Mário Coluna

Médio, (1935-08-06 - 2014-02-25),
Portugal
Equipa Principal: 16 épocas (1954-1970), 536 jogos (47516 minutos), 130 golos

Títulos: Campeonato Nacional (10), Taça de Portugal (6), Taça dos Campeões Europeus (2), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (3)

FrEsMa

Citação de: Pablo_8 em 26 de Fevereiro de 2014, 22:50
que equipaça ja temos no ceu,

aguas pela direita e cruza
eusebio para no peito e marca
la vai o capitao coluna
levantar mais uma taça

:slb2:
E ainda temos o Bento a guardar a baliza, o Jaime Graça no meio campo e o Torres a finalizar.

MrCobb

O Benfica so se tornou naquilo que conhecemos ao longo dos tempos gracas a este Senhor e ao seu saber estar.O Clube e os jogadores atuais e os que futuramente aparecerem que tenham a dignidade de homenagear aquele com quem ambas as historias de Benfica e Coluna se fundiram.
Descanca em paz e condolencias a familia.

fjr

Mais uma lenda do nosso clube que nos deixa. Descanse em paz Sr. Coluna.

jase25

A forma pausada como falava ainda lhe dá mais essa aura mística que efetivamente tinha.

Zlatan

É uma notícia muito triste. Aos poucos, vemos desaparecer homens, mais que isso!, heróis, que durante décadas, deram tudo pelo Benfica. Fizeram o Benfica.

Foi um futebolista excepional. Um médio muito completo, moderno, um autêntico carregador de piano. Pela sua imponência física, pela capacidade que tinha em recuperar bolas e sair a jogar, por aparecer inúmeras vezes em zonas de finalização, não sendo particularmente veloz. Coluna foi, sem dúvida, um dos melhores futebolistas de sempre.

Mas mais importante que isso, quero salientar a influência que teve no Benfica. Coluna é a prova de que já existiam heróis antes de Eusébio. O Benfica já era enorme antes de Eusébio. O Benfica era Benfica graças a Mário Coluna.

Quando o meu avô me fala em Eusébio, desfaz-se em sorrisos e conta-me inúmeras histórias. Conta-me como o conheceu, relembra momentos engraçados, golos fantásticos, mas quando fala do Sr. Coluna, fala sempre noutro tom. Destaca a sua liderança, a sua imponência e influência no Benfica.

Pode não ter brilhado como Eusébio, mas Coluna é das maiores figuras de sempre do Sport Lisboa e Benfica. Pela classe e elegância com que sempre se apresentou e defendeu o clube. É um homem que não precisa de estátuas e isso que o difere dos restantes. Só a sua presença já é monstruosa. Talvez não tenha a fama que Eusébio tem, mas não precisa.

Preocupou-me o seu estado debilitado, portanto fui-me preparando para esta notícia, mas nunca se está, realmente, à espera. É uma perda tremenda para o Sport Lisboa e Benfica.

Resta-nos recordá-lo por tudo o que deu ao clube e homenageá-lo da melhor maneira possível: sermos Benfica.

Safe

a figura do sr. Mário Coluna é de uma ternura transcendente.
obrigado por tudo.

PATRÃO

Tive o previlegio de vê-lo varias vezes aqui em Maputo ao longo destes anos, sempre tentou puxar pelo futebol moçambicano, mas nunca teve o apoio do estado.

Com o dinheiro da FIFA criou uma academia de futebol com o seu nome, que nunca funcionou por causa de um litígio.

Era um homem de poucas palavras, honesto, humilde, criticava constantemente o sistema, tinha um semblante carregado, era a frustração de não ter conseguido fazer mais pela sua terra, imagino eu.

Nos ultimos anos andava sempre em bares de segunda, bebia muito, teve um fim de vida pouco digno, infelizmente. Agora parece que vão fazer-lhe um funeral com honras de estado, na sexta feira será dia de luto nacional. Uma hipocrisia do governo moçambicano, não fizeram nada pelo Eusébio, nem em vida, nem na morte, agora querem apagar a má imagem homenageando o Coluna na morte, ele que em vida sempre foi ignorado.       

rodfer

Barracuda

Ontem no Paddy Crerand Show, na televisão do Manchester United, também falaram da morte do Coluna. O Paddy fartou-se de elogiar o Coluna e o Benfica.

mop62904

Grande jogador, este era o Eusébio do meio campo. Estamos a perder referencias...

RodrigoVivo

Hoje à noite na luz vamos recordar a sua magia, Senhor Coluna :)

costapequeno

Vitor84

Citação de: costapequeno em 27 de Fevereiro de 2014, 09:39
Dedicar a vitoria de hoje a Ele.
A vitória hoje é muito pouco. Uma boa dedicatória seria vencer a Liga Europa.

Para simplicar vencer o campeonato para dedicar ao Eusébio e a Liga Europa para o Coluna.

costapequeno

Citação de: Zlatan em 27 de Fevereiro de 2014, 00:49
É uma notícia muito triste. Aos poucos, vemos desaparecer homens, mais que isso!, heróis, que durante décadas, deram tudo pelo Benfica. Fizeram o Benfica.

Foi um futebolista excepional. Um médio muito completo, moderno, um autêntico carregador de piano. Pela sua imponência física, pela capacidade que tinha em recuperar bolas e sair a jogar, por aparecer inúmeras vezes em zonas de finalização, não sendo particularmente veloz. Coluna foi, sem dúvida, um dos melhores futebolistas de sempre.

Mas mais importante que isso, quero salientar a influência que teve no Benfica. Coluna é a prova de que já existiam heróis antes de Eusébio. O Benfica já era enorme antes de Eusébio. O Benfica era Benfica graças a Mário Coluna.

Quando o meu avô me fala em Eusébio, desfaz-se em sorrisos e conta-me inúmeras histórias. Conta-me como o conheceu, relembra momentos engraçados, golos fantásticos, mas quando fala do Sr. Coluna, fala sempre noutro tom. Destaca a sua liderança, a sua imponência e influência no Benfica.

Pode não ter brilhado como Eusébio, mas Coluna é das maiores figuras de sempre do Sport Lisboa e Benfica. Pela classe e elegância com que sempre se apresentou e defendeu o clube. É um homem que não precisa de estátuas e isso que o difere dos restantes. Só a sua presença já é monstruosa. Talvez não tenha a fama que Eusébio tem, mas não precisa.

Preocupou-me o seu estado debilitado, portanto fui-me preparando para esta notícia, mas nunca se está, realmente, à espera. É uma perda tremenda para o Sport Lisboa e Benfica.

Resta-nos recordá-lo por tudo o que deu ao clube e homenageá-lo da melhor maneira possível: sermos Benfica.

Foi o segundo melhor jogador da historia do clube,so Eusebio foi melhor.

e olhando para a qualidade de jogadores que o Benfica tinha na altura dele e o que veio a seguir e um dos maiores elogios que se lhe pode fazer.

O Capitao do Benfica. :)

costapequeno

Citação de: Vitor84 em 27 de Fevereiro de 2014, 09:43
Citação de: costapequeno em 27 de Fevereiro de 2014, 09:39
Dedicar a vitoria de hoje a Ele.
A vitória hoje é muito pouco. Uma boa dedicatória seria vencer a Liga Europa.

Para simplicar vencer o campeonato para dedicar ao Eusébio e a Liga Europa para o Coluna.

o campeonato e uma obrigaçao este ano!

p.s mas que linha de ataque nao tinha o Benfica na decada de 60.