Cosme Damião

The website encountered an unexpected error. Try again later.

RS14

Citação de: MAGICAL ONE em 04 de Novembro de 2013, 13:49
HOMENAGEM

Ontem mais uma vez fomos prestar homenagem a Cosme Damião.

Tochada com cânticos, entre outros o...

Nascido, na Farmácia Franco
Criado, por Cosme Damião
Eu visto, de vermelho e branco
Benfica, do meu coração
Glorioso SLB, glorioso SLB, glorioso SLB allez allez

Brutal! :bow2:

RedVC

Uma imagem inesperada. Nunca vi tal coisa num cemitério.
Presumo que deve ter sido difícil para as pessoas que lá estavam e que encaram os cemitérios de uma forma mais tradicional.
Assim, apesar de ser um espaço de recolhimento, reflexão e oração (para os crentes) é preciso encarar o lado positivo desta manifestação de agradecimento Benfiquista. Percebe-se que é um episódio de comunhão sincera e Benfiquista reunindo pessoas de ambos os sexos e de diferente idade. E por isso há que respeitar esta manifestação. Eu não o faria mas percebo as motivações de quem o fez.

pcssousa

Nunca viste a campa de Jim Morrison.

RedVC

Eu sou um grande admirador dos The Doors e de Jim Morrison. Provavelmente e peço desculpa pela falta de modéstia, poucas pessoas aqui em Portugal saberão tanto dos Doors e de Jim Morrison como eu. E justamente acho que é uma das grandes desgraças que rodeia este artista e esta banda. O culto da morte e os seus exageros. Os The Doors estão muito para além dessa patetice. Prefiro lembrar a música excepcional e intemporal e o talento de Morrison como poeta. Acho o mesmo que este episódio sobre o jazigo de Júlio Cosme Damião. Acho que a admiração e o respeito pela obra de Morrison que está por trás das visitas à sua campa são notáveis. É o terceiro ponto de atração turística mais visitado de Paris. Agora, a porcaria, os graffitis que emporcalham a campa dele e em particular outras campas, o pessoal a fumar droga e por vezes a arranjar desacatos são manifestações que só desprestigiam a banda e esta grande figura do R&R. Já estive em Paris mas não pude ir ao Père-Lachaise. Um dia seguramente irei visitar essa campa mas de certeza que será para prestar homenagem e não para fazer barulho ou deixar lixo.

Dito isto quero reafirmar algo que já disse: eu não o faria mas percebo as motivações de quem o fez.

MAGICAL ONE

BENFICA PURO E DURO

Pode parecer mentira, e estranho, mas numa ida ao cemitério dos Prazeres a quantidade de história do Sport Lisboa que por ali encontramos é brutal.

Diz o Alberto Miguéns (as fotos são de um livro dele) que 8 dos 24 fundadores do clube ali estão enterrados. Depois da homenagem ao Cosme Damião estivemos também junto dos jazigos dos irmãos "Catatau" e que contam entre eles,
com o 1º presidente do Sport Lisboa, José Rosa Rodrigues e de seguida também junto do jazigo do 2º presidente do clube, Januário Duarte.

Fundamentalista SLB

Bonita homenagem, dá-me vontade de aprofundar o meu conhecimento sobre o nosso clube.

Red Zeppelin

Lindas essas homenagens!!!

Xerife Vermelho

Que mau gosto do nosso fudnador ;D :angel:

RedVC

Uma descoberta interessante a propósito da visita de uma selecção da AFL ao Brasil em 1913. Um conjunto exuberante de factos a propósito dessa famosa viagem. Aqui:

http://albertohelder.blogspot.pt/2013/06/associacao-de-futebol-de-lisboa-o.html

Imperdível. Cosme Damião assumiu o estatuto de capitão e teve um papel determinante no sucesso desta visita mais até do ponto de vista diplomático do que do ponto de vista desportivo. Tem ainda uma interessante entrevista com Cândido Rosa Rodrigues várias décadas depois dessa famosa visita. Cândido lesionou-se ainda durante a viagem e por isso nunca jogou. Sobreviveu à maior parte desta figuras (a maioria faleceu durante as decadas de 40 e 50).

Convocatória

No Rio de Janeiro

-1º JOGO, EM 13.07.1913-
Sentados: A. Stromp, A. Gaspar, C. Sobral, L. Vieira e J. Bentes.
De pé: A. Cruz, H. Figueiredo, C. Damião, P. Basto, H. Costa, A. Pereira e D. Fernandes.

-EM SÃO PAULO–
1ª fila: C. Sobral, H. Figueiredo, D. Fernandes, A. Pereira e A. Stromp.
2ª fila: F. Stromp, H. Costa, M. Duarte, P. Simões.
3ª fila: D. Rodrigues, A. Gaspar, A, Cruz, P. Basto, J. Bentes, B. Belo e C. Damião.
De pé: N.N., L. Vieira, P. Araújo, Dr. A. Lima e C. Rodrigues.

EDUARDO PINTO BASTO E COSME DAMIÃO

Regresso

Existem muitos mais detalhes. O site merece uma visita.

krak

Hoje, Cosme Damião estreia-se oficialmente na equipa principal frente ao Carcavellos Club. Perante uma numerosa assistência. O desafio, a contar para o Campeonato de Lisboa, realizou-se às 10h30, no Campo da Quinta Nova, em Carcavelos. Cosme Damião ocupou a posição de médio-centro.

http://www.slbenfica.pt/pt-pt/museu/home.aspx

RedVC

saivet

Passei por cá, só para lhe dizer:

- OBRIGADO "PAI" !!   :bow2:

cipri_slb

Espero que receba de braços aberto no assento eterno do 4 anel a nossa maior herança, Cosme

Aloutre

Certamente estará orgulhoso de conhecer finalmente cara-a-cara o expoente máximo que representou o Sport Lisboa e Benfica

iSLBenfica

Mal o Cosme poderia pensar que um dia viria um menino de Moçambique, um verdadeiro monstro do futebol mundial, para representar e glorificar o clube que ele próprio fez nascer.

Hoje, estarão ambos lá em cima a olhar pelo nosso Benfica.

Paz às suas almas.