Jan Oblak

Guarda-redes, 33 anos,
Eslovénia
Equipa Principal: 1 época (2013-2014), 26 jogos (2251 minutos), 0 golos

Equipa B: 1 época, 2 jogos, 0 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (1), Taça da Liga (1)

Fake Blood

Lê-se Ian ou Jan?  O0

Scorpion8

Citação de: 46Rossi em 15 de Abril de 2014, 12:26
o batistuta explicou-se mal, a decisão de sair da baliza é boa, o que se seguiu é que não correu bem... tentou agarrar a bola como já fez em outras ocasiões mas ao chocar com 1 jogador do arouca acabou por não o conseguir... falhou, acontece.
e tentou compensar imediatamente a seguir com uma enorme mancha, só que o gajo do arouca sacou muito o chapéu, dúvido muito que o artur tivesse a mesma reação

D-juri

A diferença entre a falha do Artur e do Oblak é que o Oblak reage imediatamente quando deixa a bola escapar com uma mancha, o Artur depois de perder a bola fica especado.

Amigo das modalidades

Citação de: mistersilva74 em 15 de Abril de 2014, 12:07
A maior parte dos golos sofridos no início da época eram nos cruzamentos para a área, devido à má colocação defensiva. Isso foi corrigido, mas não era o guarda redes que estava em falta. Ou seja, fosse o Oblak o redes na altura, provavelmente também os teria sofrido da mesma forma.

tinha de ir ver golo a golo, de uma coisa não tenho duvidas: o Oblak é muito melhor nas saidas que o Artur, já o mostrou. Mesmo errando, porque o erro vai ser acontecer.

Quanto à saída falha em Aveiro que estão a discutir, para mim é simples: acertou na decisão de sair, falhou por completo na abordagem técnica ao lance. Resultado: erro grave. Não há como branquear.

Por exemplo, já a saída que teve de cabeça a meio do meio-campo, ou a bola despejada para fora com os pés pressionado por 2 adversários, são 2 boas decisões e bem exectuadas tecnicamente.

.:VMPT:.

Citação de: D-juri em 15 de Abril de 2014, 12:45
A diferença entre a falha do Artur e do Oblak é que o Oblak reage imediatamente quando deixa a bola escapar com uma mancha, o Artur depois de perder a bola fica especado.

O Oblak reage?

Só o vejo reagir depois do Maxi ter cortado a bola.... até lá fica a olhar para ela....

Alguém que arranje um gif desse lance.....

Strata

Citação de: Amigo das modalidades em 15 de Abril de 2014, 11:50
Citação de: mistersilva74 em 15 de Abril de 2014, 11:43
Espero que melhore rapidamente e que prove em definitivo que é um guarda redes de top mundial, algo que, a meu entender, ainda não teve tempo de demonstrar.

eu diria que é bom que demore muito tempo a demonstrá-lo... pq se for mt rápido, rapidamente vem cá um tubarão e compra-o.

quanto às provas sérias, para o campeonato são 3 golos sofridos em 1260 minutos, o resto são peanners, e conversas de "defendemos muita bem e ele não faz puto". Parece que o Artur tinha muito para fazer antes do Oblak começar a jogar... o trabalho era quase o mesmo, ele fazia era borrada em lances simples.

Um GR de equipa GRANDE não se espera que tenha muito trabalho durante um jogo. Espera-se é que faça-o bem feito quando for chamado a intervir, seja apanhar cruzamentos, sair da sua área para limpar contra-ataques, defender remates inofensivos. E claro, realizar grandes paradas quando for o caso (o Mazzou na Luz, o Tott na Luz). Que transmita confiança à equipa e que a equipa confie nele.

Porque é que não englobaste aí a Liga Europa?

Quanto ao resto que está a bold, é alguma mentira que a equipa defende bem e que isso facilita a vida a qualquer redes que esteja na baliza? Dizes que o trabalho do Artur era quase o mesmo antes de Oblak ser titular, mas o que é certo é que também o Artur neste Benfica (bem diferente do Benfica que começou a época) já vai para um bom conjunto de jogos sem sofrer golo, sendo que o único golo que sofreu desde que perdeu a titularidade até foi na sua melhor exibição,no dragoum, poupando-nos de males maiores, num jogo sem vários titulares. E apesar de aparentemente ter passado aquela fase traumática, o mesmo se aplica ao Artur, não é ele que está muito melhor redes do que aquilo que era, mas sim a equipa que está muito melhor do que aquilo que era num passado-recente.

E é aqui que se vê a qualidade e diferença que esta equipa tem daquela que começou a temporada e se arrastou uns meses: é que até permite ao Artur estar vários jogos em branco, sem sofrer golo. Não é só ao Oblak. E se lá tivesse o Paulo Lopes, seria igual. É a equipa que mais tem facilitado a vida aos redes, e não o contrário, o que, mais uma vez, não invalida dizer-se que a aposta em Oblak é para manter, até porque está nas condições ideais para crescer, num Benfica muito mais capaz, maduro e equilibrado, e de todos é o redes que mais margem de progressão tem.

