebol e de todo o Associativismo nacional. Capitão da primeira selecção (ainda não sob a egide da FPF), mas com o patrocínio da AFL e que tão boa imagem deixou no Brasil, pelo trato impecável, pela retidão e educação.
Reduzir Cosme ao Benfica é, passe e redundância, redutor. É figura ímpar.

Há sempre coisas mais importantes a fazer do que homenagear alguém, ainda por cima quem não gostava de homenagens nem se revia em vedetismos... Mas o que é certo é que as localidades estão repletas de estátuas, estatuetas, esculturas e bustos.

Claro, pavimentar ruas é mais importante, se calhar wifi à borlix também o será para muitos. Dar apoios sociais, de comer a quem passa fome ainda é mais.

Estou certo que não vencerá apenas um projecto.

Uma coisa que sei é que Cosme partiu há muito e dele resta o Benfica, a coisa mais importante da vida de muitos. Resta ainda o amor pelo desporto, a lealdade e o fair-play, o cavalheirismo e uma vida dedicada aos outros. É tudo o que sei.

O Cosme não é um símbolo do Benfica, é muito mais do que isso, e do Bemfica já teve muitas homenagens, bem mais do que as que desejaria.

Sum41

RedVC

Concordo com as ideias do pcssousa.
Cosme não gostava de homenagens. O clube estava acima de tudo, cultivava o espírito democrático. Evitou sempre o protagonismo.
Tenho muito carinho e respeito pela memória de Cosme Damião e do que ele representou.
Alguém duvida que não obstante todas estas décadas de evolução social, económica, com tantas diferenças particularmente de comportamentos o nosso clube tem ainda uma matriz que se explica nos príncipios base definidos pela acção de Cosme Damião e Felix Bermudes? Eu não tenho. Cosme é a figura maior do nosso clube. Não pela fundação porque existiram mais 23 homens nessa condição mas por causa da obra, dos princípios e valores que nos legou.

Dito isto acho que nos dias de hoje acho que existem outras prioridades.
Apesar de Cosme não ser só uma figura do Sport Lisboa e Benfica eu acho que isso não é encarado dessa forma para a maioria dos adeptos de outros clubes particularmente os que nós sabemos que vivem obcecados connosco.
E francamente seria com algum desgosto que veria a sua estátua ser vandalizada.

Ainda assim se for para a frente e presumindo que não seria no Estádio da Luz que outros lugares poderiam ser adequados para a colocação da estátua?

Travessa do Alqueidão? Local onde Cosme nasceu e viveu nos primeiros anos. Difícil pois é essencialmente uma zona de passagem de automóveis e não de presença de muitos pedestres.

Belém, nas cercanias do lugar onde existiu o Laboratório Franco onde o Sport Lisboa foi fundado?

Belém, nas cercanias da Casa Pia? Local onde Cosme estudou e de onde saíram tantas figuras determinantes para a fundação do clube.

Belém, perto do campo das Salésias? Seria interessante se fosse enquadrado na recuperação desse local de mítico, de enorme  significado para o futebol Português.

No jardim da Luz, perto do local onde se localizava o mítico campo da Feiteira?

Mesmo reafirmando que acho existirem outras prioridades para a autarquia, mesmo assim parece-me que se o projecto for para a frente existirão muitas opções a considerar.

Eu pessoalmente acho que deveria ser uma obra que o próprio Benfica deveria promover. Junto ao museu.

pcssousa

Não esquecer ainda a sua passagem pela direcção do Casa Pia Atlético Clube.

É a oportunidade de Cosme ser lembrado não pelo Benfica mas pela cidade que o viu nascer.