Strata

Citação de: arco das maldivas em 15 de Abril de 2014, 12:38
Citação de: Strata em 15 de Abril de 2014, 12:34
Citação de: 46Rossi em 15 de Abril de 2014, 12:26
o batistuta explicou-se mal, a decisão de sair da baliza é boa, o que se seguiu é que não correu bem... tentou agarrar a bola como já fez em outras ocasiões mas ao chocar com 1 jogador do arouca acabou por não o conseguir... falhou, acontece.

Ai o arco é o batistuta? eheh

Isso era como dizer-se que aquela saída do Artur na Holanda "foi muito boa mas que devia ter socado a bola".

Não sei onde está a dúvida. Mas o Artur raramente sai porque depois sabe que o mais certo é falhar.

Não sabia que eu era comparado a um jogador de futebol. Só não percebo é a analogia. Deve ser mais uma das manias daqui do sítio.

Não é dúvida nenhuma. Até estou bem esclarecido. Não precisas de dizer mais nada.

Quanto ao resto, havia um user que era o Batistuta. E como deram a entender que eras tu, daí a minha questão. E se o és, não vejo problema nenhum, não te aflijas, apesar desse "toque de bola" não me ser estranho e nem admirar que fosse verdade.

Amigo das modalidades

Citação de: Strata em 15 de Abril de 2014, 12:48

Porque é que não englobaste aí a Liga Europa?

provavelmente pq a equipa varia bastante de jogo para jogo, nao mantem a mesma linha do campeonato. Além que o Artur fez os joguinhos com os cepos, a eliminatória com um adversário a sério jogou o Oblak. Tb nao englobei as Taças ou a Champions. Constatei um facto.

Quanto ao Artur não tenho duvidas que psicologicamente estará melhor, e isso tb se reflecte em campo. Mas dp surgem aqueles pormenos tecnicos como o remate do meio-campo do PAOK na Luz ou a saida aos 90+2 na Holanda, para ficar com aquela sensação de deja vu.

Scorpion8

Citação de: .:VMPT:. em 15 de Abril de 2014, 12:47

O Oblak reage?

Só o vejo reagir depois do Maxi ter cortado a bola.... até lá fica a olhar para ela....

então não reage? ele faz imediatamente a seguir uma mancha

Livrinhos

O Oblak reage?

Se o Oblak reagia a essa bola que falas, hoje já estava vendido por 60M€, nem que a cláusula fosse de 30M€.

Tens noção da distância a que o homem está a da baliza?

A unica reação possível, é dizer: Olha fiz merda!

Porque não há GR no Mundo, que depois de fazer aquela merda, tivesse reação para o que quer que seja.

Livrinhos

Citação de: Scorpion8 em 15 de Abril de 2014, 12:55

O Oblak reage?

Ah foda-se.

Essa "reação".

Já percebi.

Estava a pensar que ele queria o homem a correr atrás da bola até à baliza!

Scorpion8

Citação de: Benfica hoje e sempre em 15 de Abril de 2014, 12:56
Citação de: Scorpion8 em 15 de Abril de 2014, 12:55

O Oblak reage?

Ah foda-se.

Essa "reação".

Já percebi.

Estava a pensar que ele queria o homem a correr atrás da bola até à baliza!
ai já não valia apena ir, ainda por cima o Maxi ia tentar o corte se fosse lá só ia atrapalhar

arco das maldivas

Citação de: Red skin em 15 de Abril de 2014, 13:09
O Artur é um GR estrangeiro suplente que ocupa uma vaga de extracomunitário... parece-me óbvio q terá de sair... espero é q renda uns cobres, pois apesar de tudo n é um mau GR... tem uma "cabecinha fraca"

o que eu acho é que o Artur não tem as características ideiais para ser guarda-redes e isso não se ganha.

Strata

Eu não quero fazer de advogado de defesa do Artur, e é normal que depois de tantos jogos que fez por nós, com algumas goelas vergonhosas pelo meio, faça com que o Oblak tenha maior margem para errar e maior tolerância dos adeptos. É normal. Além da sua idade, que aqui sempre me fez dizer que ele ía errar, mas que isso faria parte do seu processo de crescimento e evolução.

Agora lendo o que leio por aqui, e não querendo crucificar o Oblak, mas referindo-me sim a várias opiniões, dá a sensação que o Oblak não tem cometido erros. Tem cometido, não têm é tido consequências piores. Até digo mais, andou vários jogos em que andou sempre aos papéis num ou outro lance, mas que aqui se lia "Enorme segurança", "Mais uma clean sheet", etc, etc. Não tenho problemas nenhuns em apontar erros que o Oblak cometa, o que não significa que o esteja a crucificar ou a pôr o lugar dele em causa, e muito menos a apelar à titularidade do Artur, ao contrário de muitos que tentam a todo o custo camuflar esse erros, alguns indo mais longe, e já entrando no campo da fantasia, afirmando que é graças ao Oblak que a equipa defende bem e sofre poucos ou nenhuns golos. Oxalá que os responsáveis do Benfica não façam como muitos aqui, se não isso será um obstáculo à evolução e crescimento do jogador. Para o ano quero um Oblak melhor que o actual, e daqui a 2 anos, ainda melhor que o do ano anterior, e por aí adiante.

Carlos_Manuel

Já há mais novidades sobre a lesão?